Cidadeverde.com

Polícia Federal abre inquérito para investigar denúncias no HEDA

Após pedido do Ministério Público do Piauí, a Polícia Federal determinou a abertura de inquérito para apurar denúncias de irregularidades no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, litoral do Estado. A confirmação veio nesta quinta-feira (19). 

Portal do Delta
Promotor Antenor Neto

As denúncias foram feitas pelo promotor de justiça Antenor Filgueiras Lôbo Neto. Ele aponta a existência de várias irregularidades, como médicos com até cinco empregos. Em um caso, teriam sido concedidos 30 plantões de 24 horas para o mesmo profissional em um único mês. 

Há indícios ainda de fraudes para o recebimento do seguro DPVAT, destinado a vítimas de acidente de trânsito, com a participação de funcionários do HEDA. A exemplo do que denunciou a Revista Cidade Verde em Teresina, pessoas que não sofreram atropelamentos ou colisões com veículos estariam sendo orientadas a alterar o motivo da internação no hospital. 

Foto: Tacyane Machado/Portal Costa Norte

"A gente sabe que existem médicos que vão lá, colocam o dedo (no ponto eletrônico) e vão embora", disse o promotor ao Cidadeverde.com, afirmando existir uma "máfia branca" trabalhando para barrar os avanços buscados pelo poder público na melhoria do atendimento. 

Diante da situação, o promotor enviou ofício ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Antenor Neto pede o envio de 20 profissionais do programa Mais Médicos para suprir a demanda do litoral. "Se está sendo pago R$ 50 mil para o médico não operar, não clinicar, não encaminhar o doente para Teresina, traz cinco médicos do Mais Médicos para Parnaíba com esse dinheiro", exemplificou. 

"Mandei (o ofício) porque eu entendo que isso é em caráter de urgência. Eu acredito que, comprovando o que está acontecendo aqui, vou ter alguma resposta de lá", acrescentou.

O HEDA é motivo de polêmica há semanas. Em agosto, médicos pararam as atividades por conta do atraso de quatro meses no pagamento de plantões, provocados por uma auditoria aberta pelo Governo do Estado. Clara Leal, ex-diretora do Hospital de Urgência de Teresina, foi nomeada como interventora na unidade.

Fábio Lima

UFPI aumenta número de vagas para curso de Medicina

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimateia Dantas Lopes, anunciou a oferta de 260 vagas para o curso de Medicina, sendo 120 em Teresina, 80 em Parnaíba e 60 em Picos. Com isso, o Piauí ganha 180 novas vagas por ano para Medicina, apenas na UFPI, sem contar com vagas oferecidas por outras instituições. 


Quanto ao curso de Medicina de Parnaíba, previsto para iniciar em 2014, o Governo do Estado já encaminhou à Funasa (Fundação Nacional de Saúde) o termo de acordo para que possa ser concluído o processo de cessão do Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA) para a UFPI, a fim de que a unidade de saúde funcione como hospital escola para o curso de Medicina no município.

Para Picos, o Ministério da Educação (MEC) já autorizou a criação do curso, faltando apenas uma vistoria dos técnicos para verificação da estrutura. O problema tem gerado discussão na universidade em Picos e poderá ser resolvido com a construção do Centro de Referência Médica. 
 
"Consegui do Ministério da Saúde o valor de R$ 34,6 milhões para construção do centro. Os recursos estão disponíveis na Caixa e podem ser utilizados pelo Governo Estadual para a obra", conta o deputado federal Assis Carvalho.

O deputado destaca também que tem articulado a luta para implantação de cursos de Medicina em Parnaíba e Picos, buscando apoio junto aos ministérios da Educação e Saúde, governo do Estado e da própria UFPI, que tem papel fundamental na elaboração dos projetos, encaminhamento de todos os trâmites formais, organização da estrutura e a própria implantação do curso.


Com informações Proparnaiba

Festival das Emoções é lançado em Parnaíba

Foi lançado o Festival das Emoções, evento que tem a realização do Governo do Estado do Piauí, Sebrae/PI e das prefeituras municipais de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. O lançamento aconteceu no Calçadão Cultural, em Parnaíba. 


O evento já foi lançado em Teresina, no último dia 10 de setembro e será lançado ainda em Fortaleza, no próximo dia 19 de setembro, e em São Luís, Maranhão, no dia 27 de setembro.  O município de Parnaíba sediará uma arena com shows de djs e artistas locais, além da apresentação nacional de Emmerson Nogueira. A avenida Beira Rio também será ponto de partida do GP Delta de ciclismo e da Corrida Cross Country Trail Runner, que percorrerá ruas e avenidas da cidade até a Lagoa do Portinho. O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, afirmou que a prefeitura está engajada para realizar um grande evento, atraindo pessoas de várias partes do Brasil.

O Salão de Turismo da Rota das Emoções é o principal foco do festival e acontecerá no Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba, Norte do Piauí, a 340 km de Teresina. 


O Salão acontecerá simultaneamente com as demais ações do Festival e será estruturado em quatro áreas distintas: Mostra do Turismo, espaço para os municípios exporem seus produtos e serviços abrindo espaço para divulgação de roteiros complementares à Rota; Área de Comercialização, com vendas de roteiros, artesanato e produtos alimentícios artesanais e regionais; Área do Conhecimento, visando promover encontro com os prefeitos dos municípios que compõem a Rota das Emoções, com seminários e mesas redondas sobre a cooperação empresarial na Rota; Área de Integração com a mídia, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os profissionais da imprensa.

 
Além das disputas de aventura e eventos culturais, o Porto das Barcas abrigará o 1º Salão do Turismo da Rota das Emoções, espaço para negócios, exposições e palestras, que envolverá os 14 municípios que compõem o roteiro integrado entre Piauí, Ceará e Maranhão. Acesse o nosso site www.festivaldasemocoes.com.br. Lá, as inscrições estão abertas para quem deseja participar de uma das modalidades inseridas no festival, entre elas o Enduro das Dunas, o GP Delta de Ciclismo, a Corrida Cross Country Trail Runner e o Arena Kite Surf Brasil, este que tem organização da Signature.

Homem é preso acusado de decepar os dedos da esposa durante briga

A polícia de Parnaíba (318 km de Teresina) prendeu neste final de semana o homem identificado como Cláudio Idalécio de Sousa, 35 anos. Ele é acusado de decepar os dedos da própria esposa durante uma discussão.

Fotos: Portal do Catita

A vítima, Maria Diana de Oliveira Nascimento, foi socorrida e levada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Dois dos dedos da mão esquerda foram amputados. 


Segundo o capitão Palhamo, comandante do Ronda Cidadão, o acusado é natural e Teresina e usuário de drogas. "Ele está preso e nós estamos levantando a ficha criminal dele", acrescentou.

Jordana Cury

Restaurante Popular reabre após interdição de quatro meses

Após quatro meses interditado, o Restaurante Popular do Trabalhador Parnaibano foi reaberto nesta quinta-feira (12). Com a reforma, a expectativa é que sejam servidas mais de mil refeições diariamente, no horário de 11h às 13h. 

                  Foto: PMP

Segundo a diretora de segurança alimentar Rutinéia Silva, o funcionamento foi retomado, plenamente, com certificado pela Vigilância Sanitária (Visa).

                    Foto: Portalcostanorte

Rutinéia Silva ressalta que a reforma buscou atender todos os critérios estabelecidos para a adequação das instalações da cozinha banheiros e demais dependências.

Dentre as adequações estão a instalação de telas em todas as janelas e acessos à área de preparação dos alimentos, o revestimento cerâmico nas paredes, pintura de toda a estrutura, revisão de sistemas elétrico e hidráulico, além de outras adequações.

Ainda de acordo com a diretora, o restaurante oferece à população alimentos ainda mais saudáveis e seguros, seguindo as recomendações da Visa. Além das mudanças na estrutura física, o quadro de servidores também foi reajustado com a substituição de manipuladores dos alimentos. 


Da Editoria de Cidades

Motociclista é quase degolado por fio de rede elétrica

Mais um caso envolvendo problemas com fiação da rede elétrica quase acaba em tragédia no interior do Estado. Desta vez, um motociclista teve o pescoço cortado por um fio de energia e, de acordo com informações do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, por pouco não foi degolado.

Fotos: Blog do Pessoa

O acidente ocorreu na noite de ontem (11), quando o  motociclista Francisco Pereira de Andrade, 40 anos, trafegava, por volta das 20h, na rua 24 de Julho, bairro Piauí, próximo a rua Rodrigo Coimbra que dá acesso ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.


"O quadro dele é estável, teve apenas uma alteração na pressão arterial, mas já foi controlada. A cirurgia foi muito delicada e por pouco ele não foi degolado. Teve muita sorte", disse a técnica em enfermagem, Celeste de Brito Galeno. 

A vítima identificada como Francisco Pereira de Andrade já foi submetido a intervenção cirurgica e ainda não tem previsão de alta.

A via estava sem energia e, de acordo com populares, equipes da Eletrobras já estavam no local tentando solucionar o problema.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a assessoria da Eletrobras que apura as informações e se pronunciará sobre o ocorrido na tarde desta quinta-feira (12). 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Vazamento de botijão provoca incêndio em residência

O incêndio provocado por um vazamento em um botijão de gás destruiu eletrodomésticos e parte da cozinha de uma residência na avenida Pinheiro Machado, em Parnaíba.

                          Foto: Proparnaiba

Equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram acionados e, rapidamente, controlaram as chamas. Ninguém saiu ferido, mas devido ao susto, a proprietária da residência desmaiou e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 


"Nossa sobrinha acendeu o fogo para fazer um remédio e ouviu um chiado no botijão de gás devido ao vazamento. O fogo se alastrou incendiando a cozinha e destruindo o fogão, geladeira, mesas, entre outros móveis", lamentam os proprietários. 


Com informações Proparnaiba

Governo fará novo estudo para Vila Olímpica em 60 dias

O Tribunal de Contas da União(TCU) determinou o redimensionamento do projeto original da Vila Olímpica de Parnaíba, adequando-o às condições econômica e demográfica daquele município. O projeto rejeitado pelo TCU foi dimensionado ainda em 2007, com o objetivo de colocar Parnaíba como subsede da Copa do Mundo de 2014. Mesmo a cidade não sendo escolhida como subsede, a proposta original - com recursos previstos do Ministério dos Esportes - foi mantida.

Maquete de como deve ficar a Vila Olímpica se concluído o projeto original

Pelo projeto, o item que mais discrepa é o estádio, desenhado para ter 35 mil assentos. O tamanho é considerado excessivo, em uma cidade com população ao redor de 150 mil habitantes. Para se ter uma idéia, a Arena Corinthians, que vai abrir a Copa de 2014, tem capacidade para 48 mil torcedores.

O relatório não apontou qualquer indício de superfaturamento da obra, ressaltando que os problemas podem ser corrigidos com a adoção das providências solicitadas. As recomendações do Tribunal de Contas da União foram formalizadas pelo Acórdão nº 2394/20113. Segundo o documento, o redimensionamento do projeto deve levar em consideração a população de Parnaíba, com seus 150 mil habitantes, e o devido uso do espaço esportivo.

Maquete do ginásio

As restrições do TCU, no entanto, não enterram o sonho da Vila Olímpica de Parnaíba. Agora, um novo estudo de viabilidade será realizado pela Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), que deve apresentar uma nova proposta em 60 dias.

No estudo a ser apresentado ao TCU, a Seplan deve estimar custos de produção e manutenção das estruturas, capacidade para realização de eventos, programação de atividades possíveis nas dependências do complexo e formação, continuada ou não, de atletas.

Pelo projeto inicial, a Vila Olímpica contará com estádio, piscina olímpica e de saltos, além de ginásio.  Na obra já foram realizadas terraplenagem, cercamento dos terrenos, quadras descobertas e respectivas arquibancadas.

Interventora assume hospital de Parnaíba pra resolver crise

O governador Wilson Martins (PSB) afastou nesta terça-feira (9) o diretor do Hospital Regional de Parnaíba e nomeou uma interventora. Há cerca de 15 dias, o hospital vive um crise com greve dos médicos e prestadores de serviço. A paralisação ocorreu após uma auditoria do governo que constatou irregularidades no Hospital Dirceu Arcoverde de Parnaíba.

