Cidadeverde.com

Cerca de 43% dos piauienses possuem distúrbios do sono

Imprimir
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% da população mundial apresentam algum tipo de distúrbio ou síndromes do sono. Somente no Piauí, 43% da população não conseguem dormir da maneira correta, resultando em cansaço, o que aumenta o risco de desenvolvimento de outras doenças.
 
O médico especialista em medicina do sono e professor da Universidade Estadual do Piauí, Samuel Rêgo, explica que os problemas relacionados ao sono têm aumentado cada vez mais, e uma das causas é a correria do dia a dia e também o estresse.
 
Samuel destaca que existem 90 tipos de distúrbios do sono, mas muitas pessoas desconhecem o diagnóstico. “Entre os principais estão a apnéia obstrutiva do sono, encontrada em cerca de 30% da população adulta, além da insônia, que afeta até 15% da população brasileira”, frisa o médico ao alertar que o diagnóstico para a apnéia do sono começa na identificação dos sintomas como ronco, pausas respiratórias e sonolência diurna.

 
Dr. Samuel destaca algumas atividades auxiliam para uma boa noite de sono. “As pessoas com problemas do sono devem procurar deitar e se levantar em horários regulares todas as noite. Outra dica é não usar a cama para leitura, ver televisão ou alimentar-se, prefira a sala ou outro ambiente. A cama deve estar relacionada como ato de dormir”, enfatiza.
 
O médico destaca ainda que as pessoas devem evitar o uso de álcool e cafeína pelo menos 6 horas antes do horário de dormir.  “É bom evitar cochilos durante o dia, pois eles atrapalham o sono à noite. É importante também praticar atividades físicas regularmente, porém, evitando exercícios fortes no final do dia. Prefira os períodos da manhã ou tarde”, finaliza.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais