Cidadeverde.com

Coluna 27/10/23

Luciano sai de grupo do WhatsApp e PSDB tenta convencer adesão a Fábio Novo 
 
O leitor está em pé ou sentado? A coluna espera que esteja sentado, mas se tiver em pé, aproveite e tome uma água. Um tucano misterioso (não é quem o leitor está pensando, por sinal) esteve em reunião secreta com o pré-candidato do PT em Teresina, Fábio Novo, na quinta-feira a noite. Magoados com Sílvio Mendes (leia a coluna anterior e a outra após essa para entender), a turma da velha guarda do PSDB, escudeira do legado tucano, costura a adesão do partido a Fábio Novo. Só há uma trava no caminho: convencer o ex-deputado Luciano Nunes, posto como pré-candidato a prefeito do PSDB e um adversário histórico do PT. É luta!  

______________________________________

Luciano sai do grupo (de zap)

Para completar, um restrito grupo de WhatsApp idealizado pelo senador Ciro Nogueira e chamado “Eleições 2024”, foi palco para uma chateação de Luciano. Com o PSDB recebendo  críticas de um dos pré-candidatos a vereador do grupo à vista de todos, Luciano optou por deixar o espaço virtual. Pequenos gestos, grandes recados.
______________________________________ 
Cada um cuida do seu
 
Caso Sílvio Mendes seja mesmo candidato a prefeito (caminha para ser), será pelo União Brasil e não pelo PSDB. A cúpula nacional do União – leia-se, Luciano Bivar e Antônio Huêda – não vai mover uma palha (palha = recursos) se não tiver um competitivo cabeça de chapa em Teresina. Idem para o Progressistas, que planeja se fortalecer em 2024 pensando em 2026. Assim, realmente, não tem espaço para o PSDB na chapa majoritária.
 ______________________________________
Ícaro Carvalho e Hailton Filho dividem Oeiras
 
Sun Tzu, estrategista militar chinês, dizia que toda batalha é vencida antes de ser travada. É a ação prévia que garante o sucesso subsequente. Por exemplo, falando de ação prévia, em Oeiras, há dois pré-candidatos da base, que hoje está dividida: um lado com o médico Hailton Filho e outro com o superintendente do Incra, Ícaro Carvalho, que vem a ser filho do ex-deputado Assis Carvalho, já falecido. Hailton anunciou ter desistido de ser candidato a prefeito, mas o deputado Franzé Silva, em plena pré-campanha de deputado federal, foi pessoalmente a Oeiras essa semana e conseguiu demover o aliado da desistência. Mas não para por aí. 


 ______________________________________
Evitar o racha
 
Com isso, comprou-se uma briga no próprio PT estadual, já que na região, quem herdou os votos de Assis Carvalho foi o deputado federal Dr.Francisco, do PT. Dr. Francisco de um lado, Franzé do outro. A costura do nome de Hailton, veio de antes 2020, quando Assis Carvalho pinçou o médico para unir o PT e a família Tapety contra a família Sá, rivais históricos na região. O fato é que Ícaro Carvalho é casado com uma Tapety, e parte do PT, assim como parte dos Tapety, trabalha por ele. Quem decide? Ora, o governador Rafael Fonteles, quando voltar da China, terá a palavra final. Se o grupo rachar, quem fatura é o atual prefeito, Zé Raimundo (Progressistas), numa cidade que é simbolicamente crucial para os dois lados de 2026.
 ______________________________________
Impasse em São Raimundo
 
Em São Raimundo Nonato, também uma situação peculiar. Está marcado para o dia 11 de novembro, o evento de lançamento da pré-candidatura de Isaías Neto a prefeito da cidade, pelo PT. Ele vem a ser filho do deputado Hélio Isaías e sobrinho da prefeita Carmelita Castro. A parte curiosa é que além dos dois pré-candidatos terem votado no governador Rafael Fonteles, o presidente municipal do PT, Valdecir, não segue o partido e vota no vice-prefeito Rogério Castro. E agora?


 ______________________________________
Ilustre leitor
 
Ninguém aqui tem dúvidas de que a Eturb é a pasta mais forte – em recursos e capilaridade – da gestão Dr.Pessoa. Dito isso, a coluna ficou sem entender quando o presidente da pasta, João Duarte, o Pessoinha, enviou uma foto lendo a coluna em seu gabinete, que na verdade consiste em uma mesa e cadeira padronizada, sem nada demais. Pessoinha vistoria pessoalmente as muitas obras de asfaltamento da Eturb pela cidade e, como advogado criminalista que é, está sempre atento às questões jurídicas envolvendo a Prefeitura. Ele só não abre mão de duas coisas: dar atenção à filha pequena – que a coluna é testemunha, pois cansou de ligar para apurar informações e ouviu partes das conversas do Pessoinha versão pai. Segundo, de postar todo dia nos stories do Instagram uma mensagem motivacional. Ele só quer paz!


 ______________________________________
Se conselho fosse bom
 
Demonstrações de vaidade, especialmente se você for uma pessoa pública, são contraproducentes. Quanto mais qualidades você tem e menos faz questão de demonstrar, mais aparenta ser alguém digno. Quem é excessivamente afetado, só transparece ser frágil, vulgar, maçante e com necessidade de validação externa. O natural sempre é mais agradável.
 ______________________________________
Para ler, ver e ouvir
 
Leitor, faça um favor a si mesmo e vá ao cinema enquanto é tempo de ver o documentário “Elis & Tom - Só Tinha de Ser com Você", de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay.  É sobre Elis Regina e Tom Jobim, dois gênios de carne e osso, cheios de manias, perfeccionismo, impulsividade, ego, grandeza, beleza, arte, generosidade e uma forma sublime de amor incorporada na arte da melhor qualidade. O resultado disso tudo foi a gravação do álbum "Elis & Tom", de 1974, um sucesso no Brasil e fora dele. A icônica gravação de "Águas de Março", vem daí. Belíssimo e de rara e inigualável densidade emocional.


 ______________________________________
Cifrada dos três secretários
 
Dois fortíssimos secretários não se suportam mais em Teresina. Uma fonte que orbita as altas esferas municipais disse que uma palavra resume tudo: “Insustentável”. Um dos secretários é conhecido, digamos assim, pela personalidade intensa. O outro é paz e amor, mas não pise no calo dele. Pois é, pisaram e ainda sambaram em cima. “Ou fica um ou fica o outro em novembro. Os dois, não dá mais”. Para completar, um terceiro secretário que não tem nada a ver com a briga também pode cair pois mesmo visto como “gente boa”, todos os pepinos relativos à articulação estão caindo na conta dele. Quem, quem, quem?
 ______________________________________
Foto do dia
 
E a formação de chapas segue a todo vapor em Teresina. A coluna soube, assim por alto, que a ex-deputada Lucy Soares pode ir para a chapa do Partido da Mulher Brasileira (PMB). A cúpula da legenda foi sondada, mas conversas ainda estão acontecendo. É fato que entre as chapas que estão sendo construídas, a do PMB tem feito uma estratégia consistente, não apenas segurando os nomes já filiados do assédio de outras siglas, como também fazendo novas filiações. Na quinta-feira, o plenarinho da Câmara de Teresina, recebeu 25 novos filiados ao PMB. Tudo sob o olhar de Tiago Vasconcelos, que segue filiadíssimo no MDB enquanto coordena o PMB. Pé lá e pé cá, é um ninja! 


 ______________________________________
A frase para pensar
 
“Chefe não pode receber solidariedade de subordinado”, Ernesto Geisel (1907-1996), ex-presidente da República, explicando, nos seus tempos de oficial, por que não assinou um manifesto de solidariedade ao então ministro da Guerra.

Colunas anteriores