Cidadeverde.com

Casal rouba carro em Parnaíba e leva vítima no porta-malas até o Maranhão

Após serem autuados por atraso na documentação um casal pediu carona, rendeu o motorista e o levou no porta-malas do carro de Parnaíba até a cidade de São Bernardo, no Estado do Maranhão. De acordo com o major Costa Lima, comandante da Polícia Militar de Parnaíba, o casal foi barrado e teve o veículo apreendido no posto da Polícia Rodoviária Federal da BR 343 por volta das 16h. Em seguida, eles pediram carona ao rapaz identificado como Danilo Torres dos Santos, que foi rendido e colocado no porta-malas.

"O casal foi abordado e como estava com a documentação em atraso, o veículo foi removido e eles ficaram a pé. No próprio posto da PRF eles conseguiram a carona com o Danilo e seguiram com ele, isso por volta das 16h. No meio da viagem eles apontaram uma arma para ele e o colocaram no porta-malas, soltando ele só em São Bernardo já de noite", informou o major.

Segundo Costa Lima, a mulher, que foi quem apresentou a habilitação à PRF, foi identificada como Érica Frazão Alves e o homem não apresentou documentos.

Após ser liberado, Danilo procurou a Polícia Militar de São Bernardo e fez contato com a família por volta das 19h. O major acrescenta que o jovem contou que o casal chegou a pedir seu número de celular após a ação e prometeram devolver o veículo. "Isso foi o mais inusitado, eles pediram o celular dele e prometeram devolver o carro depois de fazer o que fizeram", acrescentou o comandante.

A Polícia Militar está realizando buscas pelo veículo modelo Honda Civic de cor preta e placa NIM 2127, mas até o momento ele não foi localizado. Como não houve pedido de resgate o caso não é considerado sequestro e sim roubo com retenção de vítima. "Estamos levantando os dados da ficha feita por ela na PRF e vamos tentar localizar o veículo e os suspeitos", garantiu Costa Lima.

Rayldo Pereira
[email protected]

Após visita a Lagoa do Portinho, autoridades aguardarão laudo técnico

  • unnamed_(8).jpg Raoni Barbosa
  • unnamed_(6).jpg Raoni Barbosa
  • unnamed_(5).jpg Raoni Barbosa
  • unnamed_(4).jpg Raoni Barbosa
  • unnamed_(2).jpg Raoni Barbosa
  • unnamed_(1).jpg Raoni Barbosa

Representantes do Ministério Público, Câmara Municipal de Vereadores, Polícia Federal, Polícia Civil, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Ibama e secretários municipais, realizaram uma visita técnica em uma das barragens construída onde a água deveria escoar para a Lagoa do Portinho, no litoral do Estado.

O  Ministério Público examinará a denúncia de que barragens particulares estão represando água e comprometendo o abastecimento do local. A barragem visitada pertence a uma fazenda na comunidade de Olho D'água e a imprensa presente, não foi autorizada a entrar no local da visita.

Após a avaliação, o promotor Antônio Filgueiras informou à reportagem da TV Cidade Verde, que será necessário aguardar o laudo técnico do Ibama, da Semar, e da Secretaria do Meio Ambiente para que possa se posicionar sobre o assunto. 

Cerca de 60 pessoas participaram da visita que ocorreu no início da manhã desta quinta-feira (23).

Rayldo Pereira
[email protected]

MP investiga seca na Lagoa do Portinho; responsáveis podem ser presos

O Ministério Público está investigando a seca da Lagoa do Portinho. Na manhã desta quinta-feira (23), a investigação terá um novo capítulo. Acompanhado das polícias Civil, Militar e Federal, o promotor Antenor Filgueiras Lobo Neto fará uma visita ao local e examinará a denúncia de que barragens particulares estão represando água e comprometendo o abastecimento do cartão postal. Segundo o representante da Justiça, caso sejam descobertos crimes ambientais, os responsáveis serão presos em flagrante.

"Há inúmeras situações que podem resultar em prisão em flagrantes. Nunca fui à Lagoa do Portinho, Será a primeira vez. Como não sei o que vou encontrar, acionei Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Ibama, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e OAB", argumentou o promotor.

No fim do ano passado, no auge da seca, a Lagoa do Portinho praticamente desapareceu. Por causa da estiagem, do movimento das dunas e da devastação da vegetação, ela quase secou.

Em março, com o período chuvoso, a água voltou a dar as caras no local. Mesmo assim, a situação estava crítica. O problema levou empresários a denunciarem desvios de águas feitos por donos de propriedades rurais na região. A denúncia levou a TV Cidade Verde até um sítio, que estaria sendo abastecido por causa do desvio de um dos rios que abastecem a Lagoa  do Portinho e, só após estar completamente cheio, liberaria o excedente em seu curso natural.

Nesta semana, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar) afirmou que, com as últimas chuvas, 70% do volume da Lagoa do Portinho foi preenchido. O secretário Ziza Carvalho, inclusive, se mostrou confiante na recuperação do local.

Ziza Carvalho salientou, porém, equipes de especialistas enviadas pela Semar para investigar supostos desvios de água constataram que os problemas existentes não são suficientes para causar a seca na lagoa. "Verificamos duas passagens molhadas, pequenas barragens, para localidades privadas, mas isso não seria suficiente para fazer a lagoa secar. O fator determinante foi realmente o climático e vários órgãos de controle estão se deslocando para lá para comprovar que aquilo não era a causa", explicou.

Flávio Meireles
[email protected]

Governo viabilizará Centro Integrado de Educação Especial em Parnaíba

A secretária estadual de Educação, Rejane Dias, autorizou a instalação de um Centro Integrado de Educação Especial (Cies), no município de Parnaíba. O anúncio foi feito durante visita da comitiva governamental à região Norte do Estado, nesse final de semana, para inauguração de obras e assinatura de ordens de serviço. O Centro disponibilizará atendimento educacional especializado para crianças e adolescentes com deficiência mental com até 14 anos de idade.

“A descentralização dos serviços do Centro de Educação Especial, há muito tempo, é um desejo que quero ver concretizado. São muitas as crianças e famílias que necessitam de atendimento especial, diferente do que é oferecido nas escolas tradicionais”, ressalta Rejane Dias, ao comentar que o Centro conta com o apoio de uma equipa multidisciplinar.

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira ficará responsável pela busca de um local apropriado para a instalação do Cies em Parnaíba. “Como representante desta região e conhecedor das necessidades da cidade, vou articular o quanto antes a definição do terreno junto com a Prefeitura de Parnaíba e o Governo do Estado. O Centro já é referência no país e a região Norte do Piauí só tem a ganhar com a sua expansão”, argumenta.

A missão do Centro Integrado de Educação Especial é oferecer atendimento educacional especializado, como condição para atender às exigências atuais do processo inclusivo, a produção de materiais acessíveis e a formação em exercício dos profissionais do Centro.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Dupla é presa acusada de invasão e furto de mais 100 animais

A Polícia Militar conseguiu prender na noite desta segunda-feira (20) dois homens acusados de furtar mais de 100 animais, entre galinhas, capotes, carneiros e até patos da propriedade de um médico ortopedista no bairro São Judas Tadeu, em Parnaíba. O local foi alvo dos criminosos mais de dez vezes.

Foto: Proparnaíba

Segundo informações da imprensa local, uma guarnição aborodou Antônio Felipe Pereira da Silva de 26 anos, conhecido como "Puxa", que já era suspeito dos furtos. Durante a abordagem o suspeito admitiu o furto e entregou mais dois outros que participavam dos crimes.

Além de antônio, Raimundo Nonato Araújo da Silva, de 28 anos, conhecido como "Pirrolinha", também foi preso. Com eles foram apreendidos quatros capotes, quatro galinhas e um pato.

Os dois delataram ainda para quem venderam parte do furto. Os suspeitos de receptarem os animais foram levados a Central de Flagrantes, ma o proprietário preferiu não registrar denúncia contra os compradores.

O médico relatou na delegacia que os bandidos cavaram um buraco e furaram o muro para ter acesso a residência.

Rayldo Pereira
Com informações de Propanaiba
[email protected]

PRF prende assaltante foragido da Justiça em Buriti dos Lopes

Policiais rodoviários federais prenderam, um foragido da Justiça de Buriti dos Lopes na tarde desta segunda-feira (20) no km 46 da BR 343. A prisão foi em cumprimento a um mandado da 2ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba.

M.M. da N.L. foi abordado por volta das 16h20min enquanto seguia de carona em um GM/Astra Sedan de cor preta e placa LVW4255.

Após averiguação e a correta identificação dos ocupantes, ficou comprovado que o indivíduo possuía decreto de prisão em seu desfavor pela prática de roubo tentado. O homem foi preso, encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde ficará à disposição da Justiça.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Fapepi firma parceria com a Unidade de Piscicultura da UFPI de Parnaíba

"Vamos trabalhar a unidade de pesquisa que temos aqui juntamente com a unidade de apoio à pesquisa que temos em Teresina, a Fapepi", foram essas palavras ditas pelo governador Welligton Dias na manhã de sábado (18), em visita à Unidade de Piscicultura da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba-PI.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes, firma mais essa parceria já deixando agendada uma visita ao centro de pesquisa em maricultura da Embrapa juntamente com os professores da UFPI para ampliar as parcerias ainda no mês de maio.

O presidente também prestigiou a inauguração da escola modelo Unidade Escolar Pedro II no povoado de Camuripim de Luís Correia.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Polícia Militar prende três e apreende 182 quilos de drogas em Parnaíba

  • droga-parnaiba.jpg Peso estimado da droga é de 300kg, mas polícia ainda fará a pesagem
    Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • droga-parnaiba-8.jpg Luiz, conhecido como "Vovozona", foi preso durante a ação em Parnaíba
    Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • presophb.jpg Segundo a polícia, Paulo Ricardo estava na casa onde a droga foi encontrada
    Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • droga-parnaiba-7.jpg Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • droga-parnaiba-6.jpg Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • droga-parnaiba-4.jpg Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • droga-parnaiba-3.jpg Segundo a Polícia, droga estava na casa de Érida Cristina
    Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • droga-parnaiba-2.jpg Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • Parnaiba_Droga_Apreendida.jpg Droga foi escondida em caixas de macarrão instantâneo
    Foto enviada pelo Whatsapp
  • Parnaiba_Droga_Apreendida_2.jpg Tabletes da droga estavam escondidos em tonéis
    Foto enviada pelo Whatsapp

Atualizada às 9h56 de 19/04/2015

A Polícia Militar apreendeu neste sábado (18) 182 quilos de drogas em Parnaíba, cidade localizada 320 quilômetros ao Norte da capital Teresina. A apreensão aconteceu no bairro Bebedouro e foi seguida da prisão de três pessoas. O suposto líder do bando, Luiz Carneiro de Sousa, mais conhecido como Vovozona, conseguiu fugir em um primeiro momento, mas foi capturado no fim da tarde.

Os aproximadamente 200 tijolos de droga foram encontrados em tanques de plástico e caixas de papelão de alimentos não perecíveis, como macarrão instantâneo, na casa de Érida Cristina Cardoso Araújo e Paulo Ricardo de Sousa Brito - os dois foram os primeiros detidos. "Foram apreendidos tambores onde a gente acredita que essa droga tenha vindo armazenada. Também foi realizada a prisão de um casal no local. Eles eram os proprietários da casa onde estava sendo guardada a droga", revelou o delegado Marcos Roberto, da Polícia Federal.

Polícia Militar e Polícia Civil não informaram a quantidade precisa de entorpecentes apreendida, mas estima  em "mais ou menos 300 quilos". Na manhã de domingo (19), porém, a Polícia Federal divulgou que a droga apreendida totalizava 182 quilos. "Eles (Érida e Paulo) estavam no local onde a droga foi apreendida. O elemento que é o suposto dono da droga conseguiu fugir, mas a Polícia está atrás dele", disse, no meio da tarde, o tenente Luiz Feitosa, que participou da apreensão.

Além disso, os policiais também apreenderam três balanças de precisão e uma picape com placa de Goiância (GO), que pertence ao homem identificado como Vovozona. Os detidos e os entorpecentes apreendidos estão na sede da Polícia Federal na cidade. "A Polícia estava monitorando esse homem. Ele já tem passagem por tráfico", informou o tenente coronel Costa Lima, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba.

Segundo o comandante do 2º BPM, entre as drogas apreendidas havia maconha, cocaína e crack.

Com a apreensão deste sábado, cresce a quantidade de drogas tiradas de circulação no Piauí em 2015. Segundo dados da Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, foram apreendidos em todo o estado aproximadamente 195 quilos de entorpecentes somente no primeiro semestre.

Perseguição

Após apreender a droga e prender Érida e Paulo, policiais militares e federais iniciaram as buscas a Vovozona. "Informações no local deram conta de que o verdadeiro dono da droga era Luiz Carneiro de Sousa, conhecido aqui na cidade como Vovozona. Fomos até a sua residência do Vovozona, mas, ao chegar ao local, a PM verificou que ele estava na casa, mas conseguiu se evadir pelos fundos", contou Marcos Roberto.

O que se viu em seguida em Parnaíba foi uma verdadeira perseguição a Vovozona. "Fizemos buscas no local e verificamos a existência de tambores semelhantes aos que encontramos na residência onde tinha a droga", acrescentou.

No fim da tarde, policiais militares conseguiram prender Vovozona. Tanto ele quanto Érida e Paulo serão autuados em flagrantes por tráfico ilícito de entorpecentes e associação para o tráfico.

Veja o vídeo da prisão de Luiz Carneiro, conhecido como Vovozona:

Flávio Meireles
[email protected]

Secretaria Rejane Dias debate educação com gestores da região Norte

Nesta sexta-feira (17), a secretária estadual de Educação, Rejane Dias (PT), levou sua equipe para o Liceu de Parnaíba, onde foi realizado o segundo Encontro com Gestores da Educação. O evento reuniu cerca de 60 gestores da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), que abrange 11 municípios da região Norte do Piauí, para discutirem as demandas referentes à pasta.

O gerente da 1ª GRE, Roberto Fernandes, destacou que a falta de professores é o principal problema enfrentado pelas escolas da região. Mas acrescentou estar confiante que a contratação dos 700 professores concursados e 1.000 temporários vai sanar boa parte da escassez. “Podemos não ficar em uma situação ideal, mas estaremos em condições para garantirmos um bom trabalho”, destacou.

Rejane Dias falou sobre o esforço da Seduc para garantir a posse dos professores de forma célere para não prejudicar os alunos. Também destacou o restabelecimento dos repasses de custeio para as escolas, como recursos para merenda escolar, manutenção e a garantia do transporte escolar.

“As escolas passaram cerca de seis meses sem repasses. Com isso, muitas delas estão em condições estruturas ruins e muitas dívidas. Vai levar um tempo, mas estamos trabalhando para reformarmos todas”, completou a secretária.

Incentivo

Ao finalizar, Rejane Dias declarou que já está pronto o edital para a nova sistemática de eleição para diretores de escola. “Agora, antes da eleição, o diretor vai fazer teste e curso de gestão escolar para compor um banco de gestores. Somente aí estará apto a participar da eleição”, explicou.

Para premiar a qualificação, a Seduc estuda formas de conceder uma melhora nos vencimentos dos diretores que apresentarem bons resultados. “Premiação por mérito é uma forma bastante utilizada para incentivar os gestores a melhorar o ensino em suas escolas”, finalizou.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Com as chuvas, Lagoa do Portinho começa a encher novamente

  • lagoa-do-portinho-abril-2015-6.jpg Reprodução/TV Cidade Verde
  • lagoa-do-portinho-abril-2015-5.jpg Reprodução/TV Cidade Verde
  • lagoa-do-portinho-abril-2015-4.jpg Reprodução/TV Cidade Verde
  • lagoa-do-portinho-abril-2015-3.jpg Reprodução/TV Cidade Verde
  • lagoa-do-portinho-abril-2015-2.jpg Reprodução/TV Cidade Verde
  • lagoa-do-portinho-abril-2015.jpg Reprodução/TV Cidade Verde

O aumento nas chuvas trouxe uma boa notícia para os admiradores de um dos pontos turísticos mais famosos do litoral piauiense, a Lagoa do Portinho, localizada em Parnaíba, a 320 quilômetros de Teresina. No ano passado, devido à estiagem, ao movimento das dunas e à devastação da vegetação, a lagoa teve uma queda em seu nível de água, chegando a ficar completamente seca. No entanto, as chuvas deste mês começaram a mudar a paisagem do local.

Contudo, mesmo com as fortes chuvas nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parnaíba acredita que a lagoa precisa de muito mais para voltar ao que era antes. "Apesar do período de chuvas estar sendo até alto, o índice ainda está abaixo da média. Quando chegar o período mais quente, esse nível pode voltar a ser crítico", afirmou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Sales.

O secretário acredita que será preciso que chova bastante neste e no próximo ano para que a lagoa volte a encher. "Vamos torcer para que no ano que vem o índice pluviométrico seja acima da media, mas ainda assim tem que ter muita chuva para encher. E não só na lagoa como também nas cabeceiras da lagoa", ressaltou o gestor.

com informações de Darival Júnior (TV Cidade Verde)
Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Posts anteriores