Cidadeverde.com

Grevistas dormem na Semec; Secretário não recebe professores

Imprimir
Atualizada às 17h30

Os organizadores do movimento grevista dos professores de Teresina estudam a possibilidade de dormir na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) caso o secretário Paulo Machado, ou representantes do prefeito Elmano, não converse com a categoria.


Alguns professores e integrantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserm) estão no local desde às 11 horas da manhã desta sexta-feira (13). A ocupação já dura cerca de 7 horas.

“O objetivo do movimento era chamar atenção da sociedade para o descumprimento da lei do piso e também forçar as autoridades a conversarem com o sindicato para que se entre em um acordo”, disse Sinésio Soares, presidente do Sindserm.


O sindicalista também informou que teve garantia da promotora Leida Diniz de que ela vai entrar com vai entrar com ação contra o Estado e o município por não cumprir a lei nacional do piso dos professores. 

Segundo a professora Lourdes Melo, os servidores em greve já planejam um evento cultural na noite de hoje na sede da Semec. O ela diz que o que fará o movimento recuar é uma audiência com o prefeito ou com o secretário.

“Contamos com o apoio de Gomes Brasil e banda. Eles sempre ajudam nos nossos movimentos e hoje farão uma atividade cultural aqui no prédio. Nos não vamos sair enquanto não formos atendidos”, disse Lourdes Melo.


NOTA À IMPRENSA

Sobre a invasão de professores e membros do Sindicato de Servidores Municipais, hoje (13), na Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Teresina esclarece que já expediu petição ao desembargador Sebastião Ribeiro Martins frisando o descumprimento da decisão judicial que determina o fim da greve na Educação Municipal, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.

Informa ainda que até a próxima segunda-feira, 16 de abril, a Prefeitura aguardará novas providências do desembargador para que as aulas nas escolas municipais sejam retomadas.

A Prefeitura lamenta os atos de violência bem como a depredação do patrimônio público e espera a resolução do caso  mais breve possível.

Atualizada às 16h36

Professores e servidores municipais estão ocupando o gabinete do secretário de Educação, Paulo Machado, há quase cinco horas. O movimento reivindica a adoção do piso nacional da categoria para a rede de ensino pública de Teresina.


A ocupação teve inicio por volta das 11h desta sexta-feira (13). A categoria pede melhorias salariais e desencadeou processo de greve há 66 dias no município. Através das redes sociais, a sindicalista, Lurdes Melo, convoca os servidores a dar força ao movimento.

”Atenção, pessoal nós professores estamos acampando o gabinete do secretário da Semec. Depois de caminhada pela Frei Serafim, resolvemos invadir a Semec em protesto contra o mísero aumento. Venham juntar-se a nós por uma educação de qualidade”, disse em sua página pessoal.


A equipe do Cidadeverde.com entrou em contato com, Rogério Bezerra, diretor do Sindserm (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), ressaltou que decidiram “acampar” no gabinete do secretário após passeata e interrupção da avenida Frei Serafim nesta manhã. 

Durante o percurso, pneus foram queimados. “Os pneus surgiram de repente durante a caminhada. Creio que tenham sido levados por algum manifestante, mas nós apoiamos a ação, pois não aguentamos mais tanto descaso. O prefeito Elmano Férrer (PTB) até o momento não cumpriu a lei de pagar o piso salarial nacional a classe” disse o diretor.

Nossa equipe tentou contato com o secretário de Educação, Paulo Machado, através do celular do gestor, que explicou que não poderia se manifestar no momento. Tentamos ligar para os telefones da Semec e do gabinete. Os aparelhos foram atendidos por uma manifestantes que informaram que só deixaram a secretaria após conversar pessoalmente com o secretário.


Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais