Cidadeverde.com

Parnaíba sedia II edição do Piauí Pet Castramóvel nesta quinta (05) e sexta (06)

Foto: Adriana Magalhães/Cidadeverde.com 

Da Redação 

O município de Parnaíba irá sediar a segunda edição do projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, nesta quinta-feira (05) e sexta-feira (06). 

A ação será realizada em anexo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), na Rua Mark Jacob, das 9h às 11h e das 14h às 18h, e prevê até 300 cadastramentos de animais para encaminhamento à castração e procedimento de implantação de microchip. 

Como parte da segunda edição do Castramóvel, acontecerá também o Projeto Circuito Pet, promovido pelo Governo do Estado, que irá oferecer serviços aos pets presentes. A iniciativa irá promover tosa higiênica, tratação de patinhas, parque pet com animações, estandes de clínicas para exposição de produtos e campanha de arrecadação de ração. Também serão emitidos RG Pet gratuitamente e distribuídas coleiras de prevenção ao calazar.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, destaca que os resultados da primeira ação superaram as expectativas e que para a segunda edição, espera-se mais um resultado positivo e de impacto positivo aos animais domésticos. 

“Estamos muito felizes em promover esta segunda edição do Castramóvel, agora na cidade de Parnaíba, um projeto inovador e tão importante, que irá promover a saúde dos animais domésticos e em situação de rua e, consequentemente, garantir maior bem-estar à população animal do município”, pontua. 

Daniel Oliveira também evidencia o grande avanço tecnológico que faz parte do projeto: a implantação de microchip nos animais, para um trabalho de atenção continuada, com monitoramento populacional.

O objetivo do projeto itinerante é que todos os animais sejam avaliados e passem pela triagem durante os dois dias da ação, por meio do atendimento realizado por oito veterinários. Os veterinários orientarão os tutores e responsáveis sobre o local e data da castração de seus pets, que serão realizadas nas clínicas vinculadas à Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), a qual coordenará os trabalhos de castração por meio do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU).

Até o fim do ano, a Secretaria prevê outras ações em mais municípios do Estado. O projeto Piauí Pet Castramóvel é a primeira iniciativa do Governo voltada para a castração gratuita de animais domésticos em todo o Piauí. A primeira ação foi realizada em Teresina e mais de 300 cães e gatos passaram pelas etapas de atendimento. Até agora, cerca de 150 animais já foram castrados.

O projeto é promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), e conta com o apoio do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais