Cidadeverde.com

Cáritas promove encontro para tratar dos direitos da mulher em Parnaíba

A Cáritas Brasileira Regional do Piauí participa nesta quinta-feira (18) de um encontro na cidade de Parnaíba, norte do Estado. O encontro acontecerá na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, nos turnos da manhã e tarde, e tem o objetivo de mobilizar as mulheres da região para conquista e efetivação de direitos.


No intuito de promover um atendimento psicossocial e de saúde ás mulheres vítimas de violência com orientações e apoio com o fito do fortalecimento da auto-estima e autonomia pessoal e social das mulheres. Visando à superação da situação de violência e quebra do circulo vicioso dessa violência. Será trabalhado o processo de escuta, de conversa, do acolhimento de terapias grupal e comunitária com orientação para a questão dos direitos, para a valorização do ser mulher, do ser mãe no âmbito psicossocial e de saúde mental.

O outro viés do projeto é propor ao final das atividades um manual de atendimento ás vítimas de violência para ser aplicado na rede pública de saúde do Estado, pois a violência deve ser vista também a partir da falta de saúde que atinge as vítimas.

“Um projeto dessa envergadura se faz necessário e urgente em nosso estado, pois a violência contra a mulher cresce assustadoramente em todos os municípios, sem nenhuma intervenção efetiva do Estado. No estado do Piauí poucas ações foram realizadas para que a lei Maria da Penha seja aplicada com em seu rigor, a impunidade para os crimes contra a mulher dão vazão aos criminosos”, diz Hortência Mendes, secretária regional da Cáritas Piauí.

Com o encontro de Parnaíba, pretende-se estabelecer parcerias com o movimento de mulheres organizado, com os sindicatos e movimentos ligados às questões de segurança e de saúde, com organizações comunitárias como associações de catadores e catadoras, associações de moradores e moradoras, grupos de saúde comunitária, entre outros.

A metodologia utilizada será a do PMAS – Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização das experiências, onde a construção coletiva do saber terá um espaço considerável para que a Vida das mulheres seja retomada, remontada a partir das ações em conjunto. Ainda em neste mês de abril um encontro similar será realizado em Teresina, na Arquidiocese.

Na área dos Direitos a Cáritas tem estabelecido ao longo dos anos de sua existência um leque de parcerias que lhes permita formar, capacitar, animar, mobilizar as populações mais carentes e vulnerabilizadas pelo sistema capitalista a conquistarem os direitos que lhes permitam ter uma vida digna e em abundância. 


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais