Cidadeverde.com

Coluna 07/06/23

Os bastidores da escolha de Fábio Novo por Rafael e a reação de Franzé

O inesperado aconteceu. Assim é a política. Pouco depois do horário do almoço da quarta-feira, 06, o deputado estadual do PT, Fábio Novo, esteve no Palácio de Karnak. Poderia ser uma conversa como tantas outras, já que Novo é um bem articulado líder do Governo na Assembleia Legislativa do Piauí e discute os projetos de interesse do Executivo com os demais deputados. Não foi. A conversa consolidou ali a desistência de Dr. Vinícius na disputa interna do PT para escolher o nome que enfrentará Dr. Pessoa, Bárbara do Firmino e Sílvio Mendes pelo comando da Prefeitura de Teresina em 2023. 


Franzé não abre

Acima de tudo, confirmou que Rafael, antes da viagem à Europa marcada para esta quinta-feira, 08, decidiu marcar um risco no chão e delimitar quem ele trabalhará para a PMT e esse nome não é o de Franzé Silva, como todos já suspeitavam. A coluna conversou com interlocutores de Dr. Vinícios, Fábio Novo e Franzé Silva e o desenho é o seguinte: Franzé não só não desiste, como levará a briga para um palco específico e que costuma resultar em mais surpresas, o diretório municipal do PT de Teresina.


Agora é Rafael e Franzé

Franzé tem seis partidos com ele (contando Podemos, Solidariedade, Agir, Partido da Mulher Brasileira) e, no mínimo, 90% do apoio no diretório petista. Ele já tinha um encontro marcado com os irmãos Solano (Décio e Maurício, representando o deputado federal Merlong) na quarta-feira de manhã, o que completa o apoio da instância municipal do PT a ele. Tem data, até, para o PT de Teresina referendar o nome de Franzé: agosto. Tem data também para Rafael centrar apoio a Fábio Novo: julho. Quem chega antes?


Resolver antes de fosse tarde demais

Se Rafael decidiu, não por acaso, apoiar Fábio Novo agora, antes de se ausentar do país, é porque entendeu que os avanços de Franzé na conquista de apoios partidários e políticos, estava fazendo um caminho quase sem volta em dianteira e quando Fonteles se manifestasse conforme o programado inicialmente – por volta de outubro – seria tarde demais.

 


Por que Vinícius preferiu Fábio Novo?

As relações entre Dr. Vinícius e Franzé Silva nunca foram das melhores e pioraram. Petistas apontam o estopim com o contexto da eleição para a presidência da Alepi, em que Vinícius se alinhou com o Karnak em prol de Severo Eulálio (MDB), indo na contramão do acordo do PT de ter os dois biênios seguidos. Mas a situação escala aos dias atuais, com burocracias internas na Alepi que, na visão de aliados de Vinícius, o prejudica em comparação a seus pares.  Franzé, por sua vez, já teria dito a interlocutores que até poderia, numa eventualidade, apoiar Fábio Novo, mas não Vinícius.


Cérebro vence coração

Fábio Novo foi escolhido porque é o petista que mais cresce nas pesquisas e se sai muito bem nas qualitativas. Disputou a prefeitura em 2020, saiu maior do que entrou, o que é raro quando o resultado não é a vitória inequívoca das urnas. Dr. Vinícius era mesmo o nome do coração de Rafael, mas matemático como é, o governador opera com o cérebro e a calculadora na mão: Vinícius tinha um prazo e não cresceu como esperado, apesar de ter feito uma movimentação surpreendente com os vereadores, onde foi bem recebido e elogiado pelas costuras políticas. O critério que o governador deu para a escolha: pesquisa e rejeição.


O tal do teto

Dizem que Fábio Novo tem um “teto”, mas os “novistas” (apoiadores de Novo) refutam o argumento. Não seriam os outros nomes que não teriam um bom “piso”? Se não crescia mais, o motivo não seria a disputa ranhenta no PT, com quatro nomes colocados concorrendo pelo mesmo eleitor, de esquerda? Com o Governo ajudando, colocando a mão no ombro e apresentando quem é quem no jogo, Novo e seu entorno acreditam que a conjuntura é outra e ele decolará de vez para trazer a inédita PMT ao Partido dos Trabalhadores.


Resumo da ópera

“O recado do Karnak pro Franzé é esse: ou sai ou passa o trator”, acredita um nome bem-informado quando o assunto é PT. 


Resolvido

O suplente de deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Timon, Schnneyder, se reuniu essa semana com a deputada federal Roseana Sarney no Diretório do MDB do Maranhão, em São Luís. O impasse sobre a questão do comando do MDB no município foi resolvido. Num vídeo postado nas redes sociais, Roseana anunciou: "Logo, logo o Schnneyder vai assumir a direção do MDB e nós vamos fazer um grande trabalho no município".


Reforço

Pessoas em situação de vulnerabilidade em Teresina podem ter um projeto de reforço escolar gratuito, caso a lei do vereador Venâncio Cardoso seja aprovada (e deve ser). “Trocando ideia com o secretário Nouga, percebi que estamos totalmente dentro do que a SEMEC tem em mente para tornar a educação mais eficiente. Em breve, a Lei será votada e tenho certeza que será aprovada pelos colegas vereadores”, justificou Venâncio sobre a iniciativa, que atende a um reclame antigo do setor de Educação.


Enzo e Chico

A coluna tem muito o que fazer, e um dos trabalhos é acompanhar as postagens de políticos nas redes sociais. Pois nessa missão, capturou a atenção imagens e mais imagens de encontros entre o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, e o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas. Os dois estão afinados e Enzo tem trânsito aberto, segundo apurado pela coluna, com alas do PT raiz, representado pelo ministro Wellington Dias, e do novo PT, com os secretários mais próximos de Rafael. Até os neófitos em política sabem que qualquer que seja a escolha do candidato da base, a interlocução com os vereadores é essencial para um caminho de sucesso nas urnas. Em tempo: Enzo mantem o nome posto à PMT.


Candidato da Sol?

Diretor de asfalto da Eturb – conforme antecipado pela coluna há duas semanas – Juca Alves é apontado nos bastidores como pré-candidato a vereador de Teresina no grupo do prefeito Dr. Pessoa. E detalhe, alguns ressaltam que ele seria o candidato da chefe de gabinete de Pessoa, mulher forte da gestão, Sol Pessoa.


Cosmos

A coluna é entusiasta da Ciência e destaca a visita do deputado federal Flávio Nogueira (PT/PI), vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, representando o parlamento federal brasileiro em uma missão internacional em Genebra (Suíça). A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), que é um dos maiores e mais avançados centros científicos do mundo, referência mundial no estudo em física de altas energias, será um dos locais visitados na comitiva com a ministra Luciana dos Santos (MCTI) e outros representantes do governo e do Congresso Nacional. Que a viagem resulte em maior infraestrutura científica construída no país em áreas estratégicas, como energia, alimentação, meio ambiente, saúde e defesa. 


A foto do dia

Superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar, recuperado do infarto sofrido e em ritmo intenso de trabalho, como mostra o registro obtido pela coluna. Jeová tem pontuado uma meta: entregar 40 obras de pequeno e médio porte na zona Sul da capital: “São obras determinadas pelo prefeito Dr.Pessoa, que ele estabeleceu como prioridade e que são novas também”, explicou Jeová, que tem adotado discurso afinado com a gestão de Pessoa.


A frase para pensar

“Prepare iscas para atrair o inimigo. Finja desorganização e esmague-o. Se ele está protegido em todos os pontos, esteja preparado para isso. Se ele tem forças superiores, evite-o. Se seu adversário é de temperamento irascível, procure irritá-lo. Finja estar fraco e ele se tornará arrogante. Se ele estiver tranquilo, não lhe dê sossego. Se suas forças estão unidas, separe-as. Ataque-o onde ele se mostrar despreparado, apareça quando não estiver sendo esperado”, Sun Tzu, general, estrategista e filósofo chinês e principal nome relacionado a escola militar de filosofia chinesa. 

 

*A coluna não circula no feriado de quinta-feira, 08, e retorna novamente na sexta-feira, 09.

 

Colunas anteriores