Cidadeverde.com

Sílvio cita Sarah e diz que é possível ter atleta a baixo custo

Imprimir
Quando o tema esporte surgiu no debate da TV Cidade Verde, a judoca Sarah Menezes, que recentemente foi bronze no Mundial de Judô, foi lembrada como exemplo. No penúltimo bloco do encontro entre os candidatos a governador na noite desta segunda-feira (27), saúde, trabalho infantil e meio ambiente também foram destacados. 


Romualdo Brazil (PSOL) perguntou para Sílvio Mendes (PSDB) sobre quais medidas serão tomadas com relação ao esporte caso o candidato seja eleito. O ex-prefeito de Teresina defendeu ações em todas as faixas etárias para melhorar a saúde e formar caráter. "É importante porque depois a criança vai ser candidato a governador, para que possa respeitar também os adversários", disse Sílvio Mendes, questionando a ausência de ginásio poliesportivo em Picos, município de quase 100 mil habitantes.

O candidato do PSOL falou que as promessas em todas as áreas são do "Piauí de fantasia", e disse que a desigualdade entre jovens ricos e pobres é enorme. "Os seus filhos estão sendo preparados para mandar em nossos filhos", rebateu. Sílvio Mendes citou a judoca Sarah Menezes e os jovens do projeto de atletismo Frutos do Brasil, da zona sudeste de Teresina, como exemplos de que é possível descobrir talentos com baixo investimento. Ele defendeu bolsas de estudo e incentivo aos atletas. 


Teresa Britto pede direito de resposta
Teresa Britto (PV) se sentiu ofendida quando Wilson Martins (PSB) afirmou que ela não dizia a verdade ao falar de dados da saúde. A declaração motivou pedido de direito de resposta de Teresa Britto. A comissão de advogados da OAB Piauí, por 2 votos a 1, entendeu que isso não deveria ser feito.



A candidata questionou Wilson Martins sobre as ações na saúde no interior do Estado. "A saúde do Piauí avançou muito. Encontramos o estado com 101 unidades básicas de saúde, construímos 53, estamos com 42 em construção e queremos dotar cada município do estado de pelo menos uma unidade", prometeu o candidato. Ele defendeu a aprovação da emenda número 29, que trata do financiamento da saúde, e disse que quer liderar um movimento pela medida.

Teresa rebateu. "Perguntei o que será feito pela saúde do interior, onde é feita a 'ambulânciaterapia'. É preciso criar pólos de saúde em Picos, Corrende, Parnaíba e São Raimundo Nonato, para que essa saúde possa ter resolutividade mais perto de você. Wilson Martins reagiu. "Não é verdade o que a candidata está dizendo. Caiu muito o índice de mortalidade infantil. Os programas de saúde estão funcionando. Estamos pagando um dos maiores salários de médicos do Brasil e vamos fazer concurso para contratar mais".


Meio ambiente, pecuária, trabalho infantil e salários
Wilson Martins (PSB) perguntou a João Vicente Claudino (PTB) sobe avanços na pecuária. O petebista reconheceu melhora no combate à febre aftosa, mas defendeu que o poder público precisa agir mais. "O setor primário do Piauí precisa de uma ação mais firme do Governo do Estado em todos os seus seguimentos. Temos produtores vocacionados que precisam de uma ação transformadora". O candidato à reeleição comentou sobre os avanços na Agência de Defesa Agropecuária, com concursos para agrônomos, veterinários e outros profissionais. "O Piauí tem orgulho de ter se livrado dessa pecha horrorosa do risco desconhecido da febre aftosa", disse. 


João Vicente Claudino questionou Teresa Britto sobre políticias para desenvolvimento econômico preservando o meio ambiente. A candidata do Partido Verde defendeu tecnologias de baixo carbono, energias limpas e o ecoturismo como alternativas. JVC sugeriu a troca  dos fogões que usam lenha para funcionar, enquanto Teresa disse que incêndios nas matas provocam maior impacto e precisam ser combatidos. 

Indagado por Sílvio Mendes sobre trabalho infantil, Romualdo Brazil cobrou políticas públicas. "Os cortadores de cana tem uma meta a ser cumprida. É um trabalho escravo. Muitas vezes levam seus próprios filhos. Caberia ao Estado dar condições dignas para que a esposa tenha como manter seu filho na escola", disse o candidato, afirmando que o cidadão está sendo transformado em "lixo humano". 


O pastor Francisco Macêdo (PMN) sobrou na rodada de perguntas e teve o direito de perguntar a quem quisesse. Questionou o senador João Vicente Claudino sobre seu empenho para conseguir recursos que quitem débitos do Estado com servidores, como precatórios. O candidato do PTB esclareceu que "não há recurso federal para pagar folha de pagamento". Quando Macêdo afirmou ter notícia de senador que obteve verba para pagar 13º salário, JVC reagiu: "Essa mágica esse parlamentar vai ter que me ensinar. 





Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais