Cidadeverde.com

Tragédia no Piauí é lembrada no Congresso Nacional

O senador João Vicente Claudino (PTB), na  tribuna do Senado Federal,  apresentou voto de pesar pelo falecimento do ex-deputado e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Xavier de Oliveira Neto, do Conselheiro substituto, também do TCE, Jaime Amorim Júnior e do piloto Edvaldo Buique.  Na Câmara Federal, o deputado Hugo Napoleão (PSD) também lamentou a tragédia e lembrou o passado de harmoniosa convivência com o ex-deputado Xavier Neto.

A sucessão de Xavier Neto no Tribunal de Contas do Estado



Caberá à Assembleia Legislativa escolher o novo Conselheiro  do Tribunal de Contas do Estado. Como não poderia ser diferente, as circunstâncias que tiraram o ex-deputado da centenária corte de contas não recomendam manifestações públicas de eventuais interessados na vaga. E de fato, essa realidade vem sendo rigorosamente respeitada.


Porém, dos bastidores do parlamento estadual, surgem os nomes dos deputados Themístocles  Filho (PMDB), Kléber Eulálio (PMDB) e Wilson Brandão (PSB), atualmente no cargo de secretário de governo, como os mais cotados para o TCE-PI.


PSB e PMDB indicarão o novo conselheiro

Donos das maiores bancadas na Assembleia Legislativa, o substituto de Xavier Neto no Tribunal de Contas do Estado sairá de acordo envolvendo PSB e PMDB. Porém, mesmo com os dois partidos representando um terço do plenário, a construção do consenso não poderá esquecer as demais legendas  com representação na Assembleia.

"O indicado passa pelo governador", diz Wilson Brandão

Nome lembrado para a sucessão de Xavier Neto no Tribunal de Contas, o secretário de governo evita comentários sobre o assunto. Discreto e profundo conhecedor dos fatores que determinam decisões políticas importantes, Wilson Brandão assegura que a escolha do novo conselheiro passa, necessariamente, pelo gabinete do governador Wilson Martins.

As preferências de Belê Medeiros e João Mádson

Especulações à parte, o suplente de deputado João Mádson Nogueira (PMDB), Ouvidor Geral do Estado, e a deputada Belê Medeiros (PSB), seguramente, já têm preferência na eleição que elegerá, no Plenário da Assembleia Legislativa,  o novo conselheiro do Tribunal de Contas. João Mádson torce por um integrante da aliança PSB/PMDB/PC do B, assim terá de volta o mandato de deputado estadual; Belê Medeiros deve apostar em Kléber Eulálio, pois  tiraria o PMDB da disputa direta pela prefeitura de Picos.

Superintendente do Ibama é exonerado do cargo

Carlos Máximo não é mais superintendente do Ibama no Piauí. A exoneração do atual superintendente estadual do Ibama foi publicada na edição desta quinta-feira (8) do Diário Oficial da União. Carlos Máximo será substituído interinamente por Manoel Borges.


Carlos Máximo foi indicado para o cargo pelo deputado federal Marllos Sampaio (PMDB). No ato de exoneração não consta o motivo do afastamento de Carlos Máximo. 

A composição do TCE

O plenário do Tribunal de Contas do Piauí é formado por sete conselheiros: três escolhidos pelo governador, dos quais um de livre escolha do chefe do executivo estadual, e quatro sob a responsabilidade direta da Assembleia Legislativa. O ex-conselheiro Xavier Neto foi eleito no parlamento.

A proeza política de Xavier Neto

Ao longo de quase trinta anos de militância política no Piauí, o ex-deputado estadual Xavier Neto conseguiu a façanha de percorrer todos  os segmentos com influência na estrutura de poder no Estado. Começou no antigo PDS, no inicio da década de 1980; passou pelo PFL, fundou o PL, aliou-se ao PMDB, criou o PR e manteve excelente relação política com lideranças do PSB, PT e PC do B. Trajetória, a principio, contraditória ao estilo polêmico, autêntico, e muitas vezes até intransigente, do ex-deputado.

PSDB promete enquadrar o vereador Joninha

A direção do PSDB teresinense anda insatisfeita com o comportamento do vereador Joninha. O motivo é a ligação do parlamentar com o prefeito Elmano Férrer. Joninha vive em plena harmonia com o Palácio da Cidade e está prestigiado na administração petebista. O PSDB promete enquadrar o vereador às orientações políticas do partido. Do contrário, até a candidatura do vereador à reeleição na Câmara Municipal será ameaçada.

A resposta de Joninha

O vereador tem na ponta da língua a resposta ao enquadramento prometido pelos tucanos: "O que segura gado é pasto bom, não cerca de arame farpado".

Posts anteriores