Cidadeverde.com

Coluna 10/03/23

Merlong, Florentino e Francisco Costa podem indicar Sesapi

Merlong Solano na secretaria de Saúde? A coluna apurou que a possível ida do deputado federal do PT para a pasta hoje comandada por Antônio Luiz – perfil estritamente técnico e indicação pessoal de Rafael Fonteles – tem um pano de fundo que vai além do interesse do PT em retomar o comando da Sesapi. A princípio, Merlong poderia ir para a Administração, mas no PT o movimento hoje ganha corpo com a defesa de um destino diferente.


Triunvirato

Além de dar espaço para Wilson Martins como suplente na Câmara dos Deputados, Merlong seria o nome que representaria outros dois deputados federais: Florentino Neto e Francisco Costa. Ou seja, seria um triunvirato na Sesapi. “Os federais do PT tradicional estão altamente insatisfeitos e uma grande secretaria daria para resolver também o problema do Wilson Martins”, apontou à coluna, em reserva, uma fonte do PT. A coluna perguntou a Merlong se iria para a Sesapi, o deputado negou: "Não procede". 


Não vai rolar

Já um interlocutor com bom trânsito no Palácio de Karnak, disse à coluna que a possibilidade é remota. “(Merlong) Não vai para a Saúde não. É prioridade para o Rafael. Próximo secretário de saúde é o Dirceu, superintendente, quando o Antônio Luiz voltar para a Sefaz”, aponta fonte sobre o retorno já anunciado do ex-secretário ao posto na Fazenda no próximo ano.


Marcos Aurélio no MDB, defende Marcelo

A coluna fez apenas uma simples pergunta ao senador Marcelo Castro: “O MDB pode indicar o vice e apoiar Marcos Aurélio Sampaio à prefeitura de Teresina?”. O senador poderia responder que sim ou que não, mas foi em outro rumo: Marcos Aurélio, sendo candidato a prefeito, assim o será no MDB. E o PSD, sigla do deputado, federal, como fica? Com a palavra, Marcelo Castro:


Só dando um tempo

“O Marcos Aurélio é do MDB. O avô dele foi fundador do MDB, ele passou toda a vida no MDB. Ele está no PSD circunstancialmente, como o Georgiano está temporariamente no MDB mas é do PSD e está fazendo trabalho evidentemente, para fortalecer o PSD, como o Marcos Aurélio e o Castro Neto estão fazendo trabalho para fortalecer o MDB. Circunstancialmente, por não ter mais coligação, fizemos esse arranjo no Piauí. Se o Marcos Aurélio viabilizar a candidatura dele, não tenho dúvidas, ele será candidato pelo MDB”, argumentou Marcelo Castro. Com a palavra, o deputado federal Júlio César (PSD).


Enquanto isso...

Em tempo: Marcos Aurélio reúne-se essa semana em São Paulo com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, articulando apoio para o projeto rumo ao Palácio da Cidade. No caso, é pelo PSD mesmo. MDB e PSD disputam protagonismo - e lideranças - em diversas cidades no interior do Piauí e, no caso de Teresina, tudo indica que terão que marchar juntos. A dúvida é sobre quem vai ceder a cabeça de chapa para quem.


A estratégia da oposição

Está claro para quem conversa com membros do PSDB/Progressistas/União Brasil que a oposição hoje tem dois candidatos a prefeito de Teresina e talvez tenha três (o que não significa que esses nomes não possam se afunilar mais na frente). Vamos ao cenário do dia: 

 

  1. Bárbara do Firmino, do Progressistas, com um possível vice homem e mais velho (Elmano Férrer é cotado, aparece bem em pesquisas internas, segundo interlocutores da oposição).

 

  1. Sílvio Mendes, pelo União Brasil mesmo, caso a federação com o Progressistas não evolua, ou pelo PSDB. Sílvio deu mostras de que deseja participar do jogo.

 

  1. O terceiro cenário se fragmenta em dois: um apoio do PSDB ao PT é costurado por ala próxima a Fernando Said e Franzé Silva. O outro, é uma eventual candidatura de Jeová Alencar. Alguns apostam que ocorreria no mesmo grupo de Dr.Pessoa. Jeová é visto como aliado fiel da oposição na eleição de 2022, e poderia receber o apoio desse grupo se conseguir se viabilizar. Esse cenário, por impor variáveis mais complexas, é analisado com cautela.

Foto do dia

Visita do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iran Felinto, às instalações da unidade fabril da Crown Embalagens, localizada no Polo Empresarial Norte de Teresina. A multinacional fabrica no Piauí milhares de latas de alumínio para cervejas, refrigerantes, sucos e chás, do Brasil. Para Felinto, a visita foi importante para conhecer as instalações de uma empresa multinacional que contém uma filial no Polo Empresarial Norte, contribuindo para o desenvolvimento econômico da capital. A ideia é atrair mais empresas do setor para Teresina. “Isso é um motivo de orgulho para nós, pois está gerando emprego e movimentando a economia local”, frisou o secretário. 


A frase para pensar

Dê a um homem tudo que ele deseja, e ele, apesar disso, naquele mesmo momento, sentirá que isso não é tudo”, Immanuel Kant (1724-1804), filósofo prussiano, em conversa com o historiador Nikolai Karamzin.

 

Colunas anteriores