Cidadeverde.com

Coluna 15/03/23

Saad Sudeste pode ser dividida Roberval e Zé Nito

Fontes no Legislativo apontam que a Saad Sudeste deve ser dividida e o vereador Roberval Queiroz é o nome do momento para indicar o novo gestor ou assumir a pasta pessoalmente. A Saad Sudeste Sul, ainda segundo fonte, deve ser oferecida para o vereador Zé Nito: “Acho difícil ele (Zé Nito) aceitar”, completou um parlamentar ouvido pela coluna, em reserva. 


Duvido que aceite

Alegando problemas de saúde, Zé Nito deixou a Saad Sudeste em dezembro do ano passado. Muito próximo do vice-governador Themístocles Sampaio – que é rompido com o prefeito Dr.Pessoa – Zé Nito também é um nome defendido por Pessoa como sendo da sua cota pessoal.


Roberval, não!

Interlocutores do prefeito não apoiariam a entrega da Saad Sudeste para Roberval Queiroz, que é muito ligado ao deputado Jeová Alencar. Alegam que é uma pasta robusta e atrativa o suficiente para tentar atrair o apoio do PSD na reeleição de Pessoa. “Pode gerar ciúme entre os vereadores se o Roberval ficar com uma Saad do tamanho da Sudeste”, alertou um vereador ao ser confrontado pela coluna com as repercussões da mudança administrativa.


Tem a força

A outra pasta a ser dividida é a Saad Sul, com a permanência de Jeová e a ida do indicado dele, Juca Alves -  ex-superintendente da Saad Sul - para a segunda pasta. Jeová, por sinal, está com a força na PMT e já comanda boa parte da articulação política da gestão municipal, segundo informam vereadores e deputados com quem a coluna conversou nos últimos dias. O poder de Jeová desagrada alguns aliados do prefeito, mas não há o que fazer, eles mesmos admitem.


Laços encerrados

Por fim, Jobson Cunha, presidente da Prodater, deve deixar a pasta. Ele é indicado do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD), mas tinha o apreço de Dr.Pessoa. A situação ficou insustentável porque Marcos Aurélio deu uma movimentada de peso nas últimas semanas em sua pré-candidatura a prefeito, podendo unir as estruturas de PSD e MDB, duas fortes siglas no Piauí. O Palácio da Cidade, retalia.


Estejam reprovados

Sobre as reuniões de monitoramento do governador Rafael Fonteles com os secretários, tem gente que precisa fazer o dever de casa. Se o critério fosse o conteúdo levado para apresentação, a reprovação seria de 70%. De dez secretários, só três apresentam slides ou levantamentos nos últimos encontros. O restante, fala de cabeça, o que nem sempre impressiona Rafael (para não dizer o contrário).


Gênio indomável

Quando citam números de suas respectivas pastas, Rafael cruza os dados com outras secretarias (tudo de cabeça, relatam secretários) e indica na hora ações e pessoas a serem procuradas para resolver os impasses. “Fui falar uma coisa e ele falava dez”, resumiu um secretário.


Novo patamar

Empossado ontem, o suplente de deputado estadual do MDB, Tiago Vasconcelos, pega uma turbinada Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer. É que cerca de 80% dos casos de violência registrados no Piauí têm alguma relação, direta ou indireta, com o tráfico e uso de drogas. A ideia é que a pasta seja um braço da Secretaria de Segurança. Deve até mudar prédio.


Ciranda

“Dr.Vinicius é o preferido do Karnak, mas não está conseguindo se viabilizar, Franze consegue se viabilizar, mas não tem apoio do Karnak e Fábio Novo mantém o nome como candidato e não facilita a vida dos outros dois”, resumiu um petista sobre em que pé está a disputa dentro do PT para viabilizar um candidato a prefeito de Teresina.


O caso Enzo no PT

“O vereador Enzo Samuel foi importante no processo de eleição do Rafael (Fonteles) em Teresina e agora o nome não é bom pra disputar a eleição pelo PT?”, questionou um petista graduado em reunião do partido, sugerindo que o PT abra a inclusão do nome do presidente da Câmara nas discussões de candidatura própria. Ligado aos mesmos movimentos sociais de base do PT, Enzo tem conseguido vencer a primeira barreira que é o apoio da exigente militância petista.


Só textão, não! 

A vereadora Thanandra Sarapatinhas apresentou dois requerimentos para a Secretária Estadual de Meio Ambiente pedindo a compra de comedouros para cães e gatos e a realização de uma feira de adoção de animais. E marcou data para a realização das ações: o dia 04 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial dos Animais de Rua.  “É bom que se tenha essas datas comemorativas, vemos todos se solidarizando, apoiando, mas, qual o impacto que isso tem na vida das pessoas e dos animais? Quando se trata de um ser que vive na rua e passa fome, precisamos sair do campo das reflexões e partir para a prática”, argumentou Thanandra. No registro, Thanandra e o deputado Jeová Alencar em ação social em abrigo de animais na cidade de Esperantina, no final de semana.


Faço questão

O superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, participou de audiência pública na Câmara Municipal de Teresina para tratar sobre a segurança na região. A pasta foi convidada pelo vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) e o gestor fez questão de comparecer ao ato (nem todos os superintendentes e secretários aparecem quando convidados). Roncalli Filho ressaltou as ações feitas para modernizar as ruas da capital. Entre elas, a revitalização do Centro. Com um investimento de R$ 12 milhões, o ousado projeto permitiu a instalação de calçadas largas voltadas, inclusive, para cadeirantes, além de criar mais de 100 vagas de estacionamento. 


Foto do dia

Sacramentada a troca entre ADH e Alepi. “Parabenizo o amigo Leonardo Nogueira que, agora, assume a missão de secretário-geral da Alepi, para nos ajudar, com sua experiência técnica e política, a modernizar o Legislativo Piauiense”, destacou Franzé Silva com o ex-gestor da ADH. Para lá, foi Carlos Edilson, ex-secretário de Segurança, também indicado por Franzé.


A frase para pensar

Quem leva a sério pesquisa de opinião deve tomar muito cuidado. Aprovação em geral significa que a pessoa está errada”, Antonio Delfim Netto (1928 -), ex-ministro da Fazenda.

 

Colunas anteriores