Cidadeverde.com

Coluna de concreto cai e mata pedreiro em obra residencial

          Fotos: Kairo Amaral/ Portalcostanorte

O mestre de obras identificado como Edilson Carvalho dos Santos, 58 anos, morreu após ser atingido com uma viga de concreto nesta quinta-feira (08). A vítima trabalhava na demolição de uma casa antiga na rua Ceará, bairro São Francisco da Guarita, em Parnaíba.

"Ele estava batendo com uma marreta para demolir uma construção velha para a edificação de uma nova casa. Didi estava em cima de uma escada demolindo a coluna que caiu sobre sua cabeça", disseram trabalhadores da obra.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas, mas ao chegarem ao local, constataram o óbito. O mestre de obras sofreu fratura no crânio. 

Policiais militares, sob comando do tenente Vagno Aguiar, isolaram a área. A esposa da vítima estava sob forte comoção e revelou que o marido trabalhava na obra naquela obra a menos de um mês. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Portalcostanorte

Semar nega desvio de água e diz que chuva não vai recuperar Lagoa do Portinho em 2015

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informou que uma fiscalização na região da Lagoa do Portinho não localizou pontos de desvio de água de propriedades próximas. Em comunicado divulgado para a imprensa nesta quinta-feira (8), o órgão afirmou que a lagoa secou por completo e não há sequer água para ser desviada. Para piorar, o volume de chuvas deste ano não deve encher o reservatório. 


Imagens atuais mostram Lagoa do Portinho praticamente seca (Foto: TV Cidade Verde/Reprodução)

Há quase um mês, reportagem da TV Cidade Verde em Parnaíba mostrou a situação da lagoa, cartão postal do litoral piauiense. Depois disso, surgiram denúncias de que a água das rios Portinho e Marruás estariam sendo desviadas, mas a Semar informou que os dois não possuem água há três anos. As barragens que existiam para piscicultura também secaram. 

“A Semar já realizou fiscalização nas propriedades que ficam no entorno da lagoa para verificar se está havendo o desvio de água, conforme foi noticiado pela imprensa, porém, foi constatado que isso não existe, até porque não tem água para barrar. A lagoa secou integralmente. Está tudo seco na região”, disse a bióloga Roseane Galeno. A água que ainda resta no rio Portinho seria do movimento das marés.

De acordo com a Semar, a última cheia da Lagoa do Portinho ocorreu em 2009, quando o volume de água foi cinco vezes o esperado. Desde então, a situação é de estiagem. E a previsão do tempo é de que as chuvas deste ano não serão suficientes para encher a lagoa novamente.

“Para a região Norte (período chuvoso de janeiro a maio), tem a maior tendência à ocorrência de chuvas variando de normal a abaixo da média histórica. Anualmente, é esperando o registro de 1.600 milímetros de chuva naquela região. Fevereiro e Março são os meses de maior registro de chuvas no litoral, mas infelizmente, não será o suficiente para encher a lagoa”, alerta a meteorologista Sônia Feitosa. 

Providências
Ziza Carvalho, que assumirá o comando da Semar em fevereiro, já se informou sobre a situação não só do Portinho, mas das lagoas Sobradinho, Jaboti, Mutuca e Camurupim, também vítimas da estiagem. O futuro gestor prometeu monitorar o sistema de lagoas como um todo, tanto no controle do uso da água como na contenção das dunas que ameaçam comunidades no litoral do Piauí. 

“Tenho conhecimento que já foi feito um trabalho de revitalização, mas certamente era para ter tido continuidade no monitoramento das dunas. Novas fiscalizações serão feitas na região e então, tomaremos as providências que visem minimizar a situação. Isso considerando, também, que várias comunidades daquela região estão enfrentando sérios problemas”, declarou.

Da Redação
[email protected]

Instituto Tartarugas do Delta lança edital de estágio para o projeto Biomade

O Instituto Tartarugas do Delta lança edital para seleção de estágio voluntário no período de 30 dias para desenvolver ações de conservação na região da APA Delta do Parnaíba. O voluntário atuará prestando suporte às atividades do Projeto Biodiversidade Marinha do Delta – Biomade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.

O candidato, que deverá ter disponibilidade de 20h/semanais, realizará monitoramentos de praia noturnos e diurno, através de caminhadas e em veículos motorizados; atividades de educação ambiental com o público escolar e não escolar e acompanhamento de atividades de embarques (barcos motorizados e canoa à vela).

Os interessados deverão encaminhar a documentação para o email:[email protected], até o próximo dia 20. As entrevistas serão agendadas após a análise dos currículos pela equipe do Instituto.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

 

Começa período de proibição da cata do caranguejo-uçá no litoral

O Ministério da Pesca e Aquicultura e o de Meio Ambiente editaram a Instrução Normativa, Nº 9 de 30 de dezembro de 2014, que proíbe a cata do caranguejo-uçá no litoral nordestino. A proibição ocorre de janeiro a março em dois períodos em cada mês, quando os animais saem das tocas para o acasalamento, permitindo a reprodução da espécie.

A iniciativa do Governo Federal de instituir o período de defeso, também conhecido como 'andada' ou 'carnaval', se deve porque nste período, o esforço de captura atualmente empreendido na região do Delta do Parnaíba é superior à capacidade de suporte de regeneração do ambiente de forma natural. 

A adoção da medida de ordenamento da espécie começa a apresentar resultados positivos. Os catadores de caranguejo do Delta do Parnaíba, na sua maioria, têm apoiado a iniciativa reconhecendo a importância da parada no momento reprodutivo.

“Já evitamos pegar as fêmeas há muito tempo. Agora o Ibama e o ICMBio estão controlando a hora do namoro, isso é bom pra nós”, afirmou Pedro Bibi, catador de caranguejo da Ilha do Torto.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e o Ibama estão desenvolvendo atividades de fiscalização e de educação ambiental visando dar cumprimento a Instrução Normativa que estabelece o defeso do caranguejo.

Durante a operação “Uçá” serão mantidas equipes de fiscais que se revezarão durante todo o período da proibição, mantendo uma vigilância no Delta do Parnaíba e nos portos de Tatus e Carnaubeiras para evitar o registro de desembarque de caranguejo neste período.

 

Confira o perído de proibição

-Janeiro: de 6 a 11 e de 21 a 26;

-Fevereiro: de 4 a 9 e de 19 a 24;

-Março: de 6 a 11 e de 21 a 26;

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Homem é espancado após furto, em Parnaíba

Na tarde da última segunda-feira (05), um homem foi espancado após furtar um capecete no centro de Parnaíba. Alexandre Meneses de Lima é conhecido por praticar furtos na região. 

 

 

De acordo com a vitima, que não quis ser identificada, o acusado furtou o capacete do seu local de trabalho e algum tempo depois retornou ao local, já sem o capacete. A vitima reconheceu o acusado e avisou a alguns amigos que capturaram o homem e começaram a o espancar. 

A polícia esteve no local e encaminhou o acusado para a central de flagrantes. O capacete foi recuperado. 


Luiz Carlos Júnior ( especial para o cidadeverde.com)
Com informações Blog do Pessoa
[email protected] 

Após denúncias, Procon Municipal fiscaliza o uso de taxímetros

O Procon Municipal e a Secretaria do Trabalho e Defesa do Consumidor estão fiscalizando o uso de taxímetros em Parnaíba. Segundo o secretário Executivo do Procon, Miguel Bezerra, passageiros que se sentirem prejudicados podem denunciar o descumprimento ao orgão. Os taxistas que desrespeitarem o uso obrigatório do equipamento poderão ser multados e até mesmo perder o alvará.

O secretário ressalta que além da Lei Federal nº 12.468/2011, que determina o uso de taxímetro em cidades com mais de 50 mil habitantes, existe também um lei municipal que regulamenta o serviço.

"Ouvimos dos presidentes da associção e sindicato dos taxistas que alguns profissionais estão descontentes com o uso do equipamento. Um dos motivos alegados seria a baixa tarifa. Porém, independente do motivo, a lei deverá ser cumprida. Parnaíba é uma cidade turística e não podemos aceitar que os usuários do transporte sejam lesados", ressalta.

Secretário Executivo do Procon, Miguel Bezerra


Fiscais do Procon utilizarão estratégias para fiscalizar o uso do equipamento. Os próprios passageiros também podem ser levar denúncias ao próprio órgão ou a Secretaria do Trabalho e Defesa do Consumidor.

"Se houver denúncia será aberto um processo administrativo e se confirmado tanto o presidente da associação ou sindicato a qual o taxista pertence, quanto o próprio profissional poderão ser multados. Não há um valor definido da multa e os casos serão avaliados individualmente. Também, dependendo da situação, o taxista pode perder o alvará", reitera Bezerra. 

