Cidadeverde.com

Travesti é agredido com garrafa de vidro após se envolver em briga

O travesti conhecido como "Chocolate" identificado como Claudenor dos Santos, de 23 anos foi agredido com uma garrafa de vidro após uma briga em um bar na rua Osvaldo Cruz, bairro São Francisco em Parnaíba, litoral do Piauí.

                  Fotos: Proparnaiba
  

De acordo com o cabo Pereira Silva, do 2º Batalhão de Polícia Militar do município, a vítima estava bebendo com um homem, conhecido apenas como "Diabinho", quando começaram uma discussão.

"Pelas informações que recebemos da equipe o diabinho pefou uma garrafa, quebrou e bateu na cabela dele. Depois ele fugiu do local", contou o policial.


A vítima ferida ficou no local onde foi atendida pelo SAMU. O policial acrescenta que "chocolate" e "diabinho" já são conhecidos da Polícia por envolvimento em outros incidentes.

Rayldo Pereira

Cantora Lorena Simpson é atração confirmada na 7ª parada LBGT

A 7ª edição da Parada LGBT de Parnaíba, organizada pelo Grupo Guará, acontece no próximo dia 30. A concentração será a partir das 15h30, no monumento da Águia na avenida São Sebastião. O evento deve reunir cerca de 10 mil pessoas. 


De acordo com o presidente do Grupo Guará, Wellington Araújo, várias atrações locais e nacionais já estão confirmadas. “Nesta edição, teremos a cantora paulista Lorena Simpson, o grupo local Arquivo Sonoro, além de Djs, Drag Queens e Gogo Boys”, frisa.

 Cantora paulista Lorena Simpson

O deputado estadual Fábio Novo ressalta a importância da realização de manifestações artísticas e culturais que valorizam a diversidade e os Direitos Humanos.

“Nosso mandato sempre apoia eventos que valorizam a diversidade e a defesa dos Direitos Humanos. Contamos com a participação dos cidadãos parnaibanos, bem como dos municípios vizinhos, para que essa festa seja ainda mais bonita”, conclui.


Da Editoria de Cidades

Motorista de caminhão é flagrado com 450 comprimidos

Um motorista foi flagrado com 450 unidades de comprimidos derivados de anfetaminas, drogas que estimulam o sistema nervoso central. O medicamento é conhecido como "rebite" usado para manter motoristas mais tempo acordados, o que pode causar acidentes. O produto não tem certificação junto ao Anvisa e é considerado ilegal.

         Fotos: Portalcostanorte


O flagrante ocorreu nesta terça-feira (11), na BR-343, em Parnaíba, após agentes da Polícia Rodoviária Federal revistarem o veículo. O condutor do caminhão, que não teve a identidade revelada, poderá pegar até 15 anos de prisão. 

As abordagens para coibir o uso do medicamento estão sendo realizadas, principalmente na região sul do estado. 


Com informações Portalcostanorte

Adolescente de 16 anos morre ao tentar matar rival

Um adolescente de 16 anos, identificado como Luan Rodrigues dos Santos, morreu no pronto-socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), para onde foi levado após ser atingido com dois disparos de arma de fogo na cabeça. A vítima estava de motocicleta e os tiros transfixaram o capacete.

O homicídio ocorreu na noite desta terça-feira (11), no Bairro Ceará, em Parnaíba. A Polícia Militar acredita em um possível acerto de contas.

"O Paku, como era conhecido, estava na garupa de uma moto Honda Bros 150cc de cor laranja, modelo de 2010, com placas NIQ-9944 Parnaíba-PI, quando tentou efetuar disparos de arma de fogo contra um rival, que revidou efetuando mais de seis tiros contra o adolescente. Dois deles acertaram a cabeça. Um atravessou o capacete, saindo na testa. O outro atingiu o olho esquerdo", contaram PMs que atenderam a ocorrência. 

         Fotos: Portalcostanorte


Após ser baleada, a vítima caiu próximo a uma calçada e o condutor abandonou a motocicleta e fugiu a pé. De acordo com testemunhas, o acusado de efetuar os disparos também fugiu em uma motocicleta, cor preta. 

Paku foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Heda, mas não resistiu. A polícia já tem pistas do autor dos disparos, mas o acusado ainda não foi localizado.


Graciane Sousa
Com informações Portalcostanorte

Clara Mello lança livro e participa de bate-papo no Salipa

A jovem escritora Clara Mello é um dos destaques da 5ª edição do Salão do Livro de Parnaíba (Salipa), que ocorre de 12 a 15 de novembro, em Parnaíba. A piauiense, que mora no Rio de Janeiro, contou ao Cidadeverde.com, que pela primeira vez participa da feira literária no litoral piauiense e que pretende se manter na rota de eventos do gênero no Piauí. 


"Já participei de salões do livro em Teresina e Picos e agora terei a oportunidade de conhecer Parnaíba de um outro jeito. Estou superanimada e feliz por continuar na rota de eventos no meu estado", disse Mello. 

A escritora participará, nesta quinta-feira (13), às 17h, no Porto das Barcas, de um bate-papo literário e lançará o livro “Blog da Clara: pequenas grandezas do dia a dia”, que apresenta os principais textos dela no blog de mesmo nome no Cidadeverde.com.

"Estou ansiosa e espero que o bate-papo seja divertido, leve e informal. Pretendo interagir com todo mundo de uma maneira alegre e atual", disse. 

Em novembro, Clara Mello participa também de debate no Festival do Bonequinho do Jornal O Globo, sobre o filme "Homens, mulheres e filhos", no Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte, a escritora participa da Bienal do Livro de Minas.

Salipa

O escritor Assis Brasil é o homenageado da 5ª edição do Salipa. O parnaibano é o primeiro a ser homenageado em vida e terá um espaço intitulado “Casa do Escritor”, para divulgação de sua trajetória profissional.

Grandes nomes da literatura nacional também confirmaram presença. O jornalista Mário Magalhães abordará biografias não autorizadas e a liberdade de expressão; o escritor Cristovão Tezza discutirá o tema "Lutar com palavras é a luta mais vã" em sua palestra. Nomes como o da escritora Alice Ruiz, que vai ministrar a palestra "Do haikai à letra de música - Uma viagem poética", e da professora Sônia Rodrigues, filha de Nelson Rodrigues, que vai falar sobre o trabalho do pai na literatura nacional já estão confirmados. 


Graciane Sousa

Vereador requer audiência pública para discutir tombamentos em Parnaíba

Mais de 800 imóveis que compõem o conjunto arquitetônico do cento histórico de Parnaíba estão precisando de reparos. O patrimônio foi tombado pelo Insituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (IPHAN) em 2009 e desde então qualquer modificação, mesmo pintura, tem que ser autorizado pela instituição. O vereador André Neves, convocou uma audiência pública para discutir o assunto, já que muitos casarões estão sendo modificados sem passar por qualquer critério técnico por conta da demora nas liberações do IPHAN. 

 O patrimônio histórico é formada por cerca de 830 imóveis divididos em cinco setores. Qualque modificação na estrutura física, e até mesmo uma nova demão de tinta é considerado um ponto negativo pelo IPHAN. Alguns prédios estão abandonados. Quarteirões inteiros já caíram deixando ruas intrafegáveis no centro da cidade. 

O vereador André Neves requereu uma audiência pública com o IPHAN para esclarecimentos sobre as ações em Parnaíba. "O IPHAN não temum diálogo aberto com a sociedade e deixou a desejar. Muitos proprietários dos imóveis para fazer uma simples pintura ficam meses esperando uma autorização. De continuar do jeito que está, nada poderá ser feito e esses imóveis ficarão apenas na lembrança do que um dia foi o centro da cidade". 

Por conta dos embargos, muitos casarões estão fechados, foram postos à venda ou estão abandonados servindo de ponto de encontro para usuários de drogas. Outros prédios receberam autorização para a a reforma, mas apresentam fachadas modernas, descaracterizando as exigências do IPHAN. 

