Cidadeverde.com

Secretário diz que 150 cidades devem decretar emergência

Imprimir
Além de confirmar a grave seca que assola o Piauí, o ministro interino da Integração Nacional, Alexandre Navarro afirmou, durante sua visita ao Estado, que a estiagem deve se prorrogar até o ano de 2013 e, por isso, é necessário agir não só com medidas emergenciais, mas também com projetos estruturantes. Segundo o governo do Estado o número de cidades piauienses atingidas pode chegar a 150.

“Na semana que vem o secretário de Defesa Civil (Ubiraci Carvalho), já estará com um cartão corporativo para utilizar o dinheiro em ações de emergência, mas também é preciso ter projetos estruturantes como a barragem que será construída ao lado de Teresina (em Palmeirais) que trará abastecimento de água e irrigação, além de adutoras, para minorar as consequências da seca”, pontua. 

Segundo o ministro a intenção é levar água até onde ela não chega. 

O secretário nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana, o Governo Federal tem a intenção de agilizar ao máximo o atendimento aos municípios atingidos pela seca. “O primeiro passo para que possamos fazer a descentralização de recursos é que o prefeito ou o governador, de forma coletiva, decrete a situação de emergência nas cidades”, descreve.

Segundo ele, os recursos liberados hoje uma parte inicial. “À medida que o estado e município necessitem e peçam mais recursos, a Defesa Civil analisa e pode avaliar”, pontua.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, diz que agilidade é um ponto crucial para atender rapidamente à população atingida. “Insistimos que os prefeitos publiquem rapidamente o estado de emergência. Esperamos ter a cobertura de 150 municípios”, declarou.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais