Cidadeverde.com

Wilsão em Brasília

O vice-governador já manteve contatos políticos com lideranças do PSB no Congresso Nacional. Em Brasília, o pré-candidato a governador percorreu também os gabinetes dos deputados federais da bancada piauiense. Seguramente, a sucessão estadual foi tratada nas visitas. No final de semana, o vice-governador participa de reunião com a direção nacional do PSB, no Rio de Janeiro.

Júlio César esclarece

O deputado Júlio César Lima se manifestou durante sessão que discutia a redistribuição dos royalties do petróleo e fez uma prestação de contas dos 04 anos de atuação  em prol da aprovação desse projeto que vai beneficiar estados e municípios brasileiros.  A emenda determina que os royalties e a participação especial devidos pela exploração do petróleo (do pré-sal ou não) sejam distribuídos de acordo com os critérios dos fundos de participação dos estados (FPE) e dos municípios (FPM).

Bolsa atleta com atraso

Segundo denuncia apresentada pelo deputado estadual Mardem Meneses (PSDB), os judocas piauienses assistidos pelo Programa Bolsa-Atleta, lançado em março de 2007, pelo governo do Estado, estão há três meses sem receber o benefício da Fundação Estadual de Esportes (Fundespi). O deputado preparou requerimento pedindo atualização dos repasses  aos beneficiados. 

PT de Parnaíba quer Antônio José disputando o governo

A decisão foi tomada em reunião do diretório municipal. Em nota, o presidente do PT parnaibano, Edivan Batista dos Santos França, reafirmou a tese da candidatura própria aprovada em janeiro pelo diretório estadual.

Planos de saúde de plantão

O governador Wellington Dias sancionou  lei obrigando os planos de saúde a manterem plantões nos hospitais privados do Piauí para autorizar os procedimentos médicos, como cirurgias de urgência. A lei, aprovada na Assembleia Legislativa, é de autoria do deputado estadual João Mádson Nogueira (PMDB).

Energia mais barata

O líder do PT na Assembleia Legislativa defende subsídio para irrigação aos pequenos produtores, através lei estadual que garante abatimento na conta de energia para agricultura. O deputado João de Deus manifestou preocupação  com a falta de chuvas este ano e  a possibilidade de queda na produção.

Cajuina com indicação geográfica

Até junho deste ano, a cajuína produzida no Piauí deve ganhar a Indicação Geográfica, IG. A certificação será um reconhecimento às características peculiares da bebida que a diferencia das produzidas em outros Estados do país. A qualidade, o aroma, a coloração e a elevada pureza, além do método artesanal de produção garantiram a IG a esse suco de caju clarificado, típico do Piauí.

Enquadramento no DEM

Elias Fontenele
O recado foi dado pelo deputado estadual Edson Ferreira. O partido exigirá lideranças no palanque da oposição. O aviso vale para os deputados Leal Júnior, Juraci Leite e Júlio César Lima, todos com ligações políticas e administrativas com o governo.

Direção nacional dissolve diretório do PPS no Piauí

No Estado, o partido é comandado pelo ex-presidente da APPM, Valdemar Santos. O diretório do PPS piauiense foi destituído por motivo político. O partido é ligado ao governo, contrariando orientação nacional. Nova comissão provisória deverá assumir o comando do PPS no Estado para conduzir a legenda à oposição.

Aliados de Wellington Dias são maioria no diretório petista

É a seguinte a situação política do PT em relação ao governador Wellington Dias:
- Movimento PT - (Flora Izabel), Articulação Esquerda (Cícero Magalhães), Democracia Socialista (Dudu do PT)-  votam em Wellington Dias para senador e candidato único da base aliada para o governo do Estado, mesmo que o escolhido não seja do PT.
- Articulação Pela Base (Jesus Rodrigues e Oscar de Barros) - vota na saída de Wellington Dias para candidatura de senador e em Antônio José Medeiros como candidato a governador.
- Articulação Unidade na Luta - (Wellington Dias, Regina Souza, Nazareno Fonteles, Assis Carvalho, Antônio José Medeiros e outros históricos petistas) - É a tendência majoritária no partido e a única com foco de resistência à forma como o governador Wellington Dias conduz a base aliada, mas sem peso político para mudar o rumo do partido.  Em suma, a reunião de domingo deverá ratificar a decisão da executiva do PT, que confere a Wellington Dias ampla liberdade para decidir sobre seus planos para a eleição deste ano.

Posts anteriores