Cidadeverde.com

A composição do TCE

O plenário do Tribunal de Contas do Piauí é formado por sete conselheiros: três escolhidos pelo governador, dos quais um de livre escolha do chefe do executivo estadual, e quatro sob a responsabilidade direta da Assembleia Legislativa. O ex-conselheiro Xavier Neto foi eleito no parlamento.

A proeza política de Xavier Neto

Ao longo de quase trinta anos de militância política no Piauí, o ex-deputado estadual Xavier Neto conseguiu a façanha de percorrer todos  os segmentos com influência na estrutura de poder no Estado. Começou no antigo PDS, no inicio da década de 1980; passou pelo PFL, fundou o PL, aliou-se ao PMDB, criou o PR e manteve excelente relação política com lideranças do PSB, PT e PC do B. Trajetória, a principio, contraditória ao estilo polêmico, autêntico, e muitas vezes até intransigente, do ex-deputado.

PSDB promete enquadrar o vereador Joninha

A direção do PSDB teresinense anda insatisfeita com o comportamento do vereador Joninha. O motivo é a ligação do parlamentar com o prefeito Elmano Férrer. Joninha vive em plena harmonia com o Palácio da Cidade e está prestigiado na administração petebista. O PSDB promete enquadrar o vereador às orientações políticas do partido. Do contrário, até a candidatura do vereador à reeleição na Câmara Municipal será ameaçada.

A resposta de Joninha

O vereador tem na ponta da língua a resposta ao enquadramento prometido pelos tucanos: "O que segura gado é pasto bom, não cerca de arame farpado".

Rosário Bezerra e Décio Solano impedidos de votar em consulta do PT

Os vereadores estão inadimplentes junto ao diretório municipal do partido, alega o presidente, Francisco Sales. Para a direção do partido, Rosário Bezerra e Décio Solano, que defendem a tese da candidatura própria em Teresina, não contribuem financeiramente para o PT segundo as regras estabelecidas pelo diretório nacional. Nas contas de Francisco Sales, os parlamentares devem R$ 31 mil ao PT de Teresina. Os vereadores só repassam com base nos vencimentos pessoais e não levam em conta as verbas de gabinete na Câmara Municipal de Teresina. Com base nesse critério e no débito, Rosário e Décio não poderão votar na eleição interna que elegerá delegados para o encontro do PT que decidirá sobre candidatura própria ou aliança com o prefeito Elmano Férrer.  Como já era esperado, o diretório estadual discorda da interpretação dos petistas da capital.

Wellington Dias ataca diretório municipal



Durante a plenária que reforçou o movimento que defende a candidatura própria do PT na capital, o senador Wellington Dias afirmou que a direção municipal cria dificuldades na regularização de  filiados para a votação do dia 25 de março. Para o senador, o diretório do PT teresinense, que defende aliança com o PTB, nega informações e tenta manter controle sobre o colegiado apto a votar. Wellington Dias insinuou que a transparência só está sendo possível graças à participação da executiva estadual. Já a deputada Rejane Dias, pré-candidata a prefeita, evita confrontos diretos com o diretório municipal.

Fábio Novo mostra pesquisa favorável à candidatura própria em Teresina



Foi no ato em defesa da proposta de candidatura própria do PT na capital, que reuniu militantes, dirigentes e lideranças do partido no Piauí e no país. O vice-presidente do diretório nacional do PT, deputado federal José Guimarães (CE), declarou apoio à canditura da deputada Rejane Dias a prefeita de Teresina. Já o discurso do deputado estadual Fábio Novo, presidente do diretório estadual, foi marcado pela revelação de números de uma pesquisa que ouviu 300 filiados ao partido. "O resultado indica que 68% dos filiados na capital  apoiam a candidatura própria", anunciou Fábio Novo. 

Petistas que não participaram do aniversário de W. Dias

Mesmo formalmente convidados, os deputados Cícero Magalhães e Flora Izabel, além de membros  do diretório municipal,  integrantes  da ala petista que contestam a candidatura da deputada Rejane Dias a prefeita de Teresina e defendem aliança com o PTB, não cantaram o tradicional "parabéns a você" nos 50 anos do senador.  Mas o principal interessado no apoio do PT, o prefeito Elmano Férrer, fez questão de abraçar o aniversariante.

Wellington Dias declara amizade eterna a Elmano

Foi no aniversário de 50 anos do senador petista, comemorado na Casa Frederico Ozanan, instituição que abriga idosos em Teresina. Formalmente convidado para o evento, o prefeito Elmano Férrer não economizou elogios ao petista e à esposa, deputada Rejane Dias. As autoridades demonstraram indiferença ao aquecido ambiente pré-eleitoral em Teresina. Os aliados de Wellington Dias contestam os petistas que defendem aliança com o PTB no primeiro turno. Mesmo assim, o senador abraçou o prefeito e disse que Elmano é amigo para sempre.

Wellington Dias, o cantor

Na confraternização que comemorou o aniversário de 50 anos do senador Wellington Dias, amigos, familiares e correligionários foram surpreendidos com o petista cantando, acompanhado pelo músico My Brother, a música castigo, um clássico da MPB. Regina Sousa, suplente de senadora e amiga de longas datas de Wellington Dias não perdeu tempo:
- Ele é assim mesmo, não pode encontrar uma pessoa tocando violão que vai logo cantando. Se soubesse cantar, já tinha virado cantor.

Posts anteriores