Cidadeverde.com

Coluna 05/10/23

O dilema da oposição em Teresina

Se o leitor sentar dois minutos com um tucano das antigas, sairá de lá crente que o candidato a prefeito de Teresina é Luciano Nunes, o mais confiável e estável do grupo oposicionista – palavras deles. Caso chegue perto de um progressista, o leitor estará prontamente convencido da viabilidade, ânimo e disposição total de Bárbara do Firmino. Se guiar-se matematicamente pelas pesquisas, aí é Sílvio Mendes na cabeça. E agora?

_______________________________________________

Diário Oficial atualizado

Com a saída, a pedido, de Iran Felinto da Semdec, o Diário Oficial do Município já tem a resposta para a pergunta: “Quem reforça a base do prefeito na Câmara?”. Pelo sobrenome, o leitor pressupõe: Alessandro Eulálio Dantas é o novo secretário. O vereador Leonardo Eulálio está dentro. E o PL?

________________________________________________

Eu mesmo não

O empresário de Moda Igor Leite, desabafou no Twitter após ser confundido com um outro Igor Leite – esse sim indicado da vereadora Teresina Medeiros na Secretaria Municipal de Economia Solidária. “Passei o dia sendo parabenizado”, brincou ele.

________________________________________________

A saga da paz

Como os vereadores Marquim Costa e Roberval Queiroz estão evitando se falar e um deles já disse que só conversa na frente de testemunhas, os secretários Ronney Lustosa (Administração) e João Henrique (Planejamento) foram escalados para colocar água gelada na fervura dos ânimos na Câmara de Teresina (volte uma coluna). Ambos são experientes e devem usar toda essa habilidade para resolver especialmente a obra da avenida Noé Mendes. Ficará mesmo com a Saad Sudeste 2? E o papel da Saad Sudeste 1 na obra? A coluna só faz as perguntas. A resposta é com eles.

________________________________________________

Precaução

Um pré-candidato a vereador relatou à coluna que está ansioso pelo pleito de 2024. Ele está confiante de que será eleito em Teresina. Mas, preocupa-se com o figurino: “Vou andar de colete”. A coluna acha que não é para tanto...

________________________________________________

Ilustre Leitor

E não é que o professor e ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra conseguiu dar uma pausa na correria para se atualizar com a coluna? Fazendo um trabalho elogiado no órgão que defende os interesses do cidadão na Administração Pública, Dutra é pós-doutor em Educação. O homem entende do riscado. 

________________________________________________

Se conselho fosse bom

A precaução é o pilar para o sentir, o querer e o reger. Não minta, mas também não diga toda a verdade. O melhor é nunca dizer antecipadamente o que vai fazer, nem fazer necessariamente o que disser. Só assim você se livra do pecado de se meter nos assuntos dos outros e permitir que eles se metam nos seus.

________________________________________________

Cifrada da Queimação

Um político que representa um partido de peso tem “queimado” noite e dia um pré-candidato a prefeito de sua legenda. Alega que o homem não se movimenta e nem quer fazer campanha. Como o político tem falado em rodas grandes e pelo menos dois informantes já trouxeram o ocorrido à coluna, está dando a hora do tal candidato saber o que passa. Detalhe: o candidato vítima do falatório não tem papas na língua e a turma aposta que ele não deve deixar barato. A coluna é da paz e torce para que o candidato não saiba nada dessa história. O leitor não vai contar, não é?

________________________________________________

Foto do dia

Um brinde aos 35 anos da Constituição Federal com esses três defensores da Carta Magna, o senador Marcelo Castro, o deputado estadual Henrique Pires e o deputado Baleia Rossi, presidente do MDB nacional. O brinde teve sabor especial, já que Baleia foi reconduzido à presidência nacional do MDB, durante convenção em Brasília. O partido tem três fortes ministros no governo Lula: Simone Tebet, Jader Filho e Renan Filho. Foi Baleia um dos nomes na costura do apoio de Tebet a Lula no segundo turno de 2022. No Piauí, o MDB costura dia e noite os palanques municipais, já que são eles que garantem a maioria na Alepi no pleito seguinte. E todo governador precisa de maioria na Alepi. Façam as contas. 

________________________________________________

A frase para pensar

“São as suas próprias estratégias ruins, e não o oponente injusto, os culpados pelos seus fracassos. Você é responsável pelo que há de bom e de ruim em sua vida”, Robert Greene, escritor norte-americano, autor de “As 48 leis do poder”. 

Colunas anteriores