Cidadeverde.com

Capacitação no serviço público

O Núcleo de Educação à Distância da Secretaria da Administração ( Escola de Governo) já capacitou mais 800 servidores.  A novidade para 2010 é pesquisar entre os servidores quais os cursos que eles mais necessitam para a melhoria do trabalho.

Proposta não agradou bombeiros militares

Chegou à Assembleia Legislativa a Lei de Organização Básica (LOB) do Corpo de Bombeiros, enviada pelo governo do Estado, sob a coordenação do comando da Instituição. Apesar da Associação dos Bombeiros Militares (Abmepi) está há seis anos, lutando para a elaboração desta LOB, o seu conteúdo não agrada à entidade.  Segundo o presidente da Abmepi, Subtenente Flaubert Rocha, nada do que foi proposto pela Associação nestes seis anos de negociação com o governo foi atendido. “Um exemplo é o número de quartéis que foi até reduzido”, destacou.
 

A maior conquista do agronegócio piauiense

O médico  veterinário e produtor rural Juliano Campos Vale envia artigo à coluna sobre as consequência da saída do Piauí do risco desconhecido da febre aftosa. Eis a íntegra do artigo:"O avanço na classificação de risco para a Febre Aftosa representa a mais importante conquista do agronegócio do Piauí nos últimos anos. A mudança no status sanitário significa um grande avanço para a pecuária do estado. Agora é possível comercializar animais, produtos e subprodutos para outros estados do nordeste, menos a Bahia e o Sergipe, para alguns estados da região norte, além da possibilidade de exportação para alguns países do mundo."

Conquista de mercado

O mercado para os nossos produtos se ampliará significativamente. Em um horizonte próximo os reflexos desta vitória já serão observados na sociedade, pois os produtores, que por falta de mercado tinham que vender seus animais por preços inferiores aos praticados em outros estados, agora, terão mais compradores, com a abertura deste, consequentemente, o preço dos bovinos será maior. No entanto, o impedimento comercial decorrente do status de risco desconhecido, no qual o estado se encontrava, por mais de uma década, proporcionou o desestimulo de produtores e industriais, que deixaram de investir em estrutura, genética dos animais, em formação e reformas das pastagens, saindo, assim, da atividade. Este fato, em um longo prazo, poderá impactar o crescimento do setor. "

Parceria

"O reconhecimento do Piauí como área de médio risco para a febre aftosa é fruto de um trabalho conjunto de produtores, que campanha após campanha de vacinação imunizaram seus bovinos; do Governo do Estado, que criou e estruturou a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí(ADAPI); das entidades de classe, como, a FAEPI, a FETAG, a APCZ, a APICOVI, outras associações e sindicatos, que sempre se fizeram presentes incentivando e mobilizando seus associados; as instituições públicas, como  a SDA(MAPA), a SDR, a UFPI, a EMATER, a EMBRAPA,o SEBRAE e as Secretárias Municipais de Agricultura , que são parceiros e capacitam técnicos e produtores; as instituições financeiras como o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil, que acreditam e financiam o setor e a iniciativa privada, como as revendas agropecuárias e as industrias de alimentos, que comercializam os insumos e injetam recursos na atividade. " 

Justiça

"Seria injusto, da nossa parte, se não reforçássemos a iniciativa do Governo do Estado, que foi sensível a uma reinvidicação dos produtores e criou a Agência de Defesa Agropecuária, contratou, através de concurso público, técnicos, capacitou-os e os distribuiu por vários municípios do estado. Sem ela, esta conquista não seria possível. Outro ponto positivo é que o Governo do Estado já anunciou novo concurso para a agência, reforçando ainda mais a sua equipe.

     O controle da Febre Aftosa é difícil e árduo, mas o primeiro e grande passo já foi dado. Todos os responsáveis pelo agronegócio devem continuar trabalhando para que esta importante conquista seja ampliada e o Piauí, nos próximos anos, conquiste o status de área livre de Febre Aftosa. "
Juliano Campos Vale - Médico Veterinário de Produtor Rural
 
 

Adalberto Pereira quer auditoria nas finanças do PT

O líder da tendência Fórum Socialista vai pedir ao diretório estadual do PT auditoria nas contas da gestão do deputado Fábio Novo, presidente reeleito do partido no Piauí. Adalberto foi candidato a presidente nas últimas eleições para a direção do PT e busca esclarecimentos em relação à administração  financeira de Fábio Novo.

Liberada verba para o Parque das Nascentes

Finalmente o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, no sul do Piauí, será instalado prá valer. O governo federal liberou, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) R$ 1,3 milhão. Os recursos chegaram ao Piauí via Codevasf. A infra-estrutura necessária à preservação da área estimada em 700 mil hectares começa a ser implantada no começo de 2010.

Serra e Aécio

Os tucanos piauienses não gostaram do desencontro dos governadores José Serra (São Paulo) e Aécio Neves (Minas Gerais) em Teresina. O paulista chega na sexta,04, para um seminário de formação política; o mineiro desembarca no dia seguinte para a convenção tucana. O desencontro vai além das dificuldades de agenda.

Ninguém entendeu

Os motivos que levaram a bancada petista na Assembleia Legislativa encarar friamente a saída do Estado do risco desconhecido da febre aftosa. Até mesmo quando foi provocado pelo presidente da Casa, o líder do governo, Cícero Magalhães, tratou a conquista com indiferença. Na Agência de Defesa Agropecuária ninguém entendeu nada.

Posts anteriores