Cidadeverde.com

Imepi comemora redução no número de balanças irregulares

Após três semanas de fiscalização, antes da Semana Santa, realizada pelo Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) o resultado “foi animador”. É o que conta o fiscal Jocélio Ribeiro. 


O número de balanças irregulares este ano foi proporcionalmente menor ao do ano passado. Das 1.100 balanças fiscalizadas em 2012, apenas 58 foram apreendidas pelo Instituto. Uma fiscalização bem maior e mais intensa que no ano passado onde foram verificadas apenas 239 balanças com 34 reprovações. Os proprietários de balanças utilizadas estabelecimentos comerciais irregulares, devem pagar multa que vai de um a 60 salários mínimos. 


No caso de se recusar a pagar a multa, o comerciante terá o nome incluído no Cadastro de Inadimplentes (Cadim), ficando assim impedido de contraírem empréstimos e realizar outras movimentações financeiras. 

“Apreendemos várias balanças antigas, pois elas não são confiáveis. Há casos de balanças, com até 200 gramas de erro prejudicando assim o consumidor”, afirmou o fiscal. 


Ainda de acordo com o Jocélio Ribeiro, as balanças eletrônicas seriam mais confiáveis, pois em tese é mais difícil modificar o funcionamento. 

A maioria das balanças apreendidas é importada do Paraguai. Para o fiscal é um sinal de alerta aos consumidores. “Todas as balanças devem ser vistoriadas pelo Inmetro. Lembrem-se de verem o selo”, destacou. 

O Imepi recebe denúncias de irregularidades 3229-1702.



Flash de Rayldo Pereira
Redação Caroline Oliveira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais