Cidadeverde.com

Coluna 11/10/23

Nova - e surpreendente - adesão à Fábio Novo do grupo da PMT

O burburinho no grupo de Fábio Novo é que o deputado deve receber uma forte adesão de uma figura importante que atua no Palácio da Cidade para sua pré-campanha a prefeito de Teresina pelo PT. O novo aliado deve se filiar ao Solidariedade ou ao PDT, as chapas estão sendo consultadas sobre o tema para decidir se aceitam. Antes que o leitor pergunte, a adesão não é de um secretário, e sim de um ex-secretário, jovem e que era (era!) ligado a um importante parlamentar. Pé no asfalto!

_____________________________________________________________

Enfim!

Um ditado sábio é: “O tempo e eu podemos enfrentar qualquer um”. Demorou, mas aconteceu: o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, e o vice-presidente, Evaldo Gomes, estão juntos na campanha de Fábio Novo. Franzé, com apoio para federal em 26. Já o PT ainda espera que o MDB indique o vice, mas sinalizou ao Solidariedade a possibilidade de que o partido também o faça caso o aliado de primeira hora siga voo solo. Dos nomes que Evaldo Gomes têm à disposição, é bom tirar apenas o de Gessy Lima para a vice. Mas, a empresária Cláudia Claudino, irmã do ex-senador João Vicente Claudino, teve seu nome bem avaliado como possível indicação do SDD. Daí, pressupõe-se os motivos pelos quais JVC ainda não realizou sua filiação ao PSDB. Faz sentido...

______________________________________________________________

Se for vice, ok, vereadora, não

A coluna soube que a conversa de Gessy com Fábio Novo foi intrigante. Temas da agenda de costumes conservadora, como casamento de pessoas do mesmo sexo e descriminalização do aborto, teriam sido abordados. Os petistas que souberam do assunto entenderam que a empresária só apoiaria Novo se fosse vice. Como candidata a vereadora, não. A condicionante, nessa fase das tratativas, fechou um pouco o clima. 

______________________________________________________________

Não foi nada disso 

A fonte da nota de cima teve suas informações refutadas com veemência pelo deputado Evaldo Gomes: “Não teve nada disso, a conversa da Gessy com o Fábio Novo foi muito tranquila e fraternal. Conversamos sobre ideologia e os problemas de Teresina, naturalmente. A gente sabe da força da Gessy e ela tem toda liberdade de não apoiar o Fábio Novo nesse momento”, explicou Evaldo à coluna. Gessy, é importante lembrar, tem forte apelo com o eleitorado feminino e evangélico e, num cenário em que buscam-se mulheres em protagonismo na política, é uma potencial puxadora de votos no Solidariedade.

______________________________________________________________

Oráculo de Delfos de Teresina

Refrescando a memória do leitor, o Oráculo de Delfos era o espaço dedicado, na Grécia Antiga, ao deus Apolo (o deus da luz e do sol, da verdade e da profecia). Era no Oráculo de Delfos que buscava-se o conhecimento do presente e do futuro por intermédio de sacerdotisas. Ele não é o Oráculo de Delfos, mas garante que acerta todas: “Todas as eleições de prefeito de Teresina o candidato que eu apoiei ganhou. Quatro vezes Firmino, duas Sílvio e uma doutor Pessoa. Vamos ganhar novamente”, profetizou à coluna, o vice-prefeito Robert Rios. Qual é mesmo o candidato de Robert? “Ainda estou avaliando”, respondeu. Aguardemos.

______________________________________________________________

Se conselho fosse bom

No circo, a única maneira de se dar bem como trapezista, é saltar. A sorte aprecia os ousados. Ou você se encaixa na maioria, ou se destaca. Não é possível conciliar as duas coisas. Ou se defende o status quo ou o desafia. É preciso escolher. E uma personalidade ousada não nasce pronta. É preciso ser feita. 

______________________________________________________________

Cifrada do Choque de Monstros

Um secretário municipal, pouco querido entre os colegas, está batendo de frente com os outros dois poderosos secretários: um discreto, mas forte; e um outro menos discreto, mas ainda mais forte que o primeiro por razões superiores. “É querendo entrar em tudo, só do jeito dele”, reclamou uma fonte que circula na esfera das decisões. O desfecho desse embate? Melhor pegar a pipoca e assistir.

______________________________________________________________

Ilustre Leitora 

Não se falou em outra coisa na oposição: a deputada Bárbara do Firmino pegou o jeito da política e no evento de terça-feira à noite, sendo a última a discursar, usou expressões e entonações muito parecidas com as do pai, Firmino Filho. Começando o discurso com o “guerreiros e guerreiras”, ela caminha para se consolidar na cabeça de chapa da oposição - é essa a percepção consolidada do mundo político ouvida pela coluna. E numa agenda intensa e extensa - que deixa muita gente ofegante só de ler - Bárbara ainda arrumou dois minutinhos para conferir a coluna!

______________________________________________________________

Foto do dia

A coluna, definitivamente, é da paz. O pessoal do PT é que parece que não é. A chapa proporcional do partido em Teresina está intrigada com um fato. O pré-candidato a prefeito da sigla, Fábio Novo, está com a corda toda e o aroma de perspectiva de poder muda o clima para uma ascendente. Por conta disso, a turma achou bom implicar com o pré-candidato a vereador Wilson Oliveira. Wilson era petista até ontem, mas está filiado na chapa do Solidariedade e, mesmo assim, colou em Fábio Novo em todas as agendas públicas, sendo visto como o candidato a vereador que terá o apoio (de peso) do petista. “Mas ele não é do PT, não pode, vamos ver como vai ficar isso”, reclamou uma fonte, em reserva. Xiii...

______________________________________________________________

A frase para pensar

“A maneira de começar é muito importante, mas, no fim, o que conta é como tudo acaba. É mais fácil ser a pessoa que começa algo do que aquela que acaba. A vitória na corrida não é de quem é o mais rápido no início, e sim de quem lidera no final”, B.C. Forbes (1880-1954), jornalista escocês criador da revista Forbes.

_______________________________________________________________

*A coluna não é de ferro e, portanto, não circula no feriado da quinta-feira, 12/10. Volta normalmente na sexta, 13. Viciados em política, leiam livros, usem protetor solar e evitem falar da vida alheia (mas se fizerem, contem para a colunista, em off).

Colunas anteriores