Cidadeverde.com

Coluna 18/04/23

O candidato de cada um
 
“Vejo que o Franzé é o candidato do ministro Wellington Dias à prefeitura de Teresina. A pergunta é quem é o candidato do governador Rafael Fonteles”, questiona fonte entendida de PT. Bom, a coluna tem algumas hipóteses, mas prefere passar a dúvida adiante.


Sala gelada
 
Líderes políticos da base que, na visão do Karnak, anteciparam demais o pleito, devem ser chamados para uma conversa nos próximos dias. Ajuste de ponteiros.


Plano B de Bom
 
Há um super plano B para os petistas Franzé Silva e Fábio Novo caso um dos dois não se cacife como candidato a prefeito de Teresina. Aliás, o problema é que se hoje ambos desejam a mesma função pública, no futuro o embate pode se repetir em escalas frontais.


Paz? Tô fora!
 
Em caso de desistência de disputar a PMT, Franzé deve concorrer ao cargo de deputado federal. A novidade é que petistas incentivam Fábio Novo a fazer o mesmo. O PT é assim: se não tiver disputa é melhor passar a chave e trancar a porta, porque o partido acabou. Por sinal, se esse é um indício, segue vivíssimo.


Teorias: Jeová e Ciro
 
Desde a semana passada, nomes que circulam em várias rodas ideológicas e partidárias, trouxeram a seguinte possibilidade à mesa: o deputado Jeová Alencar (Republicanos) seria o candidato a prefeito de Teresina pelo grupo do senador Ciro Nogueira, com Sílvio Mendes de vice, e apoio de Bárbara do Firmino. Bárbara poderia eleger um vereador do seu grupo – poderia ser a mãe ou o marido, Breno – e ter apoio para sua reeleição em 26. Há várias teias complexas para que a história funcione, mas em política nada é simples. Se for, repita a operação, porque algo está errado.


Melhor não
 
Ontem a coluna trouxe a ex-deputada federal Margarete Coelho como possível nome para ser secretária municipal de Governo e candidata a vice-prefeita de Dr.Pessoa. Quem também quase foi secretário de Governo foi o vereador Gustavo de Carvalho, aliadíssimo do deputado Jeová Alencar, que seria seu padrinho. Fontes relata que o prefeito até considerou, mas achou melhor não. Ficou a solução caseira, Michel Saldanha.


Gastando saliva
 
A campanha eleitoral nunca deve ser feita para o militante e sim para o eleitor médio. O problema quando políticos com vitórias proporcionais migram para o campo das disputas majoritárias é tentar exportar a lógica de uma campanha para outra. Não funciona. Esse, aliás, foi um dos erros do PT de Teresina nas eleições em que tentou o comando do Palácio da Cidade.


Ampliar o leque
 
Na eleição de vereador e deputado, menos é mais: basta um nicho, bairro populoso e setor organizado forte, e se é eleito. Para prefeito e governador, é preciso expandir, não ser nem oito nem oitenta.


Pensa em mim
 
Falando em nicho, nomes que orbitam em torno do prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, defendem que ele volte a focar no segmento do eleitorado que avalia positivamente sua gestão. Ou seja, fazer mais ações de cunho social e popular, de olho naqueles que historicamente confiaram o voto a Pessoa em outros pleitos disputados, em especial as classes D e E. 


E o Oscar vai para...
 
As articulações para a eleição de 2024 estão acontecendo, à revelia do político que disser que é cedo demais. Há quatro opções: participar como expectador dos movimentos, como coadjuvante ou como um dos atores principais, os protagonistas. Há um papel ainda melhor: diretor. Só é possível ter um diretor para cada lado. É só refletir.


Tô disposto
 
Não é de hoje que o cardiologista Paulo Márcio, diretor do Hospital Universitário do Piauí, cogita a possibilidade de ser candidato a algum cargo eletivo. Tem capital político, fruto do trabalho expressivo como médico. As conversas já ocorrem e tratam do cargo de vice-prefeito, relataram à coluna mais de uma fonte. A questão é se ele manterá a intenção, pois campanhas eleitorais são duríssimas. E, mais ainda, qual partido e qual prefeito?


Colhendo ideias
 
Registro do diretor-tesoureiro da OAB-PI Marcus Nogueira, a convite de Rafael Martins, diretor-tesoureiro da OAB/DF, na Sede da Seccional do Distrito Federal para trocar conhecimentos e somar ideias voltadas para a advocacia. “Estamos fazendo um intercâmbio e, também, conhecendo as sugestões de serviços que a OAB do Distrito Federal fornece aos Advogados.  Certamente que com esta experiência que tivemos aqui, iremos implantar algumas delas na Seccional do Piauí’’, pontuou. 


Foto do dia
 
Na política, é bom ter atenção aos detalhes. A ida do deputado federal Marcos Aurélio (PSD) às instalações do 25º Batalhão de Caçadores de Teresina, é uma delas. Marcos vai destinar emendas para a construção de novos espaços na unidade. “O  25º BC é um espaço importante de serviços prestados à população piauiense. Ouvi as demandas do Coronel Tarabossi, que solicitou emendas parlamentares para a construção de um segundo andar para a banda instrumental do batalhão e a construção da pista de atletismo”, afirmou Marcos Aurélio. O vice-governador, Themístocles Sampaio, sempre prezou pelas ligações políticas com os militares e foi quem indicou o coronel Nixon Frota para a gestão de Dr.Pessoa (ele saiu logo depois, com críticas à gestão).


A frase para pensar:
 
“Juscelino liquidava qualquer problema com pequenas nomeações”, Paulo Tarso Flecha de Lima (1933-), embaixador do governo Juscelino Kubitscheck.

Colunas anteriores