Cidadeverde.com

Vereadora Celene Fernandes troca PTdoB pelo Solidariedade



No último dia do prazo legal para adesão a novos partidos, a vereadora de Teresina, Celene Fernandes, decidiu assinar a ficha de filiação ao Solidariedade, que passa a ser o maior partido da capital, com quatro vereadores. Celene Fernandes já havia admitido deixar o partido, mas a decisão só foi tomada nesta terça-feira, prazo limite para troca de partidos, sem implicações ao mandato. 

DEM no G-12

O grupo de partidos emergentes decidiu aceitar o DEM para compor chapa proporcional em 2014 no Piauí. O que era G-12, pode ser chamado agora de G-13. Se conseguir a unidade, a aliança promete eleger de dois a três deputados estaduais. O DEM leva um patrimônio importante para o grupo: tempo de propaganda no rádio e televisão.

ADAPI esclarece crítica de João Vicente sobre febre aftosa

NOTA DE ESCLARECIMENTOS

                

                 Em resposta à nota intitulada ‘’João Vicente diz que área livre de febre      aftosa não foi efetivada no Piauí ” publicada na coluna “ Em Tempo Real ” do dia 17/10/13 a ADAPI vem, por meio desta, prestar os seguintes esclarecimentos:

1.      O  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA, Instância central e superior do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária-SUASA reconheceu, por meio da Instrução Normativa nº 33 datada de 19/08/13 publicada no DOU de 20/08/13, o Estado do Piauí e mais 06 Estados do Nordeste e parte do Pará como, Zona Livre de Febre Aftosa com vacinação, com reconhecimento Nacional;

2.      Para alcançar o êxito foi necessário empenho, determinação, investimentos palpáveis do Tesouro Estadual no setor e, acima de tudo, uma firme parceria entre o Governo do Estado do Piauí através da Agência de Defesa Agropecuária – ADAPI e o setor produtivo. A ADAPI cumpriu, e muito bem, com todas as exigências estabelecidas no Plano de Ação, sendo uma das Agências mais bem avaliadas pelo MAPA;

3.      Determina no artigo 3º da referida IN a necessidade de cumprir requisitos como a realização de quarentena e sorologia para o egresso de animais susceptíveis à febre aftosa oriundo de zona livre de febre aftosa com reconhecimento nacional com destino a zona livre de febre aftosa com reconhecimento internacional;

4.     O trânsito de animais susceptíveis oriundos do Piauí está liberado para todos os estados com o mesmo status sanitário, qual seja, livre de febre aftosa  com reconhecimento nacional. Com a conquista do status de área livre de febre aftosa com reconhecimento internacional o trânsito de animais susceptíveis oriundos do Piauí será liberado para os demais estados do País com aquele status sanitário e inclusive para outros países;

 

5.      O reconhecimento nacional  credenciou o Estado do Piauí a pleitear junto à Organização Mundial de Saúde Animal-OIE o reconhecimento internacional, previsto para acontecer em assembléia anual da OIE a ser realizada em maio/14;

6. A Defesa Agropecuária deste Estado conseguiu, em pequeno espaço de tempo, resultados satisfatórios e avança a passos largos rumo à consecução dos seus objetivos de ser excelência em serviço de defesa agropecuária no País, mesmo com as limitações existentes;

  1. O Estado do Piauí vem conquistando importante espaço no cenário nacional no que se refere à defesa agropecuária e ao agronegócio, tendo em vista a conquista de Área Livre de Pragas (Sigatoka negra e Moko da bananeira) e Doenças (Febre Aftosa e possibilidade de Livre da Peste Suína Clássica) com reflexos diretos na sociedade e principalmente para o criador/produtor piauiense, contribuindo assim para o desenvolvimento efetivo do Estado;
  2. Atualmente o Tesouro Estadual está investindo dez milhões de reais na ADAPI com aquisição de Sistema Informatizado e Integrado, equipamentos de informática, reestruturação do serviço com aquisição de veículos (caminhonetes e motocicletas) e reforma das Unidades para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e aos usuários dos serviços. Implantou também o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores. Nenhum Governo estadual investiu tanto na Defesa Agropecuária como o atual.

     A Defesa Agropecuária do Piauí necessita, portanto, de atenção especial e empenho de parlamentares piauienses no Congresso Nacional no sentido de viabilizar a alocação de recursos para o setor, quer seja por meio de Emendas Parlamentares ou de Convênios.

Diretor da Codevasf pede que Assis Carvalho agilize sua exoneração

O deputado federal Assis Carvalho (PT) afirmou que até agora só o ex- ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) entregou cargo no governo federal por decisão do PSB. O diretor de Integração de Bacias Hidrográficas da Codevasf, o piauiense José Augusto Nunes, contesta o parlamentar e informou que seu pedido de exoneração foi oficializado desde o dia 16 de outubro. José Augusto também descartou dificuldades na aquisição de kits de irrigação com recursos de emenda parlamentar de Assis Carvalho. O diretor fez um apelo ao deputado para usar influência no Palácio do Planalto e acelerar sua exoneração do cargo.

Morre Wildson Gonçalves, o industrial que implantou a Cerâmica Cil

Morreu nas primeiras horas de manhã desta segunda-feira, 21, em Teresina, o empresário Wildson Gonçalves, responsável pela instalação do complexo industrial Cerâmica Cil. O empresário já estava com a saúde bastante abalada. O corpo está sendo velado na Pax União, avenida Miguel Rosa e deve ser sepultado no final da tarde.

PROS será da base de apoio ao prefeito Firmino Filho

No PTB, o vereador Antônio Aguiar assumia postura de oposição. Agora no recém-criado PROS, o parlamentar passa a compor a bancada de apoio ao prefeito Firmino Filho, com respaldo e recomendação do presidente estadual da sigla, deputado Ubiraci Carvalho.

Discurso de Wilson Martins incomoda petista

Em Parnaíba, durante encontro de bloqueiros e radialistas, o governador Wilson Martins afirmou que o Estado estava falido no começo de 2011. No final do discurso, Wilson Martins amenizou o que foi interpretado como herança dos mandatos do ex-governador Wellington Dias. O governador fez referência aos efeitos da crise econômica mundial nas finanças do Piauí. Nesta segunda-feira, 21, o deputado estadual Cícero Magalhães reagiu: "O governador recebeu o Estado com mais de R$ 100 milhões em caixa; isso não passa de campanha eleitoral antecipada", afirmou o parlamentar petista.

PT entrega cargos em Pernambuco

Foto: Katherine Coutinho / G1)



A decisão foi tomada no final de semana. O PT não mais integra a equipe administrativa do governador Eduardo Campos. A aliança PT/PSB acabou em Pernambuco. No Piauí, os petistas seguem na base de apoio político-administrativo de Wilson Martins.

Carlos Filho foi assediado para deixar o PTB

O recém-criado Solidariedade tentou filiar o vereador Carlos Filho. Mas os entendimentos não prosperaram. O parlamentar preferiu seguir no PTB. Seria a segunda baixa petebista na Câmara Municipal de Teresina.

Posts anteriores