Cidadeverde.com

Elmano Férrer: "Eu vivi esse clima de protesto"

Em janeiro do ano passado, quando era prefeito da capital, Elmano Férrer (PTB), enfrentou fortes manifestações populares causadas pelo reajuste na tarifa de transportes coletivos. "Eu disse que o protesto merecia um estudo; hoje voltaram mais fortes", lembra. Elmano Férrer afirmou que as manifestações representam um sinal aos políticos. "O momento é de repensar a gestão pública no Brasil", avalia o ex-prefeito.

Assembleia Legislativa vai julgar contas do TCE-PI

A ação partirá da Mesa Diretora. Deputados garantem que o parlamento está cumprindo o que determina a Constituição Federal.  A iniciativa ainda é tratada com discrição na Assembleia, mas as relação institucional  com o Tribunal de Contas do Estado promete esquentar ainda no primeiro semestre.

Deputado investe em atividades empresariais

O deputado estadual João Mádison Nogueira (PMDB) está mesmo motivado com o meio empresarial. Dono de Faculdade no extremo sul do Estado, pecuarista selecionador das raças nelore e gir leiteiro, proprietário de agroindústria de laticínios e agora prepara o lançamento de outra empresa no setor de alimentação. João Mádison traz ao Piauí a primeira unidade de Teresina da franquia DNA Natural, restaurante especializado em pratos naturais. O lado empresário do deputado está substituindo o perfil político.

Política financeira do Piauí é referência em gestão pública

Segundo a Superintendente do Tesouro Estadual, Odimirtes Neves, a área financeira do Estado do Piauí é é reconhecida como referência em gestão pública estadual. “Hoje, o Piauí tem uma situação fiscal confortável e uma gestão financeira de referência. E graças, principalmente, a essa organização fiscal, temos conseguido motivar nossos servidores e ainda sermos reconhecidos nacionalmente, pois estamos sendo constantemente convidados a participar de eventos em outros Estados e até no exterior”, comemora Odimirtes.

Presença em eventos



Nesta terça-feira ,18,  Maria Catarina Ribeiro Raulino, que é representante do Piauí no Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (GEFIN) e Diretora de Gestão Financeira da Sefaz/Sutespi, será moderadora do seminário internacional “Espaço Fiscal e Projetos de Investimentos nos Estados do Brasil: o papel de Parcerias Público-Privadas”, que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O seminário acontece no Rio de Janeiro.

O recado de Wilson Martins ao PSB

Na reunião com lideranças e dirigentes do PSB, o  governador Wilson Martins pediu empenho dos companheiros de partido na valorização das ações do governo. Wilson Martins ressaltou que o Estado vive situação favorável em obras na capital e no interior. No plano político, o governador lembrou que o PSB será reforçado para disputar mandatos na Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Sobre candidatura ao Senado, Wilson Martins admitiu permanecer no mandato até o final, mas disse também que a decisão não será pessoal. Ou seja, as portas estão escancaradas para a candidatura do governador ao Senado Federal, apesar da cautela manifestada no encontro com integrantes do PSB.

INSS esclarece desapropriação de terreno

Em nota, a superintendência do INSS esclarece desapropriação de terreno em Teresina.


A respeito de notícias veiculadas na imprensa, nos últimos dias, dando conta de que o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, estaria prestes a promover a desapropriação de um terreno denominado “Vila Rosa Luxemburgo”, localizado no bairro Aeroporto de Teresina, na zona Norte de cidade, a Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, em Teresina, solicita sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

1- Não é verdade que o INSS esteja patrocinando a desapropriação do referido terreno, porque o mesmo já pertence ao patrimônio do Instituto e de seus milhões de segurados e contribuintes. O imóvel, agora chamado de “Vila Rosa Luxemburgo”, foi invadido em novembro de 2007. Logo após a invasão, o INSS ingressou com ação judicial pedindo a reintegração da posse do referido imóvel, o que foi acatado pela Justiça Federal;

2 - A morosidade na execução da desocupação e da reintegração de posse do imóvel acabou por consolidar as moradias de 93 família ali instaladas ilegalmente, inclusive com o apoio de entes do poder público, que levaram benefícios - como água, iluminação pública e outros serviços - mesmo sabendo que a Justiça Federal havia determinado a desocupação do imóvel;

3 – Na segunda-feira da semana passada, dia 10 de junho de 2013, o gerente executivo do INSS no Piauí, Carlos Augusto Viana, acompanhando de uma equipe de técnicos do Instituto, manteve uma audiência com o juiz federal Márcio Braga para pedir mais tempo para negociar a venda do imóvel à Prefeitura de Teresina e, assim, sanar o problema;

4 – Na audiência, o juiz Márcio Braga ouviu as explicações do técnicos do INSS, mas ordenou aos gestores do órgãos que tomassem as medidas necessárias e imediatas para cumprimento da reintegração de posse do imóvel determinada pela Justiça Federal, sob pena de serem punidos como manda a lei;

5 – Após a audiência com o juiz federal, a equipe do INSS voltou a procurar o prefeito de Teresina, Firmino Filho, para negociar a venda do imóvel para o município e, assim, evitar a desocupação já determinada pela Justiça Federal. O prefeito mostrou-se sensível ao caso e está procurando uma forma de resolver o impasse. Ele fez uma proposta que está em análise pela equipe técnica do INSS.

6 – Portanto, não procede a informação dando conta de que o INSS é o interessado em desapropriar um terreno, até porque o referido imóvel já é de sua propriedade. Ao, contrário, o INSS quer reaver o que é dele e de seus 30 milhões segurados e 70 milhões de contribuintes. Porém, há muito tempo o INSS vem buscando, dentro da lei, alternativas para a solução do problema.

 

Teresina, 17 de junho de 2013

Carlos Augusto da Silva Viana
Gerente Executivo do INSS em Teresina

Wilson Martins comanda encontro político com lideranças do PSB

No encontro, programado para esta segunda-feira, 17, o governador falará como presidente do diretório estadual do PSB. Foram convidados deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, enfim, lideranças do partido que se envolverão diretamente nas disputas eleitorais de 2014. Destaques para dois assuntos: a candidatura do governador Wilson Martins ao Senado e nomes do PSB que disputarão mandatos na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. O encontro político do PSB será na residência do governador, com inicio previsto para às 20 horas.

João Vicente garante que Elmano fica no PTB

O senador e presidente do diretório estadual do PTB informou à coluna que já recebeu visita do ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer, para confirmar sua permanência no partido. "O Elmano chegou ao PTB primeiro do que eu e não existe motivo para deixá-lo", afirma João Vicente. Para o senador, o PTB é o melhor partido para o ex-prefeito pleitear um mandato no próximo ano.

B. Sá promete candidatura à Assembleia Legislativa

O ex-prefeito de Oeiras já comunicou à direção do PSB seu projeto político para 2014. Será candidato a deputado estadual.  B. Sá foi cassado quando exercia mandato de prefeito de Oeiras em 2010, mesmo assim garante que tem segurança jurídica para disputar eleição em 2014. Já os adversários do ex-prefeito não levam muito a sério sua pretensão. B. Sá, verdade, estaria preparando  "terreno" para lançar outro filho na política: B. Sá Filho, ou B. Sazinho.

Posts anteriores