Cidadeverde.com

Buraqueira

Leitor envia mensagem cobrando ação do poder público na região do Terminal de Petróleo de Teresina. " São pésimas as condições em que se encontra a Avenida Deputado Paulo Ferraz, que dá acesso ao Terminal de Petroleo de Teresina. Os buracos vem aumentando com a chegada das chuvas, comprometendo a segurança dos veiculos e pessoas que ali transitam diariamente; contribuido para o desgaste dos caminhões gerando  maior custo de manutenção. Já foi solicitada à SDU sudeste providência, mas parece que não deu atenção," reclama o leitor, que é proprietário de transportadora.  

Mais prazo para o IPVA

O Deputado Estadual Antônio Félix(PPS) deu entrada na Assembléia Legislativa  com um Projeto de Lei que amplia o prazo para pagamento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores ) de três para seis meses. "O  objetivo é proporcionar ao contribuinte piauiense a possibilidade da ampliação no prazo de parcelamento, pois todo início de ano a população tem um acumulo no vencimento de diversos tributos de natureza municipal, estadual e federal e que, este fato, muitas vezes, desorganiza o planejamento financeiro, impondo sacrifícios adicionais às famílias piauienses," explica o deputado. O Governo fixará anualmente escala com datas de vencimentos do IPVA e de cada uma das parcelas, pondendo estabelecer incentivos para o pagamento antecipado.

Entrega parcelada

A deputada Flora Izabel (PT) anunciou  Assembléia Legislativa, um Projeto de Lei  que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos de ensino de rede privada fornecerem aos pais ou responsáveis , durante o período de matricula, a lista de material escolar a ser usado pelo aluno durante o ano letivo, acompanhada de um cronograma semestral de utilização dos mesmos, sendo facultativo aos pais escolher se entrega o material de forma integral no inicio do ano, ou se faz essa entrega de forma parcelada, de acordo com a necessidade de utilização.

É legal?

A Deputada afirmou que o Projeto de Lei tem sua constitucionalidade garantida , e já está em vigor nos Estados da Bahia, Minas Gerais e em João Pessoa. Para Flora Izabel, o Projeto de Lei será um instrumento legal que dará maior poder de fiscalização aos órgãos de defesa do consumidor do Piauí. Na Assembléia, porém, será objeto de análise a partir da Comissão de Constituição e Justiça.

Fé no TRE

Os aliados do novo prefeito, ou candidato beneficiado com a cassação de Robert Freitas, acreditam que o plenário do TRE-Pi vai seguir a decisão em primeira instância que afastou o prefeito de José de Freitas por captação ilegal de voto na eleição de 5 de outubro. As avaliações e contas indicam que Ricardo Camarço conseguirá permanecer no cargo até o final do mandato.

A ressaca do Zé Pereira

Tirou o sossego do prefeito de José de Freitas. A mudança do quadro político-administrativo no município  vai exigir muito esforço de Robert Freitas e dos seus aliados. Políticamente, o prefeito cassado é aliado do vice-governador Wilson Martins.

Em casa

Se a indicação do delegado federal da agricultura no Piauí é de responsabildade do PTB, a disputa pela direção do órgão é doméstica. Se o atual chefe, Aurino Gumarães, é filiado ao partido do senador João Vicente Claudino, o preferido do deputado federal Júlio César Lima (DEM-PI), também é filiado ao PTB. Trata-se do ex-prefeito de Barras e ex-superintendente do Incra, Joaquim Lucas Furtado.

Audiência Pública

O Piauí deverá ser o responsável por 25% da produção brasileira de celulose com a instalação da fábrica Suzano Papel e Celulose, no município de Nazária. A expectativa é que na primeira fase do projeto sejam gerados 3.500 empregos diretos e outros 12 mil indiretos, além de um forte impacto econômico na região. Órgãos de proteção ao meio ambiente começam a questionar   o empreendimento. Para conhecer a proposta e discutir com a sociedade a viabilidade sócio-econômica, o deputado João de Deus (PT) apresenta um requerimento para a realização de audiência pública no dia 11 de março, no cine teatro da Assembléia Legislativa.

Municípios convidados

O requerimento será apreciado em Plenário na primeira semana de março e, segundo João de Deus, deve ser aprovado sem restrições. Para a audiência estão sendo convidados os prefeitos de Agricolândia, Água Branca, Alto Longá, Altos , Amarante, Angical do Piauí, Barro Duro, Beneditinos , Campo Maior , Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, Elesbão Veloso , Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, Jatobá do Piauí , Lagoa do Piauí, Lagoinha do Piauí , Miguel Leão,  Monsenhor Gil , Nazária, Novo Santo Antônio, Olho d`Água do Piauí, Palmeirais, Passagem Franca, Prata do Piauí, Regeneração, Santa Cruz dos Milagres, Santo Antônio dos Milagres, São Félix, São Gonçalo, São João da Serra, São Miguel da Baixa Grande, São Miguel do Tapuio, São Pedro, Sigefredo Pacheco e Castelo do Piauí.

Saúde na escola

A prefeitura de Teresina lança nesta quarta-feira o programa Saúde na Escola, que será executado pela SEMEC e Fundação Municipal de Saúde em 11 escolas municipais e  51 da rede  estadual. Realizado em parceria com o governo Federal, o Saúde na Escola levará atendimento em saúde a alunos e familiares, nos turnos manhã e tarde, nos estabelecimentos de ensino.

Posts anteriores