Cidadeverde.com

Chocolate representa apenas 27% do preço final dos ovo de Páscoa

Imprimir
A poucos dias da Páscoa, os consumidores se preparam para garantir os ovos de chocolate de amigos e familiares. Porém, um dos fatores que mais incomodam é o alto custo dos produtos.


De acordo com um levantamento realizado pelo consultor de Varejo do Grupo Azo, Marco Quintarelli, o chocolate representa apenas 27% do preço do ovo de Páscoa. Alguns outros elementos, como a mão de obra (18%) e a embalagem (16%), também ajudam a compor o preço, porém, não podem ser considerados os principais influenciadores do alto custo do produto.

Segundo Quintarelli, os 39% restantes são formados por armazenagem, transporte, margem de devolução e comercialização, seguro e os brinquedos, que, dependendo do item, encarecem ainda mais o preço para o consumidor, por conta do pagamentos dos royalties, que podem chegar a 30%.

O consultor ainda explica que, além do valor da indústria, o varejo coloca sua margem de lucro específicos para a sazonalidade. Dessa forma, o comércio consegue ganhar dinheiro em um curto período, que costuma durar 40 dias.

Ovos x barras de chocolate
De acordo com o especialista, comparando uma barra de chocolate com um ovo de Páscoa do mesmo sabor, é possível perceber uma diferença de preço que ultrapassa, muitas vezes, os 100%.

Segundo ele, isso acontece porque a mão de obra para a confecção dos ovos de Páscoa é mais cara, por ser sazonal e ter um processo de fabricação manual. Além disso, a embalagem dos ovos é mais cara que a das barras.

Os seguros de perda e roubo também são mais caros para os ovos. Além disso, o transporte e a armazenagem são feitos em carros especiais, com refrigeração. Para esse tipo de produto, o volume carregado diminui, ao contrário do que acontece com as barras.

Fonte: Info Money
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais