Cidadeverde.com

Coluna 10/05/2023

Lucas Pereira deve ficar na PMT em outro cargo

A coluna apurou com fonte próxima ao secretário municipal de Comunicação, Lucas Pereira, que ele pode sim permanecer nos quadros da Prefeitura de Teresina, só que em uma nova função: secretário imediato do prefeito Dr. Pessoa. O convite foi feito e Lucas avaliará se aceita ou não. 


Motivos pessoais

Nos corredores do Palácio da Cidade, percebia-se que Lucas Pereira já havia demonstrado interesse em focar em sua carreira como advogado e deixar o furacão político da gestão Pessoa. Ele foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados, mas não exerce a profissão por conta dos conflitos de tempo e agenda. Tem um filho pequeno, e ascendeu muito rápido, sem tempo de aproveitar a família. Tudo isso é real.


Motivos não-pessoais

Assim como é real a relação próxima e pessoal do secretário com o prefeito. Mas, por isso mesmo, o leitor da coluna pode estar se perguntando: “E por que Lucas pediu demissão do cargo?”. Uma Prefeitura é composta de muitas vozes e opiniões, em especial quando a urgência de um cenário eleitoral se impõe. Eventuais sucessos ou intempéries na imagem de um gestor terminam assim sendo creditados a nomes específicos como bodes expiatórios de questões muito mais complexas. Resumidamente.


Volte algumas colunas

A coluna do dia 04 de maio (conhecida como quinta-feira passada), adiantou ao leitor a disputa de grupos políticos pelo controle da secretaria de Comunicação. Clique aqui para ler. Na ocasião, as informações foram colocadas de maneira cifrada, atendendo a pedido de reserva das fontes consultadas. Agora que veio a público, a coluna recomenda novamente a leitura para apreensão mais completa do cenário.


Fenelon convidado

A informação mais recente é a de que o ex-secretário de Comunicação do governo Wilson Martins e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí, Fenelon Rocha, é o nome para assumir no lugar de Lucas Pereira. Fenelon chegou a dar workshops internos de media training aos secretários municipais há alguns meses. Ele teria sido convidado, segundo fonte palaciana, mas colocou alguns pré-requisitos para assumir, o que fez com que o prefeito Dr.Pessoa pausasse as conversas.


Sobe e desce

Na Saad Sudeste, o vereador Roberval Queiroz deve indicar a esposa, Vani Queiroz, que disputou na chapa do Republicanos na última eleição. Já na Saad Sul 2, o nome de Juca Alves esfriou. Na Coordenadoria de Defesa dos Animais, criada agora, a vereadora Thanandra Sarapatinha deve indicar o atual diretor do Centro de Zoonozes, Paulo Marques.


Ênio deve ficar

Também esfriou a saída de Ênio Portela na Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Ele é a indicação do deputado Evaldo Gomes e o cálculo é simples: o Solidariedade tem uma vereadora bem articulada na Câmara de Teresina, Fernanda Gomes. Evaldo Gomes, forjado nos movimentos estudantis, é bom de discurso. Uma saída de Ênio agora seria a contratação imediata de uma oposição aguerrida, o que nenhum prefeito precisa.


Valendo

Em Picos, o grupo do prefeito Gil Paraibano tem mirado as bases do deputado e cotadíssimo candidato da base de Rafael Fonteles, Pablo Santos. O grupo anunciou a adesão de Renato Ibiapino, ex-vereador e atual primeiro suplente do PT com mais de mil votos, que votou em Pablo e Rafael Fonteles e na última eleição municipal, foi um dos mais fortes apoiadores de Araujinho.


Não vale

Já o grupo do secretário de Turismo, minimiza as adesões e desenha uma frente suprapartidária para enfrentar Gil Paraibano. Político picoense ligado a Pablo Santos, acredita que a adesão de lideranças não é sinônimo de adesões populares, seria o contrário e prevê cenário parecido com o pleito de Teresina.


Estou contemplado

O ex-procurador do Município, Aurélio Lobão, foi convidado para assumir a secretaria municipal de Governo ou voltar para a PGM. Não aceitou porque, segundo interlocutores, quer focar na carreira jurídica enquanto dá aulas em uma universidade particular à noite, é assessor jurídico de um grande grupo do setor de planos de saúde, de dia (além do trabalho advocatício nos municípios, com gestores e ex-gestores) e ganhou novo patamar e visibilidade com sua indicação à lista tríplice do Quinto Constitucional do TJ-PI. Além disso está concluindo o Doutorado na USP, o que seria o principal motivo. Puxado.


Esfriou

Não foi para a frente a colocação de Gessy Lima no secretariado do prefeito Dr.Pessoa. De um lado, depois da euforia do anúncio de apoio, Gessy não sinalizou mais sobre espaços a serem ocupados e a prefeitura fez o mesmo. Todo mundo calculando os pesos e passos seguintes.


Pontos corridos

Enquanto existir lista tríplice, haverá especulação. No caso, a definição pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) do próximo juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) conta com os nomes de José Maria Costa, Leandro Cavalcante e Guilardo Medeiros. O favorito nem sempre é o mais votado (não que isso não conte). Vale pontos ter maior vinculação com a ala eleita do PT, o grupo jovem.


Escalando

A disputa velada entre PMT e Palácio de Karnak tem ido além das questões institucionais. Nomes que o Republicanos mira para formar suas chapas de vereador em Teresina, incluem petistas de médio potencial de votos, como é o caso de Maykon  Silva, da Fundação Wall Ferraz, ligado ao vereador Dudu. Promete!


Foto do dia

Não se fala mais de Joel Rodrigues no Progressistas para prefeito de Teresina. O nome é o de Bárbara do Firmino e Sílvio Mendes de vice, na composição mais recente e factível. Enquanto na base de Rafae Fonteles, se fala na escolha em dezembro e até janeiro, na oposição a data é certa: agosto. Joel agora viaja intensamente nos municípios piauienses para segurar os prefeitos ao lado de Ciro Nogueira para o Senado. A costura de 2026 já começou.  


A frase para pensar 

“Eu não jogo, eu luto”, Alexander Alekhine (1892-1946), ex-campeão mundial de xadrez, definindo seu jogo.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais