Cidadeverde.com

Coluna 24/10/23

 

Mudança em comissão, tira licitação da Saad Sul e alerta grupo de Jeová

A política é um mundo não de anjos, mas de ângulos. Por exemplo, o leitor sabia que no dia 28 de outubro seria licitado um volume robusto para obras de asfalto da Saad Sul. Coisa de R$ 90 milhões. Ontem, no entanto, a turma que acompanha o Diário Oficial do Município (a colunista integra esse time), achou algo curioso, no mínimo! É que agora, por decreto, a formação das comissões especiais de licitação pelos órgãos públicos em Teresina não pode mais ser feita pelas próprias Saads ou secretarias, como era realizada até ontem. Fica a cargo da Secretaria de Administração e da Fundação Municipal de Saúde. "E aí?", o leitor deve estar se perguntando. Calma...

_________________________________________________________________

Recado ou coincidência?

O grupo ligado ao deputado Jeová Alencar, gestor da Saad Sul, ficou intrigado e avalia que a medida impacta diretamente Jeová. A título de contextualização, não custa lembrar que Jeová Alencar voltou a ter o nome circulando com força na última semana após o apoio de Bárbara do Firmino a Fábio Novo. Nos bastidores, ele é visto como opção de candidatura a prefeito no grupo do Palácio da Cidade. O que será que houve, hein?

________________________________________________________________

Adendo

Após a publicação da coluna, o secretário municipal de Administração Ronney Lustosa, fez a pontuação esclarecedora de que a mudança é apenas uma "adequação à legislação, pois as comissões precisam ter objeto específico e prazo de duração. E as comissões que existem têm 30 dias para se regularizarem". Registro feito.

________________________________________________________________

Ou estamos dentro, ou...

O cabeça de chapa da oposição é Sílvio Mendes (União Brasil), o que até as pedras sabem. O vice, pode ser o vereador de Teresina Ismael Silva, querem os progressistas (uma parte, pelo menos). Beleza, e o PSDB fica onde nessa história? O recado é direto: “O PSDB não aceita não estar na chapa”, disse um tucano bastante objetivo à coluna. Ok, e pode fazer o quê se não estiver na chapa? “Muita coisa...”, respondeu. Tem a ver com as conversas amigáveis de tucanos com o PT? A fonte respondeu, mas pediu para não publicar a resposta. O leitor conclua por sua conta e risco!

_________________________________________________________________

Luciano ou estamos fora dessa

“A população enxerga o PSDB como o legítimo condutor das oposições, como legítimo detentor do legado, não especificamente do Firmino (Filho), mas das ações que deram qualidade às gestões de Teresina. Luciano reúne a experiência do Legislativo, passa confiança à classe política. Reúne experiência de pastas importantes, tem ainda a juventude, a disposição para ir às ruas”, elencou (e alfinetou ao mesmo tempo) um tucano sobre os motivos pelos quais eles não abrem mão de Luciano Nunes e ponto final. Precisa combinar com o ex-senador João Vicente Claudino? Precisa também, mas isso é assunto para outra coluna... 

_________________________________________________________________

Otimistas versus Niilistas 

Há quem acredite em coincidências no mundinho da política e há os leitores da coluna, niilistas de carteirinha (niilistas, como leitor sabe, não se curvam ante qualquer autoridade nem aceitam nenhum princípio sem exame, independentemente do respeito que esse princípio envolva). O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), estava mesmo só passando por acaso na convenção do PSDB, na segunda-feira, e parou para discursar, do nada? Então tá bom...

_________________________________________________________________

Alguém sabe?

Se a vaga de vice de Fábio Novo segue reservada ao MDB, muito está em jogo não apenas para 2024, mas especialmente para 2026. Por exemplo: uma vaga de candidato a senador ou de primeiro suplente de senador para um nome ligado ao vice-governador Themístocles Sampaio, é algo a se considerar? A coluna ouviu a hipótese dia desses e como só faz as perguntas... 

_________________________________________________________________

 Mostrar a que veio

Após os turbulentos últimos dias, a deputada Bárbara do Firmino deve organizar um evento com todas as suas lideranças de Teresina para apoiar Fábio Novo. Nomes ligados ao grupo, como o empresário Pedro da Favorita, já foram levados a aderir a Novo. Um dos destinos prováveis de Pedro é o PSD. Dois pontos: 1) Bárbara deve agora mostrar, com atos, que sua adesão será comprometida. 2) A chapa de vereador do Progressistas precisa medir as perdas e se reconfigurar com os nomes levados pela ex-aliada.

_________________________________________________________________

Se conselho fosse bom

Evite andar com azarados, grosseiros, fúteis, teimosos e todo tipo de pessoa desagradável, pois a infelicidade deles é contaminante. Fique de sobreaviso e use como escudo a cautela, mantendo distância completa daqueles que carregam consigo uma atmosfera de infortúnios. Eles podem te levar para o mesmo buraco de onde vieram e você mal vai perceber.

_________________________________________________________________

Ilustre Leitor

Entre os petistas que fazem aquele barulho no Piauí (o que pode parecer uma redundância), não é possível deixar de citar João de Deus Pereira, membro ativo do Diretório Nacional e da Executiva Estadual do PT no Piauí. Foi coordenador político do deputado federal Assis Carvalho, passando depois a coordenar a equipe política do deputado federal Dr. Francisco. É pré-candidato a vereador pelo PT de Teresina e se movimenta com força para estar entre os eleitos de uma bancada que não pensa em menos de cinco eleitos. Ah, em meio a mil coisas no dia, consegue 2 minutos para ler esta humilde cronista da vida política. A foto prova a premissa.

_________________________________________________________________

Cifrada da Chuva de Canivete

Recado de cá, recado de lá e a possibilidade de que um deputado da oposição possa aderir a Fábio Novo tem gerado reação forte de todos os lados. O político em questão tem um (a) adversário (a) ferrenho (a) em seu colégio eleitoral de origem que não aceita a adesão nem que chova canivete. Na oposição, o burburinho envolvendo o parlamentar já levanta desconfianças e olhares enviesados... ele está entre a cruz e a espada! Pode levar tudo, mas também ficar sem nada. É a política, é a vida, quem não arrisca, não pode jogar.

_________________________________________________________________

Foto do dia

O burburinho em torno da possibilidade de que a chapa de vereadores do Agir seja absorvida pelo PSD foi refutado pelo deputado Evaldo Gomes (SDD), que é quem tem efetivamente o comando do partido no estado. “A chapa do Agir está cada dia mais consolidada”, resumiu Evaldo. O fato é comprovado pela presença, na semana passada, dos dirigentes nacionais do Agir, Osmar Brio e Jahjah. A chapa do Agir é organizada pelo ex-vereador Nilson Cavalcante e, tendo nomes para eleger pelo menos um vereador em potencial num mercado de lideranças cada vez mais escassas, é como a miragem de uma Coca-cola no deserto: quem não quer?

_________________________________________________________________

A frase para pensar

“Com frequência damos aos nossos rivais os meios para nossa própria destruição”, Esopo, escritor da Grécia Antiga (século VI a.C.)

Colunas anteriores