Cidadeverde.com

Carro é flagrado a 162 km por hora na BR-343, norte do Piauí

Um carro foi flagrado nesta quarta-feira (3) a 162 km por hora no trecho da BR-343 entre os municípios de Piracuruca e Buriti dos Lopes, no norte do Piauí. O registro é da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que iniciou à zero hora de hoje a Operação Corpus Christi 2015. 

Na região do litoral a fiscalização é intensa. A PRF conta com um efetivo de pelo menos 35 homens na BR-343. Os policiais também vão realizar apreensões de animais na estrada e promover ações educativas.

A operação segue até o domingo. No ano passado, a operação registrou 14 acidentes, com 2 óbitos e 2163 autuações emitidas. Destas, 711 emitidas por velocidade acima da máxima permitida. Foram realizados 554 testes de alcoolemia, resultando em 6 condutores presos por dirigir sob influência de álcool.

Hérlon Moraes
[email protected]

Parnaibanos aguardam até um ano por cirurgias na rede hospitalar

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (2) para criticar a demora no atendimento aos pacientes da região Norte do estado, que aguardam por até um ano a marcação de cirurgias na rede hospitalar.

Segundo o parlamentar, o problema é decorrente da falta de especialistas disponíveis para a realização de procedimentos cirúrgicos, em virtude do baixo valor repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que inviabiliza a permanência dos profissionais à disposição dos hospitais públicos.

“O SUS não consegue atrair os profissionais especialistas, pois, atualmente, paga um valor irrisório pelas cirurgias, que, geralmente, são procedimentos de média e alta complexidade. Tal situação atinge de forma grave a população mais humilde, que amarga uma longa espera para conseguir marcar uma cirurgia. Em muitos casos, essas pessoas têm de se desfazer de seus bens ou mesmo pedir empréstimos para conseguir custear o procedimento na rede particular”, ressalta Dr. Hélio.

Com o intuito de debater a falta de acesso da população de Parnaíba e região às cirurgias com especialistas que demoram mais de um ano para serem marcadas, o deputado estadual propôs a realização de audiência pública, no dia 19 de junho, a partir das 9h, na Câmara Municipal de Vereadores de Parnaíba. Para tanto, serão convidados representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Associação de Médicos Parnaibanos, bem como diretores de hospitais públicos e privados da região.

Além da falta de especialistas, Dr. Hélio também relatou sobre a crescente demanda de atendimentos no HEDA, oriundos, especialmente, de acidentes envolvendo motocicletas. “Acreditamos que somente através do diálogo com as partes envolvidas é que poderemos encontrar uma solução viável para a saúde na região. E isso não é impossível, pois em Teresina, a Prefeitura já adotou uma tabela diferenciada para os repasses do SUS, dando um incentivo a mais aos médicos”, argumenta.

Novo hospital de urgência para Parnaíba

O Hospital Regional de Parnaíba passa, atualmente, por um processo de transferência da sua administração, que deixará o Governo do Estado para ser suprida pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em decorrência da instalação do curso de Medicina na cidade. “O HEDA não foi construído para ser de urgência, além de estar passando para a administração da universidade. Daí defendermos o planejamento e a construção de um novo hospital de urgências para Parnaíba e região, que atenderá a demanda de pacientes existentes”, argumenta Dr. Hélio. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

População denuncia falta de remédios para epiléticos em Parnaíba; Sesapi reage

Um homem que não quis se identificar denunciou que o Governo do Estado e a Prefeitura de Parnaíba não estão repassando medicamentos anti-convulsivos para epiléticos e portadores da Síndrome de West. Segundo ele, que diz ser pai de uma criança com epilepsia, a falta dos remédios compromete o tratamento. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) se manifestou através de nota e garantiu que está tomando as devidas providências para resolver o problema.

"O Governo do Estado e a Prefeitura de Parnaíba não repassam os seguintes medicamentos aos usuários que dependem extremamente desses anti-convulsivos para que possam se manter vivos e desenvolver atividades no dia a dia", relatou o denunciante.

De acordo com ele, os valores dos remédios são "exorbitantes". "Há na cidade de Parnaíba adultos, jovens, crianças e idosos que necessitam demais desses remédios. No entanto, os mesmos são de valores exorbitantes tais como: Sabril 500mg, que custa R$ 300,00; Topiramato 25mg, que custa R$ 70,00. Como pode uma família que vive com um salário mínimo manter a compra desses medicamentos com esses valores altíssimos?", questionou.

"Se algum desses usuários vierem a óbito, iremos responsabilizar as duas esferas, o poder público municipal da cidade de Parnaíba e o Governo do Estado do Piauí, por não repassarem esses remédios que são de suma importância para esses portadores de necessidades especiais", complementou.
 
Em nota, a Sesapi informou que os pacientes que fazem uso do Topiramato 25mg serão atendidos regularmente a partir de quarta-feira (3) na Assistência Farmacêutica de Parnaíba e assegurou que está tentando contornar o problema definitivamente.

"A Secretaria confirma a falta da Vigabatrina 500mg, uma vez que desde o ano passado não era realizada a compra deste medicamento. Ressalta-se que a aquisição deste componente especializado está em fase final de licitação, ao tempo em que procura alternativas para regularizar de imediato o restabelecimento do atendimento a população como “pegar carona” de licitação de outros estados", finalizou.

Flávio Meireles e Rayldo Pereira
[email protected]

Com mapa em inglês, suspeita de roubo sofre acidente e ficará um ano sem andar

Dois adolescentes e uma garota de 18 anos de idade, suspeitos de uma série de assaltos em Parnaíba, se envolveram em um acidente de trânsito no bairro Planalto, nesta quinta-feira (28). O coordenador da Central de Flagrantes, Rodrigo Mello Marinho, conta que os dois meninos tiveram fraturas de fêmur e a suspeita, além da fratura, sofreu lesão na bacia e ficará pelo menos um ano sem andar. 

Foto: Blog do Pessoa

"Os três ainda estão internados e ficarão pelo menos 60 dias no hospital. O médico disse que a jovem de 18 anos ficará com sequelas e passará a caminhar com dificuldades e dores e só daqui a um ano. Não colhemos seu depoimento porque ela estava anestesiada. O trio é suspeito de roubar dinheiro, aneis e uma blusa que estava com esta adolescente que foi reconhecida pela vítima. Eles sofreram o acidente, minutos após do assalto", disse Marinho. 

Os suspeitos trafegavam em alta velocidade em uma moto, quando colidiram com uma camionete. Um dos menores ficou embaixo do carro.

Com eles foi encontrado ainda um simulacro de arma de fogo e um mapa que, segundo o delegado, teria a localização de lojas e estabelecimentos, futuros alvos dos suspeitos. Entre os pontos estão supermercado, drogaria, igreja, loja, restaurante, bancos, correios entre outros. O que chama a atenção é que o nome de alguns locais estão escritos em inglês. 

"Vamos encaminhar esse mapa para a delegacia para que seja feita a devida investigação", reitera o delegado. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Sesapi confirma morte de criança e idoso por calazar em Parnaíba

Uma criança de cinco anos e um idoso de 70 anos morreram em Parnaíba, vítimas de leishmaniose visceral, doença conhecida como calazar. As informações foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), nesta quinta-feira (28). A doença é transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi.

 

 

“Os dois tiveram atendimento e a criança, inclusive, já tinha sido transferida para o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela. A doença tem tratamento, mas infelizmente, crianças e idosos são os mais acometidos devido a baixa imunidade e eles vieram a óbito”, disse Herlon Guimarães, diretor de Vigilância e Atenção da Sesapi.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica de Parnaíba, os casos ocorreram no mesmo bairro que está sendo monitorado. “As equipes estão avaliando e monitorando a área para tomar as medidas cabíveis. A doença não é transmitida pelas pessoas ou cães picados, apenas pelo mosquito que não é o Aedes aegypti, mas gosta também de ambientes escuros e água parada”, reitera. 

Entre os sintomas principais sintomas do calazar estão febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

 

 

 


Graciane Sousa
[email protected]

Homem é preso após assaltar posto e fugir pelo telhado de casas

Após assaltar um posto de combustíveis no bairro São Francisco, Marcos Silva Mesquita, de 21 anos, foi preso pela Força Tática tentando fugir pelos telhados das residências do bairro em Parnaíba, município a 318 km de Teresina. De acordo com o tenente Feitosa, da Polícia Militar do município, o suspeito havia assaltado o posto e levado o dinheiro do assalto.

Um vídeo gravado por Denilson Freitas, mostra a ação da Polícia e a tentativa de fuga do criminoso pelos telhados. Assista:

"Depois de assaltar o posto, fomos avisados que ele fugiu correndo e ele tentou escapar pelo telhado das casas por onde passava", contou o policial.

Fotos: Denilson Freitas / blog do Pessoa

O suspeito foi preso na rua Afonso Pena após parar em um beco sem saída. Os moradores com medo se trancaram nas casas, aguardando o fim do trabalho policial. Ele chegou a tentar invadir duas residências e os policiais atiraram para o alto para intimidar o fugitivo.

Marcos se entregou e foi levado para a Central de Flagrantes onde foi autuado. O dinheiro apreendido no assalto ao posto foi recuperado.

 

Rayldo Pereira
[email protected]

Autônomo reage a assalto, leva tiro e pode ficar paraplégico

O autônomo identificado como José Esperança Marcos de Sousa, 54 anos, foi atingido com dois tiros após reagir a uma tentativa de assalto na porta de casa, no bairro Ceará, em Parnaíba. De acordo com informações repassadas pela família ao comando do 2º Batalhão de Polícia Militar, a vítima corre o risco de ficar paraplégico, pois um dos tiros atingiu a coluna. 

         Foto: Blog do Pessoa

A ação criminosa ocorreu no fim da tarde de ontem (23), por volta das 17h28. O autônomo foi abordado por dois homens que tentaram levar sua motocicleta, modelo Bros, cor vermelha. Em um momento de desatenção dos assaltantes, a vítima chegou a empurrar um deles, que veio ao chão e deixou cair a arma. Porém, de acordo com a PM, os bandidos agiram mais rápido e José Esperança foi alvejado com um tiro nas costas e outro na costela. 

"Ele foi levado para Teresina e a família informou que o estado de saúde dele é grave e que pode ficar sem andar. Ele está em observação e ainda não foi submetido à cirurgia. Os parentes aguardam o resultado de exames para ter a confirmação da gravidade da lesão", informaram familiares ao 2º BPM, comandado pelo major Adriano Lucena. 

A dupla não conseguiu levar a motocicleta, porque a maçaneta do veículo quebrou durante a discussão entre os assaltantes e a vítima. Policiais militares estão em diligência para localizar e prender os suspeitos. 


Graciane Sousa
[email protected]

Cocal: PF prende dois homens com droga em fundo falso de veículo

A Polícia Federal prendeu, por volta das 6h deste domingo (24), dois cearenses transportando drogas na cidade Cocal, no norte do Piauí. A dupla estava hospedada em um hotel no município quando foi surpreendida pela PF.

Com os acusados, a PF apreendeu 19 quilos de maconha em uma bolsa e no fundo falso de um carro modelo Parati, de cor prata.

De acordo com a PF, a droga tinha procedência a cidade de Belém, no Pará, e estava sendo transportada para a cidade de Sobral, no Ceará. "Ocasião em que foi encontrada no fundo falso de um veículo de marca Volkswagem, tipo  Parati, que foi apreendida na ocasião juntamente com um outro veículo tipo caminhão usados pelos indivíduos presos", disse a Polícia Federal em nota.

Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, os presos foram encaminhados à Penitenciária Mista de Parnaíba, onde ficarão à disposição da Justiça.

Com informações do Blog do Coveiro
[email protected]

Idoso é preso acusado de abusar de criança em Parnaíba

Um idoso de 83 anos identificado como Francisco Pedro de Araújo foi preso na noite deste sábado (23), acusado de tentativa de estupro a uma criança de 5 anos em Parnaíba. O fato aconteceu na Rua 12 de Março, no bairro Piauí.

De acordo com o site Parnaíba em Nota, o idoso foi visto por populares acariciando a menor em suas partes intimas. Francisco mora perto da casa vitima e já teria praticado o crime com outras crianças.

Familiares chamaram a polícia que prendeu o suspeito e o encaminhou para a Central de Flagrantes de Parnaíba.

Com informações do PHB Em Nota
[email protected]

Major Lucena substitui Costa Lima e assume comando da PM em Parnaíba

  • Parnaiba_PM_Novo_Comando_4.jpg Pedro Calixto/TV Cidade Verde
  • Parnaiba_PM_Novo_Comando_3.jpg Pedro Calixto/TV Cidade Verde
  • Parnaiba_PM_Novo_Comando_2.jpg Pedro Calixto/TV Cidade Verde
  • Parnaiba_PM_Novo_Comando_1.jpg Pedro Calixto/TV Cidade Verde

O major Adriano Lucena assumiu nesta sexta-feira (22) o comando da Polícia Militar em Parnaíba, cidade localizada 320 quilômetros ao Norte da capital Teresina. Em uma solenidade que contou com a presença do prefeito Florentino Neto (PT), ele substituiu o tenente coronel Costa Lima.

Lucena assumiu o 2º BPM após coordenar a comunicação da Polícia Militar entre janeiro e maio de 2015. Antes disso, ele havia sido comandante da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN).

Bacharel em Segurança Pública e em Administração de Empresas e pós-graduado em Direitos Humanos, Lucena tem 20 anos de carreira. "Estamos planejando um reforço nas operações de blitz e vamos trabalhar com foco na tranquilidade pública", comentou o militar.

"Nos próximos dias, vamos planejar todas as operações a serem desenvolvidas em Parnaíba e na região. Temos, inclusive, um projeto para o bairro Piauí, uma forma de aproximação da Polícia Comunitária. A intenção é trazer algumas pessoas da população para trabalharem como parceiras da Polícia Militar", complementou.

Lucena também afirmou que pretende estreitar os laços com Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal em Parnaíba. O objetivo, segundo ele, é reforçar o combate ao tráfico de drogas na cidade.

Caminha inverso

Substituído por Adriano Lucena no comando do 2º BPM, o tenente coronel Costa Lima será transferido para Teresina e deve ser confirmado na próxima semana como sub-chefe do Comando de Policiamento da Capital, hoje coordenado pelo coronel Márcio Oliveira.

Flávio Meireles
[email protected]

Posts anteriores