Cidadeverde.com

Coluna 15/09/23

*Por motivo de um breve (alguns diriam que merecido) recesso da colunista, a coluna não tem edição nesta segunda, excepcionalmente, e retorna a ser publicada normalmente na terça-feira, 19/09. Paciência, leitor. 

 


Jeová deve deixar indicado na Saad Sul e voltar para Alepi
 
“Pra quê ele foi aparecer nessa foto? Eu avisei que ia dar ruim”, admitiu um deputado, à colunista, a respeito da inusitada presença do deputado Gessivaldo Isaías no almoço com nomes do PT e os deputados Franzé Silva e Fábio Novo na quarta-feira. A foto caiu como uma pedra (de fogo, não de gelo) no Palácio da Cidade e uma turma defende que o deputado Jeová Alencar, hoje na Saad Sul, volte para a Assembleia e tire a vaga de suplente ocupada hoje por Gessivaldo. Retaliação? 


Troco a Gessivaldo 

Ainda há no entorno do Republicanos quem credite a troca de comando do grupo de Dr.Pessoa para o grupo de Jadyel Alencar, ao pastor Gessivaldo. O Republicanos é o braço político da Igreja Universal, como o leitor sabe. O fato é que se Jeová Alencar deixar mesmo a Saad Sul, ele deve deixar um indicado no robusto espaço, pois as obras são muitas. Assim, também não é demais presumir que o parlamentar pode aproveitar a estadia na Alepi para trabalhar um distanciamento maior da atual gestão, enquanto reforça o próprio nome - sempre bem lembrado - como candidato a prefeito de Teresina. São apenas hipóteses…


Franzé Senado 2026!
 
Os apoiadores de Franzé Silva só falam nisso: Franzé Senador! O acordo está na mesa, o que não quer dizer que já tenha sido assinado. É uma opção que contempla o grupo do presidente da Assembleia Legislativa para a adesão a Fábio Novo na disputa pelo comando do Palácio da Cidade em 2024. 


Os outros que se virem
 
A coluna, que é do contra, ousou perguntar um alto cardeal petista se já não tinha gente demais disputando a vaga de senador em 2026. “Na verdade não existe muita concorrência, só o Flávio Nogueira, pois Marcelo (Castro) e o Júlio (César) já estão contemplados”. Estão contemplados mesmo?


Capítulos da oposição
 
“Ninguém consegue controlar ele (Sílvio Mendes), se ele disser que é candidato e bater o pé, o CN (Ciro Nogueira) vai dizer o quê? Que não apoia? Está todo mundo esperando o Sílvio dizer o que vai fazer e tentando achar esse ponto de equilíbrio”, revelou uma fonte sobre a posição de Sílvio Mendes no grupo da oposição. Tecla SAP: tudo pode acontecer (inclusive nada, mas a coluna duvida muito dessa última possibilidade).


Então tá bom
 
De um experiente político, sobre em que pé estão as escolhas de candidatos a prefeito de Teresina: “Melhor perder com o seu do que ganhar com o dos outros”. A conclusão e o nome dos bois, é com o leitor. A colunista só repassa.


Escolha seu galho e fique nele

É melhor, na política, ser forte em apenas um lugar ou ser fraco em toda parte (pergunta retórica)? A energia é finita e a coluna não cansa de lembrar que a regra básica do posicionamento público é não querer ser tudo para todos. Sempre termina em dificuldades. É difícil assumir um espaço, por menor que seja, na mente do eleitor. Ou o político se lança num novo nicho ou se coloca como alternativa viável ao líder. Escolhas. 


Cifrada do Chá de Camomila
 
Um secretário municipal de Teresina manda avisar a um suplente com fama de zangado, que fique tranquilo, pois ele não pretende voltar tão cedo para a Câmara. Tem muitas obras e projetos para tocar e coisa e tal. A coluna é da paz e faz questão de repassar o recado. Uma pequena ressalva: talvez, por meados de novembro, por força de questões superiores, o titular tenha que marcar ponto no plenário da Câmara. Mas isso é apenas - o leitor já sabe - uma hipótese. 


Para ler, ver e ouvir
 
O vereador de Teresina, Markim Costa, super sincero, disse à coluna sobre a última dica (volte sete colunas) da série “O Urso”(Star+): “Não gostei”. A coluna é brasileira e não desiste nunca. Mais uma dica, na esperança sincera de que o leitor aprecie dessa vez. Ouça o podcast “Collor vs Collor”, original Globoplay e se prepare para ficar obcecado. Com áudios inéditos de Pedro Collor, Tereza Collor e Fernando Collor, guardados pela jornalista Dora Kramer desde os anos 1990, a narrativa sobre poder e política é absolutamente instigante e mostra como uma briga familiar derrubou o primeiro presidente eleito de forma direta depois da ditadura. Um achado de ouro! 


Foto do dia
 
A coluna quer terminar a sexta-feira com boas energias, por isso mostra a movimentação do presidente da Câmara Municipal de Teresina na entrega, de mais de 130 laudos médicos solicitados no Neuro em Ação, programa incluso no projeto Câmara em Ação, que amplia o acesso ao diagnóstico precoce das condições que afetam o neurodesenvolvimento infantil. “Para esses pais e mães, a garantia de uma boa educação, de um completo acompanhamento médico ou da conquista de benefício previdenciário é fundamental o laudo de comprovação”, explicou Enzo. Projeto de relevo, que alça o Legislativo municipal a um papel ativo e de integração com a sociedade.


A frase para pensar
 
“Eu leio o jornal de amanhã”, Eike Batista (1956-) empresário, gabando-se da sua capacidade de antecipar tendências.

Colunas anteriores