Cidadeverde.com

Coluna 05/06/23

Sílvio no Progressistas junto com Bárbara no PSDB

O interessante sobre o fato do Progressistas no Piauí inaugurar nesta segunda uma nova sede, no bairro Jóquei, zona Leste de Teresina é que o local era nada mais, nada menos do que o antigo escritório do ex-prefeito Sílvio Mendes. A coluna já disse que não acredita em coincidências políticas. O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas vai marcar presença no evento. Fonte da oposição afirma que já há um acordo no Progressistas para a chapa majoritária que disputará o comando da Prefeitura da capital piauiense: “Sílvio pode se filiar ao PP novamente para ser vice da Bárbara, que fica com o 45 do PSDB que era o número do pai dela. Caminha para isso”.


Tudo pra eles

“O PT vai pisar no nosso pescoço se ganhar a Prefeitura de Teresina”, desabafou uma fonte de um importante partido aliado ao Palácio de Karnak em conversa com a coluna. O político resumiu o motivo pelo qual partidos como PSD, MDB, PV e PDT mantém nomes e articulam candidaturas próprias para o Palácio da Cidade enquanto aguardam um sinal de fumaça do governador Rafael Fonteles: precaução. 


Tradução simultânea

A preocupação dos aliados é que, se vencer a disputa em Teresina, o PT possa ocupar as principais secretarias, e até mesmo a presidência da Câmara de Teresina, cujo nome mais cotado seria o do vereador Venâncio Cardoso (não antes sem enfrentar os colegas mais experientes do futuro partido, que almejam a mesma posição). Se quiser apoio, o PT vai precisar dividir o poder antes da eleição começar, é o que se traduz do recado.


Algo mudou

Se as arrancadas do presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, consolidam seu apoio dentro do PT municipal, algo mudou no entorno do Palácio de Karnak. A coluna ouviu de duas fontes insuspeitas a confirmação de que o escolhido pelo governador Rafael Fonteles será mesmo Dr. Vinícius, a despeito do avanço de Franzé com partidos e aliados. Vinícius reuniria as condições necessárias para crescer no decorrer da campanha, é o que dizem as fontes consultadas em reserva. A questão é como o Karnak vai convergir as candidaturas divergentes em torno do médico.


  Green

A pauta verde é o assunto do momento em meio a embates entre os setores agro e ambientalistas no Congresso Nacional. O deputado federal do PV, Jadyel Alencar, é o único piauiense membro titular da Comissão Especial de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde no Brasil. “A pauta verde será prioridade para o resgate do crescimento do Brasil, para a manutenção da credibilidade do País lá fora, e para a produção de energias limpas”, pontuou. Os desafios são muitos, já que o Brasil precisa reduzir as emissões de gases de efeito estufa, minimizar os impactos do aquecimento global e atrair investimentos, receita e empregos.


Tech

Para quem acredita na tecnologia como motor de transformação do país, uma das pastas mais importantes de uma gestão é a que trata desse vetor. Na prática, pelo menos no Piauí, a atenção e os recursos necessários ainda são rarefeitos no segmento. Tentando desenvolver projetos de capacitação, cidade empreendedora, turismo de eventos e observatório do turismo, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina, Iran Felinto, marcou presença no maior evento de Inovação do Nordeste,  o "NEon", que está acontecendo nos dias 1 e 2 de junho, no Multicenter Negócios e Eventos de São Luís. Iran participa do “Congresso das Cidades” na quarta-feira, às 15h, em painel sobre cidades inteligentes.


Bater...

Campanha negativa funciona? Se pensarmos na Revolução Francesa, em 1789, o auge da propaganda agressiva que mobilizou os instintos mais profundos e selvagens dos franceses contra a monarquia absolutista, bater nos adversários funciona, mas depende. Há sempre um custo para quem faz, já que o eleitor quer ver também coisas boas. Qual a dose?


... ou levar?

Nos Estados Unidos, esse tipo de campanha é comum, no Brasil, há casos e casos. Por um lado, as denúncias na imprensa são importantes porque corroboram o discurso de quem bate, aferindo credibilidade.  Por outro, podem refletir a negatividade no batedor.


Tudo depende da dose

Quando se trata de gestões flagradamente irresponsáveis, a medida pode ser adotada com cálculo e comedimento, mais como uma alavanca, aliada à outras, como a demonstração do custo/benefício de determinadas promessas do candidato batedor. Em outras palavras: “A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca mostra que ela é abundante.”(Sun Tzu).


Cada um pro seu

O final de semana foi de movimentação nas chapinhas em Teresina. O detalhe é que os acordos contemplam filiação aos partidos para disputar uma vaga de vereador em Teresina, mas não querem dizer, necessariamente, apoio completo para a chapa majoritária. Registro da coluna aponta parte das lideranças da chapa do Solidariedade com a do PT, cada qual com seu cabeça de chapa: Miranda Neto (Franzé Silva), Floro Mauel (seguirá Rafael Fonteles), Wilson Oliveira (Fábio Novo) e Junior MP3 (Fábio Novo). O SDD apoia Franzé Silva, vale lembrar.


Blue Sky

Quem tem usado bastante a cor azul é o pré-candidatos à PMT, Marcos Aurélio Sampaio (PSD). Basta uma olhadinha no feed dele nas redes sociais. Não por acaso, as cores sempre vão suscitar reações mentais e fazem parte da recolocação de imagem. O azul significa, basicamente, honestidade, integridade, acessibilidade e experiência. É o que está arraigado no inconsciente coletivo com o uso histórico da cor no Ocidente.

Por isso mesmo, muitas empresas do setor financeiro e bancário adotam a cor azul, que traduz seriedade e autoridade a depender do tema. Também é a cor da comunicação: Twitter, Facebook, Linkedin. Só para fechar, também era a cor mais usada pelo ex-prefeito Firmino Filho.


Super chapa 

Otimistas e com números anotados e cálculos computados para eleger pelo menos dois nomes à Câmara de Teresina, a chapa do PMB fez uma primeira reunião no final de semana já com 20 nomes, o que mostra azeitamento na estratégia. O grupo conta com experientes formadores de chapa, como Tiago Vasconcelos, suplente de deputado estadual do MDB e um dos coordenadores da chapa proporcional do PSD em Teresina em 2020. 


Foto do dia

Que o secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, tem força total na gestão do governador Rafael Fonteles, isso já é fato inconteste. A coluna vai além e aponta os nomes de confiança na operação da Segurança Pública, que vêm ganhando espaço e atribuições: o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) e o delegado Anchieta Nery, diretor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. 

Anchieta, mais discreto, chegou a viajar com o governador Rafael Fonteles para a Estônia e esteve recentemente em Brasília, na ponte para encontrar soluções aplicáveis ao Piauí. Já Zanatta, como uma das faces públicas da SSP-PI, é apontado como nome com potencial eleitoral. Ambas as pastas, de Zanatta e Anchieta, existiam timidamente na gestão anterior, agora, concentram esforços e recursos, sob a batuta de Chico Lucas, para entregar resultados no combate à violência. Esse segue sendo um dos principais problemas apontados pelos piauienses e o Karnak sabe disso.


Frase para pensar

“Não tenha medo de ser excêntrico em suas opiniões, pois todas as opiniões hoje aceitas foram excêntricas um dia”, Bertrand Russell (1872-1970), filósofo britânico.

 

 

 

Colunas anteriores