Clara Leal foi diretora do HUT em Teresina

A interventora que assumirá o hospital interinamente é a enfermeira Clara Leal, ex-diretora do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).  Ela deverá assumir a direção já nesta quarta-feira (11). Na manhã de hoje, o secretário de Saúde, Ernani Maia, comunicou a ida da nova diretora do hospital ao prefeito do município, Florentino Neto, durante reunião na Sesapi. A cidade de Parnaíba é gestora plena da saúde.

“É uma profissional competente, já teve a frente do principal hospital de urgência da nossa capital. A sua missão é reorganizar o HEDA para que problemas como os que estão ocorrendo não se repitam. Uma indicação extremamente técnica”, disse o secretário.

Clara Leal é funcionária da Prefeitura de Teresina desde os anos 1980. Coordenou o antigo SOS Teresina, hoje SAMU, e foi diretora da Maternidade Wall Ferraz, no bairro Dirceu Arcoverde. Ela deixou a direção do HUT em 2012.

Folha de Parnaíba

O prefeito de Parnaíba disse ao secretário que conta com o apoio da Sesapi para melhorar o atendimento à população no município. Ernani ressaltou ao gestor que as providências para encerrar os problemas no HEDA já estão sendo tomadas, como a regularização do pagamento dos plantões dos médicos da unidade de saúde.

“Por conta de uma auditoria, e por recomendação da CGE, suspendemos os pagamentos, mas já retomamos e com a chegada da nova diretora a situação será normalizada”, finalizou Ernani Maia.

Participaram da reunião com o secretário, o superintendente de assistência à saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino e o assessor especial da Sesapi, Artur Pereira O prefeito de Parnaíba estava acompanhado do deputado estadual Fábio Novo.
 
Flash Yala Sena (com informação da Sesapi)

TCU determina suspensão de repasses para Vila Olímpica

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Caixa e Ministério do Esporte suspenda os repasses federais das obras da Vila Olímpica de Parnaíba. O acórdão foi votado no dia 04 de setembro pelo plenário do Tribunal. 

O TCU quer que a Fundespi e Ministério do Esporte se manifestem em 15 dias, “sobre a ausência de estudos de viabilidade técnica e socioeconômica para implementação da Vila Olímpica de Parnaíba/PI, tendo em vista evidente incompatibilidade do porte do empreendimento com a conjuntura política, econômica e demográfica do município de Parnaíba- que conta apenas com cerca de 150 mil habitantes”, afirma o relatório.

Maquete do projeto da Vila Olímpica

Por conta disso, a obra está sendo classificada com Irregularidade Grave com recomendação de Paralisação (IG-P). Essa suspensão faz referência específica a dois contratos de elaboração de projetos. 

No acórdão, consta ainda que não há uma definição clara de quem irá ser responsável pela gestão da Vila Olímpica, se será da Fundespi ou do Ministério do Esporte.  

As obras começaram em julho de 2012 e foram paralisadas em dezembro do mesmo ano, por falta de repasse da Caixa Econômica Federal, por não reconhecer como válido o pregão de terraplanagem e das quadras da Vila. O relatório do TCU contesta a decisão da Caixa, porém encontrou outras irregularidades no projeto para manter o contrato suspenso.  

O Complexo Esportivo da Vila Olímpica estava estimado em mais de R$ 200 milhões. Com estádio olímpico para capacidade de 30 mil torcedores, uma vila olímpica com ginásio para cinco mil pessoas, uma piscina olímpica para natação e outra para saltos ornamentais, duas quadras poliesportivas, duas quadras de vôlei de areia, quatro quadras de tênis, pista de cooper, mais arquibancadas para duas mil e 500 pessoas, estacionamento para 500 veículos, oito quiosques, além de vestiários, banheiros etc.  

O relator do acórdão foi o ministro-substituto André de Carvalho. A auditoria ocorreu do dia 27 de maio a 28 de junho de 2013. 


Fábio Lima e Caroline Oliveira

Posts anteriores