Cidadeverde.com

Coluna 26/09/23

Novo impasse no Republicanos entre grupos de Jadyel e Dr.Pessoa

Propriedade é poder. Quem quer que controle qualquer coisa - uma empresa, um terreno ou um partido - mesmo que por um mísero um por cento, tem o poder. Sabendo disso, um interlocutor relevante do grupo do prefeito Dr.Pessoa informou à coluna que a tendência é de que o prefeito deixe mesmo o Republicanos. O impasse do momento diz respeito à composição dos diretórios municipal e estadual do Republicanos. “O Jadyel (Alencar) nem se filiou ainda e quer indicar a maioria. Assim, o prefeito não fica. Pode ser hoje, amanhã ou em março, mas não fica”, disse a fonte, em off. Para onde o Dr. Pessoa pode ir? Onde, onde, onde?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gangorra

PSD e MDB querem se fortalecer em 2024 para terem munição ao sentarem na mesa de negociação de 2026, isso até uma criança sabe. Mesmo que vençam em importantes cidades, o maior peso político e eleitoral no Piauí está em Teresina, ponto final. Quem não tem nada com o que pressionar, está fora do jogo. Hoje o cabo de guerra é trazer MDB e PSD para o apoio a Fábio Novo, no PT. "Os aliados devem contribuir para governar, mas não serem fortes demais a ponto de fazerem muitas exigências", resumiu uma fonte. É jogo de forças, é política.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E parem de insistir

A turma que vive, respira e só fala de política ainda insiste em questionar na base do governo, se há chances de mudar de candidato a prefeito de Teresina. Um vereador ouviu o seguinte de um secretário importante: “Não vamos trocar candidato e fazer uma crise dentro do PT, é o Fábio (Novo) e acabou”. Já deu...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Desabafo

Um pré-candidato a prefeito da capital tem se esforçado e feito o que está ao seu alcance para construir um grupo. No entanto, ele tem encontrado resistências e apoios de fachada, admitiu a um interlocutor: “Esse período é mesmo solitário de pré-campanha. Antecipou muito a eleição, terminou atropelando um pouco as coisas”.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Já temos pra onde ir

Dos partidos que estavam com Franzé Silva, Agir e Rede devem seguir com um novo pré-candidato a prefeito de Teresina. A fase é de conversas e a coluna não vai atrapalhar e antecipar o nome. Já o Partido da Mulher Brasileira, organizado por Tiago Vasconcelos, e o Podemos, com Fábio Abreu, devem marchar mesmo com Fábio Novo. As siglas não podem ficar muito tempo vendo navios, sem se aliar a um candidato majoritário, que é quem custeia o grosso da manutenção da chapa: lideranças, encontros, etc. Havia dúvidas se as chapas dessas legendas seriam mantidas, e cogitou-se dividir a chapa de um dos partidos, redistribuindo-a para os outros dois maiores. Por enquanto, permanecem os quatro partidos como estão, mas sob novo guarda-chuva.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ilustre leitor

A coluna é uma admiradora dos operadores do Direito. Como trabalha no mundinho da política, sabe que é essencial ter as informações mais atualizadas, em especial dos advogados eleitorais (às vezes, dos criminalistas também...). Agora, fortes mesmos são os advogados trabalhistas. Caso do advogado Wilson Gondim, que entre uma audiência aqui e uma visita ali a uma alta Corte, parou para ler esta humilde coluna. Por sinal, Gondim agora está em nova fase, após a fusão do seu escritório com os dos advogados Mário Roberto Pereira e Almeida Neto. A nova banca tem 30 advogados especializados, sendo o primeiro processo formal de fusão de escritórios do Piauí. Time de peso.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cifrada dos Males o Menor

Um vereador super sincero, admitiu à coluna que está cogitando votar num candidato a prefeito de Teresina conhecido pela personalidade, digamos assim, forte. O motivo não é alinhamento ideológico nem compartilhamento dos mesmos ideais para Teresina: “Rapaz, pelo menos a gente já sabe que ele é carne de pescoço. Mas pelo menos é só ele. Pior que o outro lado, que todo mundo lá é carne de pescoço”. A colunista substituiu a expressão original, que obviamente o leitor pode presumir que não era “carne de pescoço”.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Foto do dia

Um leitor atentou enviou para a coluna a foto do ex-prefeito Sílvio Mendes cercado de um grupo de crianças. “Não é na Lagoas do Norte não”, alertou o leitor. A coluna não é investigativa, mas foi apurar. O próprio Sílvio tem compartilhado a imagem com amigos, descrevendo a viagem, pelo zap: “O nosso piloteiro na pescaria no Rio Matupiri, Amazonas, é o Cláudio, índio da Tribo Mura. Hoje, 23/9, visitamos a sua aldeia. Muitas crianças que estudam na tribo, sem energia e sobrevivendo da agricultura e pesca”, comentou o ex-prefeito nesses compartilhamentos. Viajando ou não, é fato que Sílvio segue em posição confortável nas pesquisas de opinião. E, confortável nas pesquisas ou não, no grupo da oposição, a viagem desceu quadrado.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A frase para pensar

“Uma das penalidades por se recusar a participar da política é ser governado por seus inferiores”, Platão, filósofo do período clássico da Grécia Antiga.

 

 

Colunas anteriores