Cidadeverde.com

Reunião em Brasília discute sobre melhorias no abastecimento de Parnaíba

A falta de água nas comunidades rurais em torno do rio Igaraçu, no município de Parnaíba foi o tema da reunião do deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto e o assessor da prefeitura, Antônio Pádua Ramos com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Matos, ontem (10), em Brasília. A audiência foi solicitada pelo deputado, atendendo a pedido feito pelo prefeito durante visita às comunidades rurais de Parnaíba, na semana passada.


Ao abordar as necessidades do município, o prefeito declarou que os projetos das comunidades Céu, São José, Alto do Batista e Boa Vista – que contemplam 310 famílias – já estão prontos. Ele também quer solução para a situação de comunidades como Baixa da Carnaúba, Km-16, Olho D’água, entre outras.

Já o presidente da Companhia explicou que é necessário que haja o estudo topográfico e geotécnico nos projetos para que essas comunidades sejam contempladas com um sistema integrado de abastecimento de água, onde é feita a captação de uma estação de tratamento de água e, em seguida, realizada a redistribuição.

Elmo Matos explicou, ainda, que a pré-seleção do projeto Água Para Todos foi fechada no final de 2012 e que para inserir um novo projeto é necessário justificar. A prefeitura deverá apresentar os projetos à Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, onde será discutida a melhor solução técnica para cada uma das localidades. A solução dos problemas também passa por uma outorga da Agência Nacional de Águas, que deverá ser requerida pelo município.

Assis Carvalho abordou também a questão da problemática nos municípios que estão na calha do rio, tais como Porto, Amarante e Bom Princípio. Nesse aspecto, foi sugerido que o parlamentar elenque, junto à Superintendência da Companhia, as necessidades da região e proponha uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais