Cidadeverde.com

Metalúrgico tem pé decepado e morre em suposto racha entre veículos

O metalúrgico identificado como José Maria Azevedo Cardoso, 57 anos, morreu após um suposto racha entre dois veículos na avenida São Sebastião, em Parnaíba, na noite de ontem (21). A vítima pilotava uma motocicleta e com o impacto da colisão teve o pé decepado. 

Foto: Blog do Pessoa

De acordo com testemunhas, o metalúrgico foi arremessado cerca de 30 metros do local da colisão e teve morte imediata. 

O delegado Rodrigo Mello informou que o condutor do veículo envolvido no acidente- que não teve a identidade confirmada e se recusou a fazer o teste do bafômetro- foi encaminhado à delegacia e liberado após pagamento de fiança. 

"Até a lravratura do auto de flagrante não foi confirmado se o condutor estava ou não sob efeito de álcool, mas isso será autuado. Ele foi autuado por homicídio culposo e liberado após pagar fiança de dez salários mínimos. Ainda não temos a confirmação se ele estava disputando um racha e o condutor do outro veículo, que foi visto passando em alta velocidade pelo local no momento do acidente, será intimado para dar continuidade as investigações", disse Mello. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

PM de Parnaíba prende 3 por tráfico e apreende crack e cocaína

  • 201506211316asdf48.jpg Divulgação PM
  • 20150621131648.jpg Divulgação PM
  • 201506211asdf31444.jpg Divulgação PM
  • 2015062113144asdf4.jpg Divulgação PM

A Polícia Militar de Parnaíba prendeu três suspeitos de tráfico no bairro João XXIII na tarde deste domingo (21). Uma das ações foi resultado de um flagrante realizado pela guarnição da área e a outra uma consequência de investigação feita pelo reservado do 2º BPM. 

Segundo o comandante do 2º BPM, major Adriano de Lucena, no primeiro caso, dois suspeitos em atitude suspeita tiveram ordem de parada anunciada pelos policiais militares, mas não obedeceram e empreenderam fuga. “Eles foram perseguidos pela guarnição que logrou êxito em capturá-los. Durante a busca pessoal, foi encontrado crack, maconha, cocaína, dinheiro e a moto irregular”, descreve. 

No segundo caso, um homem identificado como Francisco das Chagas Sousa Filho, foi preso com 165 pedras de crack e 28 trouxinhas de maconha. “Essa prisão foi o resultado de informações produzidas pelo serviço de inteligência através de acompanhamentos e monitoramento de movimentações de pessoas suspeitas”, explica o major Lucena.

A abordagem foi feita em um local tido pela polícia como uma boca de fumo. O suspeito, que apresenta várias tatuagens pelo corpo, foi conduzido à Central de Flagrantes da cidade.

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Mais uma mulher é vítima de estupro no Piauí; suspeito é preso em Parnaíba

A Polícia Militar prendeu em flagrante o jovem Antônio Marcos Azevedo, 22 anos, suspeito de ser o autor do estupro contra uma mulher de 26 anos, dentro da casa dela na madrugada deste domingo(21). O crime aconteceu no bairro Santa Luzia em Parnaíba, litoral piauiense. 

De acordo com o registro no livro do Copom, vítima e acusado eram vizinhos de rua e ele teria entrado na casa dela enquanto dormia. 

Policiais militares foram acionados pela vítima e o suspeito foi preso ainda na madrugada e encaminhado para a Central de Flagrantes. 

Este é mais um caso de estupro envolvendo cidades do interior do estado. No início da semana, uma agricultora de Valença morreu após ser estuprada e agredida. O acusado ainda está sendo procurada. Outra mulher em Castelo do Piauí foi esfaqueada ao resistir numa tentativa de estupro e em Lagoa de São Francisco quatro crianças teriam sido vítimas de um mesmo suspeito. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Miss Piauí Latina é aclamada na Câmara municipal de Parnaíba

 Nataline Oliveira, 18 anos, foi aclamada Miss Piauí Latina 2015 durante na solenidade realizada na noite de segunda-feira (15) na Câmara de Vereadores de Parnaíba. Ela tem 1,78m, é estudante de Enfermagem e modelo.

Nataline vai representar o Piauí no concurso Miss Brasil Latina 2015 que será realizado em Recife (PE), entre os dias 25 e 29 de outubro. O concurso em que conquistou o titulo aconteceu na noite do dia 16 de maio no auditório da Associação Comercial de Parnaíba (ACP).

Com informações de Proparnaiba
[email protected]

Corpo de Bombeiros socorre noiva com aliança presa no dedo

O Corpo de Bombeiros de Parnaíba teve que fazer um socorro inusitado durante casamento. A guarnição foi acionada para socorre uma noiva que estava com  aliança presa no dedo.

Foto: Calixto Dias

A noiva Ana Maria Silva Sousa, de 20 anos, precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros minutos depois da cerimônia de casamento em Parnaíba, a 318 km de Teresina. Tudo aconteceu na noite desta segunda-feira (15), porque a aliança colocada em seu dedo na cerimônia ficou pequena e precisou ser serrada.

"A noiva chegou aqui ainda de vestido, com o marido e até o padre. A aliança era menor que o dedo dela e quando ela colocou ficou muito apertada, o dedo ficou inchado e ela teve que ser trazida para cá", contou o cabo Davi Freitas, que realizou o atendimento.

Segundo o bombeiro, por conta do inchaço ela chegou a ser socorrida no hospital, mas só o Corpo de Bombeiros poderia realizar a remoção. "Ela estava muito nervosa quando chegou, mas conseguimos acalma-la, falamos de nossa experiência e usamos um equipamento específico para serrar o anel", descreveu o bombeiro.

Por volta das 23h30, o anel foi removido e os recém-casados foram liberados.

 

Rayldo Pereira
[email protected]

Princípio de incêndio atinge escola pública em Parnaíba

Um princípio de incêndio atingiu a escola José Narciso no bairro São José em Parnaíba, a 318 km de Teresina. De acordo com o cabo Davi Freitas do Corpo de Bombeiros, o fogo começou no terrno da escola mas atingiu apenas uma janela do prédio. 

"Por volta das 10h30, o fogo começou e segundo moradores, um rapaz com problemas mentais ateou fogo no mato. As chamas atingiram só uma janela do prédio", explicou o bombeiro.

Foram utilizadas duas mangueiras e cerca de 100 litros de água para apagar o incêndio que não teve grandes proporções.

Rayldo Pereira
[email protected]

Detento se esconde dentro de fossa após tentativa de fuga em Parnaíba

O detento John Alves Galeno, de 26 anos, ficou escondido cerca de uma hora dentro de uma fossa após tentar fugir de sua cela no presídio Fontes Ibiapina em Parnaíba, a 318 km de Teresina. De acordo com Kleiton Holanda, diretor administrativo da entidade, a tentativa ocorreu na manhã desta segunda-feira (15) e o preso foi achado pelos policiais após vistoria.

"Ele tentou fugir por volta das 8h30 min, atravessando a tela metálica que fica sobre a cela. Ele furou a tela e foi avistado pelo sentinela que se encontrava na guarita. Ao ser avistado, ele foi alertado para retornar a cela, mas ao invés disso tentou se esconder", explicou o diretor.

O detento deu entrada no presídio no mês de novembro por várias passagens por furto. Ele se encontrava recolhido na ala 1 do presídio. Após a tentativa de fuga, os policiais da penitenciária realizaram uma vistoria e encontraram o preso. "Ele estava quase submerso na fossa, que é onde ficam depositados todos os dejetos do presídio", acrescentou o diretor.

Após ser retirado da fossa, John foi levado para a cela de triagem e foi instaurado um inquérito disciplinar que irá investigar a tentativa de fuga. Segundo Kleiton, o local que tem capacidade para abrigar 157 presos, atualmente tem 430 internos.

Rayldo Pereira
[email protected]

Centro Odontológico de Parnaíba está entre melhores do Brasil

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) tipo II de Parnaíba, Juvenal Galeno da Silva, localizado na Rua Santa Cecília, Bairro Pindorama, conquistou certificação do ministério da saúde, através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO), conforme a portaria n° 677, de 3 de junho de 2015.

A certificação é dada aos CEO’s que atingem avaliação máxima quanto ao atendimento, as instalações e acesso dos usuários aos serviços. No Piauí somente os municípios de Parnaíba e Barras conquistaram o reconhecimento. Como incentivo, Parnaíba, por exemplo receberá mais recursos para manutenção da qualidade reconhecida.

Segundo a superintendente municipal de Saúde Bucal, Selma de Carvalho Castelo Branco, o CEO de Parnaíba recebeu 100% de aprovação. O coordenador de Saúde Bucal Danilo Andrade destacou que o Centro de Especialidades Odontológicas de Parnaíba é melhor do que muitos no Brasil.

Com informações de Proparnaíba
[email protected]

Wellington Dias autorizará funcionamento da primeira indústria da ZPE Parnaíba

O governador Wellington Dias autorizará no próximo dia 25 de junho o funcionamento da primeira indústria da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba. A informação é do presidente da Companhia Administradora da ZPE, Paulo Roberto Cardoso. O primeiro empreendimento será da Agrocera - Indústria, Comércio e Exportação de Cera Vegetal, que atuará no ramo de beneficiamento e exportação da cera da carnaúba.

“Será um momento histórico para a economia piauiense, pois será a primeira demonstração da viabilidade desse projeto que vem sendo conduzido há alguns anos em nosso Estado”, disse Paulo Cardoso. Ele ressaltou o esforço do governador Wellington Dias e do prefeito de Parnaíba, Florentino Neto que, segundo ele, têm atuado para garantir a realização das obras e também para atrair  indústrias para participarem da ZPE.

O primeiro módulo de funcionamento da ZPE Parnaíba receberá dez empresas, das quais três têm projetos aprovados em definitivo, um deles está em fase final de análise e outros seis projetos estão aguardando início de análise, no Conselho das ZPEs, ou em fase final de elaboração por parte das empresas. Além da Agrocera, estão aprovados os projetos das indústrias DK Frutas e KTA Farma. Paulo Cardoso informou que o prefeito Florentino Neto e o governador Wellington Dias estão atuando para atrair para a ZPE uma grande indústria de calçados que tem presença hoje em todo o país, além de já produzir para a exportação. 

Sobre a logística de distribuição dos produtos, Paulo Cardoso explicou que os produtos a serem fabricados na ZPE Parnaíba terão alto valor agregado, o que torna plenamente viável a exportação através do Aeroporto Internacional e dos portos do Pecém, no Ceará, e Itaqui, no Maranhão. 

 

[email protected]

Curso de Iniciação à Advocacia de Parnaíba começará nesta quinta-feira (11)

O Curso de Iniciação à Advocacia, promovido pela Escola Superior de Advocacia do Piauí, será levado pela primeira vez ao litoral do Estado. As aulas terão início às 18 horas desta quinta-feira (11), no Auditório da Subseção OAB-Parnaíba, com um Ciclo de Palestras sobre o Novo Código de Processo Civil. A entrada é gratuita.

Participarão como palestrantes: Willian Guimarães, presidente da OAB-PI; Sebastião Rodrigues Junior, secretário geral da OAB-PI; Danilo Rocha Luz, coordenador jurídico da OAB-PI; e Luíza Márcia Carvalho dos Reis, advogada e professora da Faculdade Maurício de Nassau – FAP Parnaíba.

Durante a aula, os participantes poderão aprofundar seus conhecimentos acerca dos seguintes temas: “O Advogado e o Novo CPC”, “Ética e Prerrogativas: Atualidades e perspectivas frente ao Novo CPC”, “Recursos” e “Honorários no Novo CPC”.

O Curso de Iniciação à Advocacia possui carga horária total de 120 horas/aula e tem como público alvo os advogados recém-formados e veteranos que ingressaram ou pretendem ingressar na atividade advocatícia com perspectivas de adequar-se às novas exigências e demandas do mercado de trabalho.

Os encontros acontecerão de segunda-feira (18h às 22h) a sábado (aulas quinzenais das 08h às 12h), na sede da Subseção de Parnaíba, e o curso tem duração de dois meses.

As inscrições foram prorrogadas até 10 de junho, pelo site www.oabpi.org.br/inscricoes. Advogados com até 5 anos de inscrição na Ordem contribuem com apenas 1kg de feijão e 1 lata de leite em pó. Para os demais profissionais o investimento é R$ 180,00. Outras informações: (86) 2107-5800.

Programação

18h – Abertura do Curso de Iniciação à Advocacia

18h30 – Palestra: O Advogado e o Novo CPC – Willian Guimarães, Presidente da OAB-PI

19h10 – Ética e Prerrogativas: Atualidades e perspectivas frente ao Novo CPC - Danilo Rocha Luz, Coordenador Jurídico da OAB-PI

20h - Recursos – Luiza Márcia Carvalho dos Reis, Advogada e Professora da Faculdade Mauricio de Nassau – FAP Parnaíba

20h40 – Honorários no Novo CPC – Sebastião Rodrigues Junior, Secretário Geral da OAB-PI

21h20 – Encerramento

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores