Cidadeverde.com

Audiência pública debate situação do Corpo de Bombeiros do Piauí

Imprimir
Uma audiência pública, realizada na manhã desta terça-feira (10) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, discutiu uma ação civil pública impetrada pelo Ministério do Trabalho a respeito das más condições de trabalho enfrentados pelos militares que compõem o Corpo de Bombeiros. Na ocasião, foi apresentado um documento, assinado pela desembargadora Liana Chaib e o procurador José Wellington de Carvalho Soares, que determina ao governo do Estado estruturar melhor a corporação e a contratação de novos bombeiros além da convocação de aprovados no concurso mais recente. 


De acordo com o sargento Francisco da Cruz, presidente da Associação dos Bombeiros, a situação atual da corporação é alarmante. “O número de bombeiros está aquém do necessário. Para atender o Piauí inteiro, seriam necessários pelo menos 20 pontos no interior e seis na capital. Atualmente só há quatro em Teresina”, critica, sem citar os postos de Parnaíba, Floriano e Picos. 

Rayldo Pereira/CidadeVerde.com

O documento oriundo da Justiça do Trabalho determina o cumprimento das exigências feitas pela corporação em relação ao que é necessário para o bom exercício da profissão de bombeiro num prazo de 180 dias. Entre as reivindicações da categoria está a abertura de edital para um concurso público e a convocação de 40 aprovados no último certame, realizado em 2010. 


O comandante do Corpo de Bombeiros, comandante Manoel Santos, não compareceu à audiência. 

O deputado tucano Firmino Filho, solicitou uma nova audiência e comentou: “a ausência do comandante é uma afronta à situação em que vive o Corpo de Bombeiros. Faremos os encaminhamentos ao governo e esperamos o retorno”, declarou.

Flash Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais