Cidadeverde.com

Coluna 23/01/23

Jeová critica decisão de Dr.Pessoa sobre transporte público

A coluna apurou com exclusividade que o deputado estadual eleito Jeová Alencar (Republicanos) terá uma agenda política reveladora na manhã desta segunda-feira, 23, na Strans. Jeová vai levar suas ponderações – e críticas – ao superintendente da pasta, Bruno Pessoa, sobre a decisão da Prefeitura de Teresina a respeito do transporte público da capital. A PMT já anunciou que trabalha para implantar um sistema de passe livre, custeando o sistema para a população. A posição de Jeová é de inflexão rumo a uma oposição a Dr.Pessoa.


A questão do filho 

Questionado pela coluna, Jeová pondera sobre o papel da Câmara de Teresina na discussão do problema do transporte público na capital. “Vamos lembrar que Câmara fez a parte dela e os vereadores colocaram para a Strans a emenda no orçamento de 80 milhões de reais de recursos para pagar o ano todo as empresas. Isso, em quilômetro rodado, só dá 8 meses. Também nos preocupa que um filho de empresário (o ex-vereador de Timon, Ramon Alves, conforme antecipado pela coluna na semana passada) esteja nomeado na Strans para cuidar dessa questão”, argumentou Jeová, lembrando que a PMT também teve queda de repasse do Fundo de Participação do Município, o que poderia comprometer o custeamento dessas despesas.


Não mais

Com João Duarte, o Pessoinha, no comando de todas as obras da Prefeitura de Teresina, submergiu de vez a possibilidade de que Jeová Alencar assuma como secretário ou superintendente da gestão de Dr.Pessoa. Para Jeová, explica um aliado, não faria sentido estar submetido administrativamente a Pessoinha, podendo assumir, em contrapartida, uma cadeira como deputado.


Vamos reverter

“Isso não foi conversado com a gente. Vamos marcar uma conversa com o Pessoinha e o prefeito para entender como vai ser”, desabafou à coluna um outro vereador da base aliada da Prefeitura na Câmara de Teresina, a respeito da decisão do prefeito de criar uma comissão que coordenará todas as obras da cidade sob o poder da Eturb. Vereadores que indicam espaços reclamam da perda de poder e querem reverter a criação da comissão.


Três é bom

A Câmara de Teresina se movimenta com a divisão de três grupos políticos dentro da base aliada ao prefeito Dr.Pessoa. Um grupo estaria no Republicanos, outro num segundo partido e ainda um terceiro grupo numa sigla que não foi definida até o momento. Ou seja, a estratégia é dividir para somar. A dúvida é sobre quem fica em que chapa. Afinal, a escolha errada do partido pode ser decisiva para o sucesso ou fracasso de um candidato nas urnas.


Time 1

Há algumas (temporárias) certezas até o momento: os vereadores Markim Costa (que se filia ao Republicanos no próximo dia 10), Bruno Vilarinho, Alan Brandão, Polyana Rocha e Roberval Queiroz vão juntos para um mesmo partido. Com a votação esperada dos cinco, a expectativa é que elejam ao menos dois vereadores. Ou melhor, 2,5... ainda vai ser preciso formar a cauda da chapa. Esse grupo pode atrair Ítalo Barros, Joninha e Graça Amorim, os três ex-vereadores que tiveram expressiva votação no último pleito. Um almoço deve acontecer essa semana para selar a estratégia desse time.


Pequenos x Pesados

Considerados “pesados”, esses são os candidatos/secretários, seja ocupando cargos de relevo na gestão, seja com indicações fortes: Luís André, Renato Berger, Alan Cavalcante (Semcaspi), Joaquim Caldas, James Guerra, Roncallinho, Neto do Angelim e Valdemir Virgino. Esse grupo pode disputar pelo Republicanos. Por fim, deve ser formada ainda uma chapinha dos “pequenos”, ou seja, aqueles com menor perspectiva de votação e que não aceitam apenas ser “bucha” em chapas maiores.


Grande Encontro

Numa agenda de encontros que passam do Judiciário ao Legislativo estadual, o presidente da Câmara de Teresina deve se reunir essa semana com a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas), segundo apuração da coluna com fonte do Legislativo. Independente do teor amigável da pauta a ser divulgada, na prática, aliados de ambos os lados buscam ver se há alguma “liga” entre os dois para uma futura chapa. Discutir quem será o cabeça de chapa fica para depois.


Chapa azul

A oposição, unindo Progressistas e PSDB, deve ter uma chapa proporcional competitiva, capaz de eleger um vereador com perspectiva de 4 mil votos:  Aluisio Sampaio, Edson Melo (ou o filho), Paulo Lopes, Samuel Silveira e até mesmo Evandro Hidd, que poderia deixar o PDT. A tendência hoje é que Enzo Samuel também deixe o PDT.


Em ritmo

O prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) e o superintendente das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro Roncalli Filho (MDB) vão assinar a Ordem de Serviço para reforma na praça de alimentação do Shopping da Cidade, ao meio-dia desta segunda-feira (23). Todo o projeto está orçado em R$ 244.112,20. Roncalli Filho adiantou à coluna que tem prazo para concluir outra importante obra para cidade: a construção da Casa da Mulher Brasileira, que será finalizada no mês de julho.


A foto do dia

A coluna traz registros de reunião para definir estratégias do PSD para as eleições 2024. Com o comando do deputado federal Júlio César ( PSD) e do deputado estadual Georgiano Neto, do MDB, mas com DNA pessedista, o partido busca estratégias de fortalecimento na capital, com a articulação do vereador Vinicio Ferreira ( PSD). No interior, o partido divulgará surpresas em breve, com filiações de novos prefeitos.


 

A frase para pensar:

“Tudo que soa tentador, melhor esquecer. É proibido”, Greg Craig (1945-), advogado americano, conselheiro jurídico de Barack Obama.

 

Colunas anteriores