Cidadeverde.com

Coluna 03/10/23

 

Todo mundo quer ganhar tempo na eleição de Teresina

O leitor já jogou xadrez? Deve ter observado que em competições há um relógio específico, com dois cronômetros que funcionam intercaladamente, quando um está girando o outro deve obrigatoriamente estar parado. Quando seu tempo acaba, a vitória do seu adversário é declarada. Na política, é a mesma coisa. Ganhar tempo. É o que todo mundo quer hoje quando se trata da eleição de Teresina. Das estratégias para tanto: manter candidaturas pouco viáveis, lançar nomes para marcar posição e não responder às pressões ou – uma das preferidas do momento - apoiar apenas teoricamente, enquanto não move uma palha a favor do nome apoiado. 

_____________________________________________________________

Estratégias de cada lado

Paralelamente, a oposição tem candidatos demais a prefeito (o que significa que não tem candidato). A base, por sua vez, está completamente dividida, com muitos nomes esperando uma terceira via que ganhe corpo e força de primeira via. Por ora, ninguém se mexe. Dezembro está bem aí, por que não esperar?

______________________________________________________________

O que se fala em Parnaíba

Muito tem se falado da eleição de Parnaíba. A possibilidade, cada vez mais concreta, de que o empresário Valdeci Cavalcante seja candidato apoiado pelo grupo do prefeito Mão Santa, tem levantado alertas tanto no próprio grupo (que tem outras opções mais próximas) como na oposição. Parnaíba é uma vitória simbólica, assim como Picos e Floriano, para qualquer grupo que almeje chegar ao comando do Palácio do Karnak em 2026. Bom acompanhar.

______________________________________________________________

Veio aí

Enfim, uma boa notícia para a Saúde de Teresina: a prefeitura de Teresina conseguiu ampliar os recursos para a área em R$72,5 milhões anualmente. Explicando: a União utiliza uma contrapartida para os municípios que prestam serviço de alta e média complexidade na área da saúde. De acordo com a Constituição, a função primordial dos municípios é prestar assistência primária, a atenção básica. Os municípios podem pedir ajuda para prestar serviços da atenção especializada, com hospitais e algumas UPA’s. 

______________________________________________________________

Depois de muita luta

Como Teresina tem uma grande rede hospitalar, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ari Ricardo, fez o pedido em Brasília para aumentar o teto de Teresina. A situação do HUT foi uma das principais justificativas. O Ministério da Saúde atendeu à solicitação da PMT e a partir de outubro Teresina terá esse incremento, que será destinado especialmente para cirurgias. Ponto positivo e ação necessária.

______________________________________________________________

Se conselho fosse bom

Se você tem um dedo machucado, é melhor protegê-lo, se não tudo vai bater nele. Nunca se queixe das suas próprias falhas. É como se você estivesse apontando um mapa para os adversários das suas fraquezas, absolutamente contraproducente. A discrição ainda é a melhor forma de se proteger da malevolência. Nem todo mundo vai se sair bem e nem você vai agradar a todos. Na dúvida, melhor refrear os impulsos com reflexão.

____________________________________________________________

Cifrada da Falta de Opção

“Um(a) deles é do jeito que é, o outro(a) não tem a menor condição e o último(a) é o melhorzinho, mas temos que carregar nas costas”, desabafou um político sobre os nomes disponíveis num determinado grupo para uma tal eleição municipal. Complicado...

______________________________________________________________

Ilustre Leitor

A coluna é lida, e bem lida, pelos rumos da secretaria estadual de Segurança Pública. Prova disso é o registro do gerente de Inserção Produtiva da SSP-PI, Floro Manuel. Mas Floro, além de servidor público, tem os dois pés na política e, segundo consta, será candidatíssimo a vereador na chapa do Solidariedade na capital. Ele já declarou 100% de apoio a Fábio Novo, enquanto o partido presidido por Evaldo Gomes tem ensaiado o lançamento de uma candidatura própria da ex-secretária Gessy Lima. Partido, partido, chapas majoritárias à parte, o que importa mesmo é a contribuição de Floro na chapa de vereador do SDD, que planeja eleger de dois a três nomes para a Câmara de Teresina. Ele trabalha forte para ser um desses nomes.

______________________________________________________________

Foto do dia

Não é para todo mundo. O senador Marcelo Castro (MDB) figura entre os 100 “cabeças” do Congresso Nacional. O levantamento é feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o Diap, incluindo apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, que vai do 1º trimestre de 2023 até setembro de 2023. “São pessoas capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade e eficiência na leitura da realidade. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo”, diz a justificativa do Diap. Marcelo Castro se encaixa bem na descrição, sendo relator de propostas importantes, como o Orçamento da União e levantando temas em voga, como a reforma eleitoral.

______________________________________________________________

A frase para pensar

“Ninguém está aqui de graça, não, meu filho. E ninguém defende ninguém de graça”, Rocsilvan Rezende da Rocha (1970-), vereador do município fluminense de Teresópolis (O Globo, 8 nov. 2017).

 

Colunas anteriores