O arquiteto Carlos Alberto Farias, já apresentou vários projetos que foram rejeitados pela instituição. Ele disse que a demora em autorizar projetos varia entre oito e doze meses. "Os proprietários não tem esse tempo para esperar e acabam partindo para a ilegalidade e reformando por conta própria. O IPHAN não tem fiscalização e eles acabam fazendo a obra de forma.


Com informações de Darival Júnior (Tv Cidade Verde/Parnaíba)
Redação Sana Moraes
[email protected] 

Carro é destruído pelo fogo após pane elétrica no motor

Um carro pegou fogo após uma pane elétrica no motor na avenida São Sebastião, bairro Campos, em Parnaíba. O condutor, identificado como Raimundo José da Silva, ainda tentou conter as chamas jogando areia, porém o fogo se alastrou rapidamente e consumiu todo o veículo.

Fotos: Portalcostanorte



"O carro em chamas chegou a andar sozinho por cerca de 50 metros, parando em frente a sede da Eletrobras Distribuição Piauí. As chamas só foram controladas após a intervenção de uma equipe do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Parnaíba", relatam testemunhas.

Raimundo José trabalha nas proximidades do Mercado de Nossa Senhora de Fátima e a pesar do susto não ficou ferido. 


Com informações Portalcostanorte

Vendedor atira contra suspeito de apedrejar casa e esfaquear filho

O vendedor ambulante José Sousa do Nascimento, 52 anos, conhecido como 'Zé Caburé', foi levado à delegacia após atirar contra Joel Santos da Costa, 20 anos, no bairro Mendonça Clarck, em Parnaíba. De acordo com informações da PM, o acusado teria reagido após ver seu filho lesionado com uma faca e ter a casa da família apedrejada pela vítima e mais dois amigos. 

                      Fotos: Proparnaiba



"A discussão teve início as margens do rio Igaraçu e Ian Lucas Silva Nascimento, filho do acusado, foi lesionado com uma faca. Ele disse que tentaram levar sua bicicleta e correu para dentro de casa para se proteger. Na residência, o pai vendo a casa apedrejada e o filho lesionado reagiu e efetuou o disparo", explica o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, major Costa Lima.

Joel Santos foi atingido no pescoço e encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). O vendedor ambulante alega que agiu em legítima defesa. 

As facas e o revólver calibre 32 utilizado no crime foram apreendidos e os envolvidos, todos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, foram conduzidos para a Central de Flagrantes. 


Graciane Sousa

Assis Brasil será o primeiro escritor homenageado em vida no Salipa

O escritor Assis Brasil é o homenageado da 5ª edição do Salão do Livro de Parnaíba (Salipa), que ocorre de 12 e 15 de novembro. O parnaibano é o primeiro a ser homenageado em vida e terá um espaço intitulado “Casa do Escritor”, para divulgação de sua trajetória profissional.



A sala contará com exposição de fotos, livros, prêmios, além de um espaço para venda de livros, autógrafos e bate-papo com o próprio homenageado.

A programação desta edição será voltada para públicos específicos. Pela manhã será dedicada às crianças (com espetáculos) e aos professores/coordenadores /diretores (com oficinas), visando um melhor aproveitamento das visitas escolares. 

À tarde, a programação inclui palestras com temas variados, voltado ao público adulto; No turno da noite haverá o coroamento de escritores nacionais, além de shows musicais. Os bate-papos literários com lançamentos de livros serão durante a manhã e no fim de tarde.

Este ano, a Feira de Livros será realizada na ponte Simplício Dias e os shows musicais acontecerão nas ruínas do Porto das Barcas, onde também serão montados alguns estandes para venda de alimentação. 

As inscrições serão realizadas no local, momentos antes das palestras e os certificados serão emitidos conforme participação.

PROGRAMAÇÃO


QUARTA-FEIRA (12/11)

18h30 – Solenidade de Abertura
Intervenção Teatral “Assis Brasil: Os que bebem Beira Rio, Beira Vida”, com Grupo ATO de Teatro
Pronunciamentos

19h– Palestra: “Do haikai à letra de música – Uma viagem poética”                            
ALICE RUIZ (Poeta e letrista / São Paulo)

21h– Show Musical
Lançamento do CD “Meu Eu”, com ALINE BACELAR
Banda SETOR NORTE


QUINTA- FEIRA (13/11)

8h- Palestra: “Despertando o prazer da leitura e da escrita nas pessoas” 
GRAÇA TARGINO (Profa. Doutora da UFPI / Teresina)

10h– Musical: “Cantigas de Valor” 
ISAQUE FOLHA (Músico-educador)

14h30 – Palestra: “Um pedido de demissão dos tempos difíceis”
ITHALO FURTADO (Poeta / Parnaíba)

16h– Palestra: “A critica literária de Assis Brasil no Suplemento Dominical do Jornal Brasil” 
FRANCIGELDA OLIVEIRA (Doutora em Literatura Brasileira / UFMG)

18h30– Palestra: “Nelson Rodrigues por ele mesmo” 
SONIA RODRIGUES (Escritora e jornalista / Rio de Janeiro)

21h– Show Musical: 
JOÃO CLAUDIO MORENO canta “Luiz Gonzaga” 


SEXTA-FEIRA (14/11)

8h– Palestra: “Palestra ler pra crescer”
RUTHNEIA LIMA (Profa. E diretora da Casa Meio Norte).

10h– “Show do Leleco – Alegria da Criançada” 
FÁBIO COSTA (Ator e diretor teatral)

14h30 – Palestra: “Ritos iniciaticos na obra Ulisses entre o amor e a morte, de O.G. Rego de Carvalho”.
WANDERSON LIMA (Professor, poeta e ensaísta)

16h– Palestra: “Sociopoética e a formação de educadores multi/interculturais”
SHARA JANE COSTA ADAD (Profa. Doutora da UFPI).

18h30 – Palestra: “Biografias não autorizadas e a liberdade de expressão”
MÁRIO MAGALHÃES (Jornalista e escritor, Rio de Janeiro).

21h– Show Musical: 
Banda BESOUROS DA SILVA 
Número Circense da CIA GARATUJA, Espetáculo: Meninas Voadoras, apresentação artística CRAS João XXIII.


SÁBADO (15/11)

8h– “Literatura de Cordel” 
PEDRO COSTA (Cordelista e editor da Revista De Repente)

10h– “As aventuras de Cassimiro Coco”
CHAGAS VALE (Musico e arte-educador)

14h30 – Palestra: “A cela, o pátio e o grito: Onde estamos nós na História?”
FREDERICO OSANAN (Professor UFPI / Doutor em História)

16h– Musical: “Luiz Gonzaga: Cultura acústica e imagens de nordestinidade”
JONAS MORAES (Professor mestre e músico); ALFREDO WERNEY, Violão e direção artística(Professor mestre e musico)

18h30 – Palestra: “Lutar com palavras é a luta mais vã” 
CRISTÓVÃO TEZZA (Escritor / Curitiba)

21h– Show Musical:

“O POETA DESFOLHA A BANDEIRA”, com Edvaldo Nascimento e Banda Selfie, participação do poeta Durvalino Couto, uma homenagem aos 70 anos do Poeta Torquato Neto.




Da Editoria de Cidades

Carro com cinco da mesma família colide em poste

Cinco pessoas da mesma família sofreram um acidente de trânsito na avenida Pinheiro Machado, em Parnaíba. De acordo com testemunhas, uma 'racha' entre outros dois veículos teria feito com que o condutor perdesse o controle do carro e colidisse com um porte.

                           Fotos: Proparnaiba



"A avenida estava escura naquele trecho, por conta da chuva, quando dois carros passaram em alta velocidade em um 'racha' e um dos carros colidiu lateralmente com o Voyage GL 1.8, cor azul, placa BPE 6388", disseram testemunhas. 

Além do condutor do carro identificado apenas como “China”, sua esposa e três filhos pequenos estavam no momento do acidente, mas não tiveram lesões graves. A família estava de mudança para outra residência e foi socorrida e levada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) pelo motorista que responsável pelo transporte da mobília. 

A Polícia Militar isolou a área e a Polícia Rodoviária Federal foi acionada. 


Com informações Proparnaiba

Posts anteriores