Representantes da Associação Municipal de Motoristas Taxistas de Parnaíba (AMMTPPI) e do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e de Taxi de Parnaíba assinaram um termo de comprometimento, para repassar orientações aos associados sobre a obrigatoriedade do uso do equipamento. 

O secretário Executivo do Procon, reforça ainda que a lei deve ser cumprida e a assinatura do termo dá suporte legal para se exigir o cumprimento.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Homens fazem família refém e roubam carro, em Parnaíba

Cinco homens invadiram uma residência, ontem (05), por volta das 20h30, em Parnaíba e fizeram a moradora e seus filhos reféns. Os homens estavam armados com revolveres e facas.

A vitima chegava em casa quando foi surpreendida pelos homens, que bloquearam o portão elétrico e entraram na residência. Os homens roubaram joias, dois mil reais, um notebook e fugiram no veículo da vitima.

 

Foto: ProParnaíba

 

Pouco tempo depois, o carro foi abandonado na rua Valença, bairro Bebedouro. A polícia isolou o lugar e periciou o carro, afim de encontrar impressões digitais. 

 

Luiz Carlos Júnior (especial para o cidadeverde.com)
Com informações ProParnaíba
[email protected]

 

Homem é flagrado conduzindo motocicleta com placa de carro

Um homem, natural de Araioses-MA, foi preso ao conduzir uma motocicleta com placa de carro na BR-402. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o  flagra ocorreu no município de Buriti dos Lopes, nesta segunda-feira (05). 

O acusado, que não teve a identidade revelada, pilotava uma moto Honda/CG125, cor verde, placa de alumínio forjado com caracteres alfanuméricos de um automóvel Chevrolet/Cobalt de cor branca (LWA-3172).

A motocicleta e o preso- que deverá responder por adulteração de sinal de identificação de veículo automotor- foram encaminhados para a Central de Flagrantes, em Parnaíba.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Mulher é presa com R$ 40 mil, maconha e munições pela PM

  • parnaiba-d.jpg Proparnaíba
  • parnaiba-ddd.jpg Proparnaíba
  • parnaiba-dddd.jpg Proparnaíba
  • parnaiba-dd.jpg Proparnaíba
  • parnaiba-dsss.jpg Proparnaíba

Policiais Militares do 2º Batalhão em Parnaíba prenderam no início da madrugada desta terça(06), Ana Paula Rodrigues da Silva, 31 anos, acusada de tráfico de drogas. Em sua residência, teriam sido encontradas drogas e cerca de R$ 40 mil em dinheiro trocado. 

Ana Paula seria companheira de Francisco Nelson dos Santos, que também é suspeito de realizar tráfico de drogas na Travessa Roseno, localidade Fazendinha, bairro Ilha Grande de Santa Isabel. 

De acordo com informações do site Proparnaíba, os militares receberam uma denúncia anônima de que o acusado de matar Adriano Ribeiro de Carvalho, 25 anos, assassinado na tarde desta segunda(05) estaria no local. Ao chegar na Travessa, um homem fugiu com a presença da polícia e entrou em uma casa suspeita, sendo perseguido pelos militares, que cercaram a casa.  

No entanto o homem conseguiu fugir com um embrulho na mão, mas ao fazer uma vistoria na casa, acompanhados de Ana Paula, encontraram muito dinheiro debaixo de um colchão e dentro de um armário e dois cartuchos não deflagrados de arma de fogo e em torno de duzentos gramas de maconha.

A ação foi comandada pelo tenente Castro, com o subtenente Rabelo, o sargento Anchieta, os cabo Luís Paulo e Rivelino e os soldados Loyola, Ducicléria, Ducivaldo, D. Veras, além do Serviço Reservado da Polícia Militar.

Ana Paula foi encaminhada para a Central de Flagrantes e autuada por tráfico de entorpecentes.


Caroline Oliveira
com informações do Proparnaíba
[email protected]

Jovem é preso após furtos em Parnaíba

O jovem Francisco Lima dos Santos foi preso neste domingo (04), após furtar um notebook e um tablet de uma casa no bairro Nova Parnaíba, em Parnaíba. 

De acordo com o dono da casa, Francisco foi localizado após os equipamentos serem rastreados por um sistema de monitoramento. O acusado foi encontrado em uma rua próxima à casa e foi preso por uma guarnição da polícia militar. 

 

 

Já preso, o acusado confessou a autoria de outros furtos. Só em uma escola, ele teria furtado R$ 2.500 e três notebooks. 

 

Luiz Carlos Júnior (especial para o cidadeverde.com)
[email protected]
Com informações ProParnaiba

Posts anteriores