Cidadeverde.com

Coluna 11/09/23

A hora certa do cavalo passar

Não foi o ex-presidente Tancredo Neves que disse que não se tira o sapato antes de chegar à margem do rio? Pois bem. A coluna está sempre atrás de saber da trama por trás da trama e foi perguntar a um bem informadíssimo político o que ele estava ouvindo por aí. A resposta: “Deixe pra coluna seguinte. As coisas vão acontecer de terça pra frente. Clima muito ruim na AL (Assembleia Legislativa). Fábio (Novo) e Governo já trabalham muito na aproximação com aliados”. 


O governo somos nós

O partido precisa ser forte, mas não tão forte que ultrapasse a força do governante. Exemplo: quando José Sarney tomou posse como presidente interino (Tancredo Neves estava internado), o presidente da Câmara, Ulysses Guimarães encaminhou uma questão ao ministro-chefe da Casa Civil, José Hugo Castelo Branco, que respondeu: “Vou ver a posição do governo com o presidente Sarney”. Ulysses respondeu na hora: “O governo somos nós...”. Naquela época, o MDB estava por cima da carne seca em Brasília.


Os três pontinhos

Como o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, ainda está em São Paulo cuidando de assuntos familiares, os partidos e a corrente do PT ligados a ele estão no aguardo do comando sobre o que fazer. Franzé reúne a turma na terça-feira. A dúvida, expressa por um petista, com todas as letras: “Se esse povo não se envolver na campanha do Fábio...”. A fonte não completou a frase, fica pra imaginação do leitor.


Que comecem os jogos

Começa essa semana a movimentação das oposições. Cada candidato, separado, fará visitas e pequenas reuniões, além do lançamento de um manifesto e da visita às obras inacabadas que eles apontam ter em Teresina. Desse corpo a corpo deve ser medida a desenvoltura de cada um para a escolha do nome que encabeçará a chapa: Sílvio Mendes, Luciano Nunes, Bárbara do Firmino e João Vicente Claudino. Um dos quatro.


A foto da discórdia

A turma não perdoa. Não era nem 8h da manhã quando a colunista recebeu as ligações de duas ilustres figuras: “Viu a foto do Luís André com o Mainha?”. A colunista não tinha visto, mas depois dessa foi ver e já passa para o leitor dessa humilde coluna também apreciar. É que o vereador e secretário municipal de Meio Ambiente esteve com o novo presidente do Republicanos no final de semana. O registro foi suficiente para fazer a turma de Dr.Pessoa chiar. 


Trago a paz, amigos

Eles não querem saber de Mainha e da mudança de comando do Republicanos, que passou para o grupo do deputado federal Jadyel Alencar. Luís André votou em Mainha em 2010, por sinal. E Mainha sinalizou ao vereador que não tem motivo para estresse: a candidatura do nome do Palácio da Cidade terá o apoio do Republicanos, pode confiar. A coluna - que sempre prefere ver o copo meio cheio - espera que Luís André leve o recado da boa vontade de Mainha e cia e assim acalme os ânimos pelos lados da PMT.


Aguarde e verá

Independente do climão com o Republicanos, o pessoal da Prefeitura espera ter um novo partido daqui para a próxima semana. Que partido? A fonte não revelou. Pelo menos uma pista? “É do campo político do presidente Lula”, respondeu um dos articuladores da missão. Ora...


Cifrada da Sinuca de Bico

Um político carismático e de bom trânsito com os vereadores de Teresina trabalha forte nos bastidores para ser candidato a prefeito da capital. O problema é o partido. “Se ele for esperar por carta de anuência para sair, pode ter certeza que o suplente cassa ele”, avisou um vereador. Sinuca de bico pois, sem partido, sem candidatura, é ou não é?


Serviço

Depois de visitar o Sul do Brasil, que sofre com a tragédia causada pelas chuvas, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, participa de duas agendas no Piauí: solenidade de entrega de veículos da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), pela manhã, e junto com o ministro da Educação, Camilo Santana, da Cerimônia de Adesão do Governo do Piaui aos programas do Governo Federal - Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Escola em Tempo Integral. Vai estar todo mundo lá.


Foto do dia

Lembram do Rochinha, que figurou nos áudios que o senador Marcelo Castro mandava na eleição de 2022? O próprio deve lançar-se em voo solo na política, agora como como pré-candidato a prefeito da oposição em Cabeceiras. Lá, juntaram-se o ex-prefeito e pré-candidato a prefeito Zé Ozires (MDB/Felipe Sampaio) e, os outros pré-candidatos a prefeito vereadora Solange (PT/Merlong Solano e Francisco Limma) e Valdir Ótica (PSD/Deputado Georgiano). Rochinha filiou-se ao PT e terá a vereadora Solange de vice numa chapa pura. A chapa de vereadores sairá pelo MDB com o ex-prefeito Zé Ozires e o Valdir Ótica puxando as candidaturas.


A frase para pensar

“Política é esperar o cavalo passar”, Getúlio Vargas (1882-1954), ex-presidente da República, sobre saber a hora certa, o famoso “timing”.

Colunas anteriores