Cidadeverde.com

Coluna 17/10/23

Vereador (a) muda voto decisivo e apoiará PMT em projeto sobre ambulantes

Se é um voto que faltava, não vai mais faltar. A coluna apurou que um (a) vereador (a) mudou de ideia e irá votar junto com a prefeitura de Teresina a respeito da proposta de regularização dos ambulantes em espaços públicos. Como a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Teresina, presidida pelo vereador Venâncio Cardoso, considerou o projeto ilegal, ele foi arquivado. Para voltar a ser discutido no plenário, são necessários 15 votos. O Palácio da Cidade, que só tinha 14 votos, agiu e fez um (a) importante parlamentar mudar de ideia, segundo apurado pela coluna. Quem, quem, quem?

____________________________________________

Tinham era que agradecer!

A coluna é simétrica. Traz um lado num dia, e o outro no seguinte. A história de que os tucanos e apoiadores de Sílvio Mendes sentiram que a deputada Bárbara do Firmino pesou demais a mão com o último evento realizado (volte uma coluna), teve resposta. E dura! “Não acredito que seja faca no pescoço, pelo contrário, ela está fazendo o movimento e chamando os outros pré-candidatos para participarem! Se não fosse ela não tinha movimento na oposição”. 

_____________________________________________

A parte dela, ela faz

A fonte, que apoia Bárbara como pré-candidata a prefeita da oposição, avaliou o seguinte sobre a intensa movimentação da deputada (fato que tem incomodado os demais pré-candidatos do grupo): “Apesar de estar muito bem nas pesquisas, dados demonstram que ela ainda é muito desconhecida pelo eleitorado de Teresina. E a única forma de mudar isso é caminhando a cidade toda, e isso ela está fazendo”.

_____________________________________________

Um partidão

E não é que o PRTB está fazendo uma chapa competitiva para vereador em Teresina? O partido, ao que tudo indica, levará consigo os secretários e suplentes sem mandato do Palácio da Cidade. Os puxadores de votos são Roncallinho, da Saad Centro, e James Guerra, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semduh). Mas a lista é maior: a secretária da Mulher, Karla Berger, Bruno Pessoa, da Strans, Alan Cavalcante da Semcaspi, Reinaldo Ximenes da Semdec e até mesmo Maycon Silva da Fundação Cultural Monsenhor Chaves.

_____________________________________________

Fiel

Questionado pela coluna se a lista procedia, Roncallinho avaliou os nomes como expresivos e com boa perspectiva de votação, mas garantiu que não há nada fechado. Aliás, há sim: “Única coisa certa é que eu estarei num partido ao lado do prefeito Dr.Pessoa”. Registrado!

_____________________________________________

Se conselho fosse bom

Você pode pensar diferente, mas no meio da multidão, finja que concorda com a massa. É difícil conquistar alguma coisa em confrontos diretos. Simplifique. Seja culto, com os cultos, santo com os santos. Leia as pessoas, o temperamento delas e se adapte a eles, com transformações sutis, especialmente se você depende da boa vontade de terceiros (e todo mundo depende).

_____________________________________________

Cifrada dos Rivais

Um peso-pesado e um peso-médio da política municipal em Teresina estão se estranhando (eufemismo para “odiando”). É que um lado quer unir todos os nomes relevantes em uma chapa e o outro está fazendo a própria chapa de vereadores (ele é candidato) em uma sigla diferente. O primeiro acusa o segundo de usar a estrutura e não querer arcar com os compromissos de disputar a eleição na chapa maior. O segundo acha que o primeiro só quer eleger os seus e não está nem aí para ninguém. Complicadíssimo...

_____________________________________________

Ilustre Leitor

Os leitores dessa coluna têm se revelado realmente ilustres. Presidente municipal do Solidariedade em Teresina, Dilson Resende é um dos poucos e eficientes formadores de chapas. Ou seja, ele entende do riscado quando o assunto é encontrar quem tem voto e colocar para disputar eleição. Com a carreira formada no movimento estudantil, Dilson foi diretor da associação de moradores do Buenos Aires, integrou a FAMCC, através da ex-deputada Francisca Trindade, passando pelo PSB e PT. Assessorou de Wellington Dias a Firmino Filho – o fato só reforça o trânsito fácil que tem com partidos e entidades do momento social. Nessa correria toda, parou dois minutinhos para ler a coluna, ufa!

_____________________________________________

Foto do dia

Ao encontrar o governador Rafael Fonteles, a colunista disse que acharia bom entrar (figurativamente) um dia na cabeça do chefe do Executivo estadual para entender todos os passos e decisões políticas que passam por ali. O governador retrucou, rapidamente e com bom humor: “Não precisa disso, eu sou ‘O Lógico’. Tomo as decisões pela lógica”. Feito o registro, a reunião da bancada federal com Rafael teve um ponto principal: recursos de emendas direcionados para a área da Saúde. Com o alinhamento político com o Governo Federal, o Piauí conta com a liberação célere das emendas, logicamente.

_____________________________________________

A frase para pensar

“Batalhas se vencem com carnificina e com manobras. Quanto mais excelente for o general, mais ele contribui com manobras, menos ele exige em carnificina...”, Winston Churchill, ex-primeiro-ministro britânico (1874-1965)

Colunas anteriores