Cidadeverde.com

Coluna 23/09/23

As perguntas mais ouvidas na política piauiense

Segue o ranking do que mais se ouve na bolha da política local nas últimas semanas. Aliás, a colunista precisa colocar o celular no modo avião entre 21h e 7h, se não, são as mesmas questões ad infinitum. Essa coluna só faz perguntas. Para as respostas, passe amanhã:

- Fábio Novo conseguirá vencer as resistências internas à sua candidatura e crescer nas pesquisas até dezembro?

- Jeová Alencar consegue viabilizar uma candidatura a prefeito dentro do grupo da PMT?

- A troca de comando do Republicanos teve a ajudinha do senador Ciro Nogueira?

- Jadyel Alencar volta ao comando do Republicanos? 

- Sílvio Mendes não quer decidir a candidatura agora e a oposição quer para ontem. Quem leva a melhor?

- Quem está dando uma forcinha para que o PSB vá para o Palácio da Cidade e por qual motivo?

- Se não for a candidata, Bárbara do Firmino permanece onde está?

- Marcos Aurélio Sampaio e Themístocles Sampaio marcharão juntos?

 - O que os vereadores tanto cochicham em Teresina?


Faltou ele

O evento político que o médico Paulo Márcio realizou em Teresina foi bem prestigiado, começando pelo padrinho, o forte vice-governador Themístocles Sampaio, passando pelo ex-senador Elmano Férrer. A ausência claramente notada foi a do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD). A leitura de bastidores é simples: Marcos mantém seu nome à PMT e, portanto, não teria como apoiar um concorrente ao mesmo cargo, ora...


Quer saber demais

Referenciado como médico, Paulo Márcio tem a movimentação notada com atenção no mundo político. Mas, considerando que em 2022 não votou no governador Rafael Fonteles, encabeçar uma chapa desse grupo seria vista como efetivamente distante de se concretizar. “Não vai rolar. Mas um caminho mais provável seria uma vaga de vice”, relata uma fonte que orbita nas esferas de poder. Em qual chapa? “Aí já não sei”, respondeu. 


Setores mandam recado 

Nessa última semana “setores” sinalizaram ao ex-deputado Luciano Nunes (PSDB) que o cavalo está passando selado: “Basta ele se viabilizar”. Bom, se viabilizar candidato a prefeito de Teresina num mar com tantos tubarões não é pouca coisa. Continue a nadar.


Queremos ele

“Então ele (Luciano) resolveu cair em campo, personificar a oposição. A receptividade está excelente. Luciano reúne o que a qualitativa aponta: novo com experiência. Isso foi amplamente avaliado dentro das oposições nessa semana”, afirmou à coluna um tucano de altíssima plumagem. Luciano e Sílvio 24, será?


Franquia de Partido

De um político, impressionado com o efervescente universo dos comandos de partidos políticos em Brasília: “Partido é tudo franquia mesmo...”. E o leitor sabe que tem que ter bala na agulha para abrir uma franquia de qualquer coisa, até de hamburguer.


Para ler ver e ouvir 

O leitor ainda vai ao cinema ou fica mesmo em casa, duas horas escolhendo o que assistir e meia hora efetivamente assistindo alguma coisa enquanto olha o TikTok? No caso da primeira opção, vale a pena ver o filme “Golda: a mulher de uma nação”. Aborda o período da Guerra do Yom Kippur, em 1973, sob o ponto de vista de Golda Meir, a primeira mulher a ocupar o posto de primeira-ministra de Israel. Foram muitas as decisões de alto risco que Golda tomou e Helen Mirren, numa caracterização riquíssima, entregou as nuances e o peso da responsabilidade de tantas vidas carregado nos ombros da “Dama de Ferro de Israel”. A negociação com o todo-poderoso Henry Kissinger sobre a ajuda dos Estados Unidos a Israel é uma aula em si de política e já vale o filme todo.


Ilustre leitor

A coluna sabia que era bem lida por figuras de proa da política piauiense. Mas ficou positivamente surpresa com o registro do coordenador de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos, leitor da coluna, que parou no meio de uma das extensas agendas da Cendfol para dar uma moral a essa humilde cronista da vida política. Tiago, como se sabe, está bem no MDB, com o coração no PSD e o cérebro no PMB, partido com chapa proporcional competitiva montado por ele para disputar uma das vagas de vereador em Teresina. A dúvida é sobre o nome que será apadrinhado por Vasconcelos. Quem, quem, quem? 


Cifrada do Entrave

Está um pouco difícil concretizar o acordo para que um ex-pré-candidato a prefeito apoie outro em Teresina. Fontes que orbitam nas cúpulas das decisões apontam que os motivos passam pela necessidade de que o apoiador leve consigo partidos e chapas de vereador. As chapas e os referidos partidos botam banca  para ir. A contrapartida também é alta, já que os colégios eleitorais de 26 estão todos ocupados. Mas, é aquilo, quando se quer... dá-se jeito para tudo!


Foto do dia: 

Se o leitor demorou para carregar a página, é por causa do peso da foto: o secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, e a deputada federal Tábata Amaral, parlamentar eleita com a bandeira da Educação. Bandeira participou, junto com Tábata, do painel de abertura do “Encontro Educação e Trabalho” promovido pelo Itaú. Como vice-presidente do Conselho dos Secretários de Educação, Washington Bandeira destacou a universalização do tempo integral com o ensino profissional e tecnológico nas escolas do Piauí: “Tudo isso voltado para as áreas da economia do futuro (que na verdade já é o presente): TI, transição energética e sustentabilidade. Com o complemento do projeto de empreendedorismo com o MIT”, explicou à coluna. Pé no futuro.


A frase para pensar

“Nenhum homem rico é feio”, Zsa Zsa Gabor (1917-2016), atriz húngara radicada nos Estados Unidos.

 

 

Colunas anteriores