Cidadeverde.com

Coluna 02/10/23

Tudo ou nada na eleição de conselheiro tutelar

Napoleão chegou à conclusão de que a quantidade superior de homens é decisiva para que se vença uma batalha. Toda guerra poderia ser resumida com um único princípio: conduzir forças superiores a determinado ponto. Dito isso, a disputa para conselheiro tutelar em todo o Piauí foi vista como um termômetro para o pleito municipal de 2024. 

___________________________________________________________________

Não me importo, mas se eu perder...

A coluna questionou um vereador da capital se ele achava mesmo que a eleição de conselheiro tutelar poderia ser uma prévia do pleito municipal, já que o esforço de alguns parlamentares e suplentes foi hercúleo. Ele disse que achava que não era para tanto: “Mas graças a Deus elegi meus dois candidatos”. Ora... Outro vereador apontou que um colega elegeu também seus candidatos, mas fez a ressalva como sinal de fraqueza: "Teve 600 votos a menos do que em 2019". O pessoal do mundinho da política não deixa passar nada.

___________________________________________________________________

Ponte aérea

Mais presidente do Republicanos do que nunca, o deputado Jeová Alencar desembarca na terça-feira em Brasília para participar de encontro da legenda, junto com o secretário municipal de Meio Ambiente, o vereador Luís André. Claro que vai aproveitar a ponte-aérea para fortalecer os vínculos com a cúpula do partido. Os vereadores e candidatos da base do prefeito estão ansiosíssimos com a formação de chapas proporcionais. Segue a busca por um novo partido de tamanho médio para auxiliar na missão.

___________________________________________________________________

Como se fazem as salsichas

O estatístico americano William Edwards Deming dizia que acreditava em Deus, mas para todo o resto, que lhe trouxessem evidências. Vamos pegar essa humilde coluna como exemplo. Se a colunista diz que “Secretário Fulano de tal pode cair”, o leitor pode ter a certeza de que foram consultados três secretários municipais e quatro vereadores distintos antes de que uma linha fosse escrita. Se vai cair mesmo, se vai reagir, se o andar de cima vai mudar de ideia... bom, ninguém aqui tem bola de cristal. Se a colunista não diz que “Secretário Sicrano pode ser ministro” é porque falou com cinco nomes da alta cúpula que negam a sombra o ocorrido. Ainda é o bom e resiliente jornalismo, como nos velhos tempos.

___________________________________________________________________

Se conselho fosse bom

Como ser bom: tendo qualidades consideradas indispensáveis. Não é se auto-elogiando (o que é enfadonho) e nem fingindo humildade. Nenhum dos extremos gera credibilidade. Ao se esforçar exageradamente, isso mostra mais que você precisa da sua ocupação, do que o contrário. 

___________________________________________________________________

Ilustre Leitor

Quando não está em entrevistas nacionais, batendo pesado no governo Lula no Twitter ou em agendas com os governos Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes em São Paulo, não é que o senador, presidente nacional do Progressistas e ex-ministro Ciro Nogueira arruma 2 minutos para ler a coluna? No registro, ao lado do cotadíssimo como candidato a prefeito pela oposição, o ex-deputado Luciano Nunes. Ciro esteve esse final de semana no Piauí inaugurando obras com recursos destinados por ele em União e São Luís do Piauí. Na eleição de Teresina, o foco do senador são os bastidores: ele teve uma reunião importante com Bárbara do Firmino e Luciano Nunes no final de semana. Pegaram falta, Sílvio Mendes e João Vicente Claudino (que foi representado por Jorge Lopes no encontro). Luciano, por sinal, está em viés de alta no grupo.

___________________________________________________________________

Cifrada do Passando por Cima

O leitor já combinou algo com alguém e veio outra pessoa para desfazer tudo? Um secretário municipal com muito poder acertou com uma parlamentar que ela faria a indicação em uma pasta em Teresina. “Quando penso que não, o secretário X combinou com a mesma vereadora que ela ia indicar outra pasta. Ela veio me perguntar qual das duas secretarias estava valendo”. O secretário importante disse que  "lavou as mãos” no meio do impasse. Às vezes é só mandar um zap e combinar antes...

___________________________________________________________________

Foto do dia 

Dividirá o comando do Podemos com o ex-deputado federal Fábio Abreu, o ex-prefeito Marcos Vinícius. O grupo deve se reunir essa semana para deliberar a respeito do destino político em 24: apoio a Fábio Novo a uma terceira via. Por enquanto, a ala da terceira via está ganhando. A semana promete movimentações interessantes nesse sentido, e mais a coluna não está autorizada pelas fontes a revelar. Mas fica a pista para o leitor juntar as pontas...

___________________________________________________________________

A frase para pensar

“Falar mal pela frente constrange quem fala e quem ouve. Não custa nada esperar que a pessoa dê as costas”, Ariano Suassuna (1927-2014), escritor.

Colunas anteriores