Cidadeverde.com

Dupla é presa acusada de invasão e furto de mais 100 animais

A Polícia Militar conseguiu prender na noite desta segunda-feira (20) dois homens acusados de furtar mais de 100 animais, entre galinhas, capotes, carneiros e até patos da propriedade de um médico ortopedista no bairro São Judas Tadeu, em Parnaíba. O local foi alvo dos criminosos mais de dez vezes.

Foto: Proparnaíba

Segundo informações da imprensa local, uma guarnição aborodou Antônio Felipe Pereira da Silva de 26 anos, conhecido como "Puxa", que já era suspeito dos furtos. Durante a abordagem o suspeito admitiu o furto e entregou mais dois outros que participavam dos crimes.

Além de antônio, Raimundo Nonato Araújo da Silva, de 28 anos, conhecido como "Pirrolinha", também foi preso. Com eles foram apreendidos quatros capotes, quatro galinhas e um pato.

Os dois delataram ainda para quem venderam parte do furto. Os suspeitos de receptarem os animais foram levados a Central de Flagrantes, ma o proprietário preferiu não registrar denúncia contra os compradores.

O médico relatou na delegacia que os bandidos cavaram um buraco e furaram o muro para ter acesso a residência.

Rayldo Pereira
Com informações de Propanaiba
[email protected]

PRF prende assaltante foragido da Justiça em Buriti dos Lopes

Policiais rodoviários federais prenderam, um foragido da Justiça de Buriti dos Lopes na tarde desta segunda-feira (20) no km 46 da BR 343. A prisão foi em cumprimento a um mandado da 2ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba.

M.M. da N.L. foi abordado por volta das 16h20min enquanto seguia de carona em um GM/Astra Sedan de cor preta e placa LVW4255.

Após averiguação e a correta identificação dos ocupantes, ficou comprovado que o indivíduo possuía decreto de prisão em seu desfavor pela prática de roubo tentado. O homem foi preso, encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde ficará à disposição da Justiça.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Fapepi firma parceria com a Unidade de Piscicultura da UFPI de Parnaíba

"Vamos trabalhar a unidade de pesquisa que temos aqui juntamente com a unidade de apoio à pesquisa que temos em Teresina, a Fapepi", foram essas palavras ditas pelo governador Welligton Dias na manhã de sábado (18), em visita à Unidade de Piscicultura da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba-PI.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes, firma mais essa parceria já deixando agendada uma visita ao centro de pesquisa em maricultura da Embrapa juntamente com os professores da UFPI para ampliar as parcerias ainda no mês de maio.

O presidente também prestigiou a inauguração da escola modelo Unidade Escolar Pedro II no povoado de Camuripim de Luís Correia.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Polícia Militar prende três e apreende 182 quilos de drogas em Parnaíba

  • droga-parnaiba.jpg Peso estimado da droga é de 300kg, mas polícia ainda fará a pesagem
    Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • droga-parnaiba-8.jpg Luiz, conhecido como "Vovozona", foi preso durante a ação em Parnaíba
    Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • presophb.jpg Segundo a polícia, Paulo Ricardo estava na casa onde a droga foi encontrada
    Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • droga-parnaiba-7.jpg Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • droga-parnaiba-6.jpg Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • droga-parnaiba-4.jpg Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • droga-parnaiba-3.jpg Segundo a Polícia, droga estava na casa de Érida Cristina
    Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • droga-parnaiba-2.jpg Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • Parnaiba_Droga_Apreendida.jpg Droga foi escondida em caixas de macarrão instantâneo
    Foto enviada pelo Whatsapp
  • Parnaiba_Droga_Apreendida_2.jpg Tabletes da droga estavam escondidos em tonéis
    Foto enviada pelo Whatsapp

Atualizada às 9h56 de 19/04/2015

A Polícia Militar apreendeu neste sábado (18) 182 quilos de drogas em Parnaíba, cidade localizada 320 quilômetros ao Norte da capital Teresina. A apreensão aconteceu no bairro Bebedouro e foi seguida da prisão de três pessoas. O suposto líder do bando, Luiz Carneiro de Sousa, mais conhecido como Vovozona, conseguiu fugir em um primeiro momento, mas foi capturado no fim da tarde.

Os aproximadamente 200 tijolos de droga foram encontrados em tanques de plástico e caixas de papelão de alimentos não perecíveis, como macarrão instantâneo, na casa de Érida Cristina Cardoso Araújo e Paulo Ricardo de Sousa Brito - os dois foram os primeiros detidos. "Foram apreendidos tambores onde a gente acredita que essa droga tenha vindo armazenada. Também foi realizada a prisão de um casal no local. Eles eram os proprietários da casa onde estava sendo guardada a droga", revelou o delegado Marcos Roberto, da Polícia Federal.

Polícia Militar e Polícia Civil não informaram a quantidade precisa de entorpecentes apreendida, mas estima  em "mais ou menos 300 quilos". Na manhã de domingo (19), porém, a Polícia Federal divulgou que a droga apreendida totalizava 182 quilos. "Eles (Érida e Paulo) estavam no local onde a droga foi apreendida. O elemento que é o suposto dono da droga conseguiu fugir, mas a Polícia está atrás dele", disse, no meio da tarde, o tenente Luiz Feitosa, que participou da apreensão.

Além disso, os policiais também apreenderam três balanças de precisão e uma picape com placa de Goiância (GO), que pertence ao homem identificado como Vovozona. Os detidos e os entorpecentes apreendidos estão na sede da Polícia Federal na cidade. "A Polícia estava monitorando esse homem. Ele já tem passagem por tráfico", informou o tenente coronel Costa Lima, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba.

Segundo o comandante do 2º BPM, entre as drogas apreendidas havia maconha, cocaína e crack.

Com a apreensão deste sábado, cresce a quantidade de drogas tiradas de circulação no Piauí em 2015. Segundo dados da Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, foram apreendidos em todo o estado aproximadamente 195 quilos de entorpecentes somente no primeiro semestre.

Perseguição

Após apreender a droga e prender Érida e Paulo, policiais militares e federais iniciaram as buscas a Vovozona. "Informações no local deram conta de que o verdadeiro dono da droga era Luiz Carneiro de Sousa, conhecido aqui na cidade como Vovozona. Fomos até a sua residência do Vovozona, mas, ao chegar ao local, a PM verificou que ele estava na casa, mas conseguiu se evadir pelos fundos", contou Marcos Roberto.

O que se viu em seguida em Parnaíba foi uma verdadeira perseguição a Vovozona. "Fizemos buscas no local e verificamos a existência de tambores semelhantes aos que encontramos na residência onde tinha a droga", acrescentou.

No fim da tarde, policiais militares conseguiram prender Vovozona. Tanto ele quanto Érida e Paulo serão autuados em flagrantes por tráfico ilícito de entorpecentes e associação para o tráfico.

Veja o vídeo da prisão de Luiz Carneiro, conhecido como Vovozona:

Flávio Meireles
[email protected]

Secretaria Rejane Dias debate educação com gestores da região Norte

Nesta sexta-feira (17), a secretária estadual de Educação, Rejane Dias (PT), levou sua equipe para o Liceu de Parnaíba, onde foi realizado o segundo Encontro com Gestores da Educação. O evento reuniu cerca de 60 gestores da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), que abrange 11 municípios da região Norte do Piauí, para discutirem as demandas referentes à pasta.

O gerente da 1ª GRE, Roberto Fernandes, destacou que a falta de professores é o principal problema enfrentado pelas escolas da região. Mas acrescentou estar confiante que a contratação dos 700 professores concursados e 1.000 temporários vai sanar boa parte da escassez. “Podemos não ficar em uma situação ideal, mas estaremos em condições para garantirmos um bom trabalho”, destacou.

Rejane Dias falou sobre o esforço da Seduc para garantir a posse dos professores de forma célere para não prejudicar os alunos. Também destacou o restabelecimento dos repasses de custeio para as escolas, como recursos para merenda escolar, manutenção e a garantia do transporte escolar.

“As escolas passaram cerca de seis meses sem repasses. Com isso, muitas delas estão em condições estruturas ruins e muitas dívidas. Vai levar um tempo, mas estamos trabalhando para reformarmos todas”, completou a secretária.

Incentivo

Ao finalizar, Rejane Dias declarou que já está pronto o edital para a nova sistemática de eleição para diretores de escola. “Agora, antes da eleição, o diretor vai fazer teste e curso de gestão escolar para compor um banco de gestores. Somente aí estará apto a participar da eleição”, explicou.

Para premiar a qualificação, a Seduc estuda formas de conceder uma melhora nos vencimentos dos diretores que apresentarem bons resultados. “Premiação por mérito é uma forma bastante utilizada para incentivar os gestores a melhorar o ensino em suas escolas”, finalizou.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Com as chuvas, Lagoa do Portinho começa a encher novamente

  • lagoa-do-portinho-abril-2015-6.jpg Reprodução/TV Cidade Verde
  • lagoa-do-portinho-abril-2015-5.jpg Reprodução/TV Cidade Verde
  • lagoa-do-portinho-abril-2015-4.jpg Reprodução/TV Cidade Verde
  • lagoa-do-portinho-abril-2015-3.jpg Reprodução/TV Cidade Verde
  • lagoa-do-portinho-abril-2015-2.jpg Reprodução/TV Cidade Verde
  • lagoa-do-portinho-abril-2015.jpg Reprodução/TV Cidade Verde

O aumento nas chuvas trouxe uma boa notícia para os admiradores de um dos pontos turísticos mais famosos do litoral piauiense, a Lagoa do Portinho, localizada em Parnaíba, a 320 quilômetros de Teresina. No ano passado, devido à estiagem, ao movimento das dunas e à devastação da vegetação, a lagoa teve uma queda em seu nível de água, chegando a ficar completamente seca. No entanto, as chuvas deste mês começaram a mudar a paisagem do local.

Contudo, mesmo com as fortes chuvas nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parnaíba acredita que a lagoa precisa de muito mais para voltar ao que era antes. "Apesar do período de chuvas estar sendo até alto, o índice ainda está abaixo da média. Quando chegar o período mais quente, esse nível pode voltar a ser crítico", afirmou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Sales.

O secretário acredita que será preciso que chova bastante neste e no próximo ano para que a lagoa volte a encher. "Vamos torcer para que no ano que vem o índice pluviométrico seja acima da media, mas ainda assim tem que ter muita chuva para encher. E não só na lagoa como também nas cabeceiras da lagoa", ressaltou o gestor.

com informações de Darival Júnior (TV Cidade Verde)
Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Sete Linhas Aéreas inicia seleção de profissionais para base em Parnaíba

A Sete, companhia aérea que iniciará suas atividades em Parnaíba a partir de junho, já começou o processo de seleção dos profissionais que ocuparão os cargos em sua base em Parnaíba.

Os interessados devem se dirigir com seus respectivos currículos à sede da Superintendência de Turismo de Parnaíba no terceiro piso do Casarão Simplício Dias da Silva, localizado à Av. Presidente Getúlio Vargas, SN, no Centro,  nos dias 22, 23, 24 , 27 e 28 de abril pela manhã de 08h às 12h e nas tardes entre 14h e 18h.

Cargo: Agente de Aeroporto

Descrição Sumária do Cargo: Recepção de clientes, fornecimento de informação de horário de voos e atendimento ao telefone. Atendimento check-in, conciliação de passageiros com bilhete de passagem e manuseio de sistemas. Despacho de bagagens. Embarque e desembarque de passageiros, bagagens e cargas. Despacho de voos: conferência de documentos referente ao atendimento do voo e liberação da aeronave. Executar outras tarefas de mesma natureza e grau de complexidade e responsabilidades semelhantes, de acordo com as instruções dos superiores.

Requisito: Ter 2º Grau completo e experiência com atendimento ao cliente. Presteza e atitude em se dispor a executar as atividades que lhes for atribuída, garantindo a segurança no trabalho e qualidade dos serviços prestados. Flexibilidade.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Audiências constroem o Plano de Mobilidade Urbana para Parnaíba

Para assegurar melhorias no mobilidade e acessibilidade em Parnaíba, a Gestão Municipal e a Sociedade Civil estiveram reunidas na tarde de quinta-feira (16) no auditório da Secretaria de Educação para um segundo momento de análise e discussão para construção do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana (PMMAU) da cidade.

Em seguida, o plano será transformado em lei e sua execução surtirá resultados a longo prazo. Estiverem em análise sugestões de melhoramentos de vias e logradouros públicos; estacionamentos terminais, estações e demais conexões, pontos para embarque e desembarque de passageiros e cargas; Sinalização viária e de trânsito; equipamentos e instalações; instrumentos de controle, fiscalização, arrecadação de taxas e tarifas; e equipamentos e instrumentos de informações.

O município de Parnaíba atualmente detém quase 72 mil veículos e entre as soluções sugeridas no plano é a implantação de 120 quilômetros de corredores para ônibus, bem como a implantação de 70 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas nos canteiros centrais. Além disso, a redução de estacionamentos e a utilização de estacionamentos rotativos, bem como mais infraestrutura para os pedestres, entre outras propostas. O Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana será concluído ainda este mês para ser transformado em lei. A ação está conforme a Lei nº 12.587/2012. 

Com informações do Proparnaíba
[email protected]

Mulher se distrai, perde controle e capota carro em avenida de Parnaíba

  • Parnaiba_Acidente_Didu_Paparazzo_5_750.jpg Didu Paparazzo/Portal do Catita
  • Parnaiba_Acidente_Didu_Paparazzo_4_750.jpg Didu Paparazzo/Portal do Catita
  • Parnaiba_Acidente_Didu_Paparazzo_3_750.jpg Didu Paparazzo/Portal do Catita
  • Parnaiba_Acidente_Didu_Paparazzo_2_750.jpg Didu Paparazzo/Portal do Catita
  • Parnaiba_Acidente_Didu_Paparazzo_1_750.jpg Didu Paparazzo/Portal do Catita

Uma mulher ainda não identificada se distraiu ao volante e capotou o carro que dirigia na avenida Padre Raimundo José Vieira, no bairro Cantagalo, em Parnaíba, cidade localizada a 320 quilômetros da capital Teresina.

O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (14), após a condutora de um Peugeot 206 colidir seu veículo contra um Fiat Palio Weekende que estava estacionado no acostamento. Com o impacto violento, o carro importado capotou, e sua motorista ficou presa nas ferragens. Ela só conseguiu deixar o local após resgate do Corpo de Bombeiros.

Resgatada pelos bombeiros, a responsável pelo acidente foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde com uma fratura na perna e diversas escoriações pelo corpo.

Bastante danificado, o carro da condutora responsável pelo acidente foi removido para o pátio do Detran, uma vez que apresentava licenciamento atrasado. Agentes do Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTRAN) não descartam que a motorista estivesse se maquiando na hora da colisão.

Flávio Meireles
Com informações da Folha de Parnaíba e do Portal do Catita
[email protected]

Deputado solicita instalação de agência do Hemopi no Hospital Regional de Parnaíba

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) apresentou nesta segunda-feira (13) requerimento na Assembleia Legislativa solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria  de Estado da Saúde (Sesapi) a implantação de uma agência do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemopi) nas dependências do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), na cidade de Parnaíba, localizada 320 quilômetros ao Norte da capital Teresina.

De acordo com o parlamentar, devido à distância entre o Heda e o hemocentro regional, as bolsas de sangue demoram pelo menos uma hora para chegar ao centro cirúrgico, diminuindo as chances de recuperação de pacientes em estado grave, como vítimas de armas de fogo ou arma branca.

“É essencial que um hospital do porte do Heda tenha, em suas dependências, um banco de sangue. As chances de pacientes graves, que perdem muito sangue, aumentam com a realização de uma transfusão rápida. Já falei com o doutor Jurandir Martins, diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), e ele compreendeu a necessidade”, ressalta Dr. Hélio.

Na mesma sessão, o parlamentar solicitou à Águas e Esgotos do Piauí S.A. (Agespisa) a expansão da rede de abastecimento de água no município de Ilha Grande do Piauí, que deverá ser estendida até o bairro Pantanal. A medida deve contemplar centenas de moradores na região.

“A Agespisa tem como objetivo executar a política de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Piauí, por isso solicitamos a expansão do fornecimento de água naquela região, onde cerca de 150 pessoas não têm acesso a água tratada”, explicou o parlamentar.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores