Cidadeverde.com

Cidade de Teresina cresceu ao redor de tradicionais igrejas católicas

Imprimir
A transferência da capital do Piauí de Oeiras para Teresina só foi concluída com apoio da igreja católica. Para tornar o projeto possível, a nova cidade começou a se desenvolver a partir de construção de templos religiosos que influenciaram o povoamento e a ocupação do município. 

Fotos: Reprodução TV Cidade Verde
Igreja Nossa Senhora do Amparo.

No centro da capital nasceu a primeira igreja católica: Nossa senhora do Amparo, localizada na praça Rio Branco. A primeira missa da cidade aconteceu no lançamento da pedra fundamental do templo, também apontado como a primeira edificação de Teresina.

No largo do Amparo foram se alojando prédios dedicados à administração do Estado e também se desenvolveu o forte comércio e os primeiros grupamentos residenciais do novo centro do poder público do Piauí.

Na tradicional praça Conselheiro Saraiva surgiu a igreja Nossa Senhora das Dores, que tempos depois seria elevada ao patamar de catedral de Teresina. Perto de sua conclusão, o templo ruiu e ficou sob a responsabilidade de Frei Serafim a reconstrução. Conta-se que após o desmoronamento, apenas a imagem de Nossa Senhora teria ficado íntegra.

Igreja Nossa Senhora das Dores.

O marco do desenvolvimento de Teresina chegou em 1886 com a construção da igreja de São Benedito. A igreja estava localizada no então limite da cidade. O templo orientou os novos horizontes para onde a capital deveria crescer. 

Destaque são as portas, esculpidas por Sebastião Mendes de Sousa. Nos porões da igreja também se encontra relíquias de sete santos enviadas pelo Vaticano. O templo levou 12 anos para ser concluído e entregue à sociedade.

Igreja de São Benedito.

Arquitetura moderna
Nos últimos 60 anos, a expansão das igrejas católicas alcançou os bairros de Teresina, deixando o centro marcado pelo tradicionalismo arquitetônico, e se dedicando a modernidade dos traços na construção dos templos.

Em 1952 surgiu a igreja de São José Operário, famosa pelas novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro sempre às terças-feiras. A igreja de Nossa Senhora de Lourdes é apontada como uma das maiores de Teresina.

Seu destaque são as artes santeiras. Mestre Dezinho fez sua fama esculpindo santos e anjos em madeira que representa o povo nordestino. O acervo da igreja é atração turística que atrai apreciadores de todo o mundo. 

Igreja da Santíssima Trindade.

Na zona Norte de Teresina surgiu a igreja da Santíssima Trindade, no bairro Primavera. Com arquitetura moderna que representam as tendas que abrigavam o povo de Deus nos desertos, o templo atrai multidões todas as quartas-feiras para a Missa da Misericórdia. 

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais