Cidadeverde.com

Educação Integral na formação da cidadania é tema de Fórum em Parnaíba

A manhã desta terça-feira (19) foi de diálogo e articulação de trabalhos educacionais, durante o I Fórum do Comitê Territorial de Políticas Públicas em Educação Integral da Macrorregião do Litoral, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), através da 1ª Gerência Regional de Educação (Gre), que traz o tema "Educação Integral na Formação do Cidadão".


O objetivo do encontro foi analisar a política de educação integral promovida pelo governo federal com vistas à implementação das ações intersetoriais e o fortalecimento do comitê. Após o credenciamento houve a abertura oficial dos trabalhos com a apresentação da Banda de Musica Municipal.

Em seguida a equipe da Seduc deu boas vindas aos participantes do fórum. O secretario Átila Lira esteve presente e na oportunidade destacou a importância do evento. "Esse fórum tem o propósito de levantar discussões sobre as ações educacionais na região litorânea, focando nas políticas públicas voltadas para a educação integral", afirma Átila.

Ainda sobre a ampliação da jornada nas escolas, o secretário ressaltou que o governo do Estado e a Seduc estão empenhados em acelerar o processo de crescimento dessa modalidade de ensino. "Estou aqui em nome do governador do Estado, Wilson Martins, para reafirmar o compromisso de apoiar e dar os meios necessários para que juntos possamos implementar e fortalecer cada vez mais a educação em tempo integral na região de Parnaíba", declara Lira.


Durante as atividades do fórum foi realizada uma peca teatral, que contou com a participação dos alunos da Unidade Escolar Eduardo Augusto Lopes, proporcionando descontração e conhecimento no decorrer dos trabalhos. O ensino de Tempo Integral e o programa Mais Educação também foram temas de discussão, onde foram esclarecidas as duvidas a cerca desse modelo educacional.

Sylvya Suzane, coordenadora do Mais Educação no Piauí, comentou sobre a finalidade do fórum. "Através desse encontro nós podemos fortalecer as parcerias junto com os municípios e gerências regionais a fim de termos uma educação integral com mais qualidade. Nosso objetivo é tornar a escola um lugar atrativo, onde o aluno se coloque como o protagonista de sua história", enfatiza Sylvya.

Cerca de 300 profissionais entre gestores, coordenadores estaduais e municipais dos programas governamentais e demais membros da sociedade civil participam do evento na busca de discutir e definir proposições de implementação da educação integral.

Sediando o evento, a gestora da 1ª Gre, Narjara Machado, comemora os resultados atingidos. "Para nós, como anfitriões, é um momento de satisfação, pois estamos reunindo aqui em Parnaíba, os vários segmentos que fazem a educação integral e isso proporciona uma rica troca de experiências. Estamos tendo todo o apoio do Governo do Estado e da Seduc na

realização do fórum, o que não deixa de ser um incentivo a mais para buscarmos um ensino integral de qualidade", concluiu.

Com uma vasta programação, os trabalhos do Fórum acontecem até as 12h da próxima quarta-feira (20) no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), na Avenida Presidente Vargas, centro, Parnaíba-PI. Contato: (86) 3322-2318 

Da Editoria de Cidades

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais