Cidadeverde.com

Coluna 30/10/23

Jeová como possível vice de Dr.Pessoa resolve imbróglio no Palácio

Já temos uma chapa para disputar a Prefeitura de Teresina aqui? O deputado e superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar como vice, e o prefeito Dr. Pessoa na cabeça? O convite foi feito e aceito em conversa informal? Jeová, como candidato a vice, vai ter carta branca para comandar as articulações políticas no Palácio da Cidade e, por que não dizer, o processo eleitoral do grupo? Mais na frente as coisas se ajeitam? A coluna, como sempre, só publica as perguntas que ouve na bolha da política. As respostas, é com a cabecinha fértil do leitor. Complete a sentença.

__________________________

Encontro marcado

Discreto como ele só, o tucano Luciano Nunes viajou para Recife. Enquanto isso, o palco pegou fogo em Teresina. As conversas dos tucanos com Fábio Novo (PT) e outros interlocutores da base governistas seguem acontecendo de forma não muito secreta. Aguarda-se, para essa semana, uma conversa decisiva de Novo e Luciano - que provavelmente não será divulgada por nenhum dos lados. Um representante do PSDB com alta plumagem, lá do andar de cima, falou o seguinte, em off, à coluna: “O estremecimento (com Sílvio Mendes) não é por cargo, posição em chapa, nada disso, é por palavra dada e respeito”. Tudo bem... 

______________________________________________________

Eu duvido muito

Por coincidência também, o deputado federal Júlio Arcoverde postou registro com grupo de amigos em tradicional encontro no final de semana. Entre eles, o pai de Luciano Filho, o ex-conselheiro Luciano Nunes, se destaca. Progressistas ouvidos pela coluna veem com descrédito a possibilidade de que Luciano Filho possa aderir a Fábio Novo e classificam como uma “contradição” sem tamanho, caso ocorresse. 

______________________________________________________

Daremos condições

Falando em Sílvio, ele estará essa semana em Brasília para tratativas de alinhamento partidário. Uma fonte revela que o União Brasil nacional quer dar “todas as condições e mais um pouco” para viabilizar a candidatura de prefeito pelo partido – claro. Marcos Elvas já iniciou os diálogos, mas a presença de Sílvio irá sacramentar o acordo antes do anúncio formal, que todos já dão como certo.

______________________________________________________

Não contem comigo

Com as votações na Câmara de Teresina mais apertadas e imprevisíveis do que nunca, calhou de o vereador Markim Costa viajar essa semana para o Rio de Janeiro, onde aprenderá mais sobre o projeto do bueiro ecológico, apresentado por ele para Teresina. Deve ser apenas coincidência o fato de que o vereador ainda hoje enfrentar dificuldades na relação com a outra banda da Saad Sudeste, representada pelo vereador Roberval Queiroz. 

______________________________________________________

Clima péssimo

Os revezes de Markim se acumulam: perdeu o indicado na Semdec, Iran Felinto, e ainda assistiu à entrada no primeiro escalão do secretário de Administração, Ronney Lustosa. Ronney, para quem sofre de perda de memória recente, expulsou Marquim Costa do Democratas. Menos um voto para o Palácio da Cidade na CMT, até segunda ordem.

______________________________________________________

Cifrada da Tesoura e do Machado

Um vereador de Teresina que anda muito chateado, reclamou aos ouvidos da colunista que um outro parlamentar (com quem teve um entrevero no passado recente), conseguiu a proeza de montar uma chapa em que o próprio é único capaz de se eleger. “Eu não posso entrar numa guerra com uma tesoura e um caba vir com um machado”, desabafou. Ele já cogita saídas. Complicado.

______________________________________________________

Se conselho fosse bom

Alianças são essenciais para qualquer empreitada. Se você está começando, as pessoas que importam não vão ganhar nada se associando a você. Caso esteja consolidado, serão os outros que forçarão intimidade para tentar sugar qualquer coisa que você possa oferecer. Somos obrigados a conviver com outras pessoas, mas não esqueça que a única aliança que importa é a que você faz com você mesmo. Nunca dependa de apenas uma pessoa, maximize as fontes de benefícios ao máximo.

______________________________________________________

Ilustre leitor

Há ilustres leitores, e há ilustríssimos leitores. É nessa última categoria que encontra-se o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Olavo Rebelo. Olavo vai precisar espremer a agenda para encontrar tempo de ler a coluna daqui para frente, afinal, acabou de sair sua nomeação como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste. A posse acontece em até 30 dias. O cargo é realmente de relevo. Olavo Rebelo segue com movimentações intensas nos bastidores do PT e é figura influente nas decisões que rondam a base aliada, sempre ouvido e respeitado.

______________________________________________________

Foto do dia

A política em Oeiras não é para amadores. Se há divisão na oposição (Ícaro Carvalho ou Dr. Hailton disputam a preferência), também há na situação. A coluna apurou que o ex-deputado B.Sá (pai do atual deputado B.Sá Filho), se colocou à disposição para representar o grupo, já que o atual prefeito, Zé Raimundo (Progressistas), não pode mais disputar a reeleição. Outro nome do grupo, o ex-prefeito Lukano Sá, também foi colocado na conversa como possibilidade, mas nesse caso, o próprio Lukano preferiria acompanhar o processo eleitoral apenas apoiando e não sendo o candidato. Pois bem, receberam o recado de que os nomes que incorporam os “Boca Preta” não serão nem B.Sá nem Lukano. Clima de chateação total na família Sá e a dúvida sobre em quem Zé Raimundo colocará a mão.

______________________________________________________

A frase para pensar

“O poder está sempre acima. Em casos excepcionais, pode estar fora. Nunca pode estar abaixo”, Julio María Sanguinetti (1936-), ex-presidente do Uruguai, em comentário que muitos associam à vice-presidente Cristina Kirchner na Argentina.

Colunas anteriores