Cidadeverde.com

Fiscais federais agropecuários em greve

Os fiscais federais agropecuários decidiram nesta segunda-feira, 27, manter a greve e recusaram, em assembleia, a proposta apresentada pelo governo. mesmo com o avanço na proposta de ser adotada a remuneração na forma de subsídio, que corrige a atual situação de pagamento por salário e gratificações, a regra de entrada para o novo sistema foi considerada insatisfatória. Isso levou à decisão de manter o movimento iniciado no dia 6 de agosto.

Prefeito assume mandato de apenas quatro meses



Eleito vice-prefeito em 2008 em Brasileira, norte do Piauí, Wilson Aguiar (PMDB) tomou posse no cargo de prefeito do município.Wilson assume o mandato no lugar de Francisco de Assis Amado Costa (PSB), que foi cassado por infidelidade partidária. 
Wilson Aguiar permanecerá à frente da prefeitura de Brasileira por apenas quatro meses. A partir de primeiro de janeiro de 2013,o eleito em 7 de outubro assumirá a gestão do municipio.

Pouco tempo

“Mesmo com pouco tempo para comandar a Prefeitura Municipal de Brasileira, quero dizer que meu objetivo é trabalhar para fazer que o município saia dessa situação em que se encontra. A minha determinação é que todos os funcionários da prefeitura dêem continuidade aos trabalhos. O município precisa voltar a andar, por que a prefeitura ficou parada por dez dias. A minha principal meta é pagar os nossos funcionários, que estão com seu pagamento atrasado. Vamos contratar médicos, para dar assistência nos postos de saúde e fazer uma Brasileira diferente", disse o prefeito no discurso de posse.

Deputada apoia novo gestor

A deputada estadual  Juliana Moraes Souza (PMDB) prestigiou a posse do novo prefeito de Brasileira e afirmou  que o novo gestor está preparado para o desafio. “O Wilson Aguiar vai ter uma tarefa muito grande à frente da prefeitura. Apesar do pouco tempo que ele terá para administrar, ele vai conseguir colocar Brasileira no rumo certo, e garantir o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.

Adutora aproveitará água de poços jorrantes

O presidente da Agespisa, Raimundo Neto, já recebeu o sinal verde do governador Wilson Martins para  contratar o projeto técnico da Adutora do Sertão, que deve resolver de maneira definitiva o problema de abastecimento em  42 municípios do semiárido. Com a conclusão da obra, mais de 600 mil pessoas serão beneficiadas.
O projeto técnico da adutora está estimado em R$ 15 milhões.   “A execução da obra vai custar em torno de R$ 842 milhões”, informou  Raimundo Neto Nogueira. A adutora ligará os poços jorrantes da região sul do Piauí a municípios no semiárido.

 

Poço Violeto será ponto de captação

A Adutora do Sertão vai ser alimentada pela água do Aquífero Cabeças, considerado o de melhor potencial hidrogeológico da Bacia Sedimentar do Parnaíba. Os pontos de captação estão localizados num raio de 10 quilômetros em torno do poço jorrante Violeto, em Cristino Castro.
Segundo Raimundo Neto, essas águas não sofrem perdas por evaporação e têm proteção natural contra poluição. Como a transposição será feita em tubulação fechada, a água se mantém limpa de impurezas e dispensa tratamento para consumo. “A adutora terá autonomia para fornecer água por trezentos anos”, explica o presidente da Agespisa.

Pesquisa Captavox: Firmino e Elmano avançam para o segundo turno

Os números da mais recente pesquisa do Instituto Captavox apontam para um turno extra entre o tucano Firmino Filho e o petebista Elmano Férrer.  Os dois estão em vantagem fora da margem de erro em relação a Wellington Dias (PT) e Beto Rego (PSB).  Mas a campanha eleitoral em Teresina ainda não apresenta tendência estável e o eleitorado pode ser influenciado.

O que pode mudar na campanha em Teresina?

Para seguir na liderança,  Firmino Filho (PSDB) terá pela frente o desafio de manter o ritmo da campanha.  Politicamente, o tucano deve evitar confrontos com PT e PSB  e intensificar o embate  com o PTB.  O prefeito Elmano Férrer (PTB) precisa continuar transformando as realizações de sua gestão em intenções de votos e assim encostar de vez no adversário do PSDB.   Com PT e PSB, a recomendação para o petebista é manter o clima "paz e amor".

Wellington Dias e Beto Rego

O candidato do PT  conta com apoio e presença do ex-presidente Lula em sua campanha.  Sem aliados na disputa, o prestígio de Lula será o braço forte de Wellington Dias na fase mais importante e decisiva da campanha eleitoral.  Beto Rego (PSB), tecnicamente empatado com o  petista, também investe no horário eleitoral do rádio e TV e passa a contar com participação mais regular do governador Wilson Martins em suas atividades em busca de votos.

Acordos para o segundo em Teresina

As primeiras investidas já ocorreram. O esforço é o fortalecimento de palanque para a dada como certa disputa eleitoral no turno extra em Teresina. Os acordos poderão ser anunciados ainda no domingo, após a totalização dos votos, sem perda de tempo.

Posts anteriores