Cidadeverde.com

Etapa estadual da 1ª Consocial aproxima a sociedade do poder

Após várias conferências em municípios por todo o Estado, Teresina sedia a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial). A conferência tem o objetivo de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Para falar sobre a etapa piauiense da conferência o controlador-geral do Estado, Antônio Filho, esteve no Jornal do Piauí desta quinta-feira (12) e comentou sobre a importância do que será discutido nesta etapa preparatória.

"O cidadão precisa entender o gasto público, que fases tem uma licitação e o que é um planejamento de gestão", afirmou o controlador.


De acordo com Antônio Filho, dos 350 delegados que participam da conferência no Piauí, 37 serão eleitos para representar as idéias levantadas nas discussões em Brasília, durante 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ª Consocial.

As idéias debatidas em Brasília farão parte do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social. Para o controlador-geral do Estado é impresncindível que as pessoas estejam cada vez mais atentas e fiscais do poder.


"Queremos amadurecer essa prática para que a 1ª Consocial no Piauí não seja a última e todos possam acompanhar de maneira mais ativa a gestão", completou Antônio.

O evento acontece nos dias 12 e 13 de abril, no Buffet Diferencial, na Rua São Pedro, 3000. A Controladoria Geral do Estado recebe denúncias de irregularidades pelo site (portaldatransparencia.pi.gov.br), pelo telefone: 86**32110770 ou ainda pelo e-mail institucional: [email protected]

Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais