Cidadeverde.com

João Vicente critica oposição

O ex-senador confirmou filiação ao PTB nesta sexta-feira, 06, em ato na sede do partido em Teresina. João Vicente Claudino confirmou que seu nome segue à disposição para candidatura ao governo do Estado, mas com reservas em relação ao movimento oposicionista que envolve PSDB, PSB e DEM. O e ex-senador discorda de estratégia da oposição de forçar segundo turno com mais de uma chapa majoritária. Defende campanha polarizada entre governo e oposição.  Outra crítica: João Vicente percebe falta de espaços na chapa liderada por Luciano Nunes (PSDB), pré-candidato a governador. "A chapa  está praticamente fechada; assim fica difícil atrair aliados", afirma. Neste cenário, João Vicente reconhece dificuldades para consolidação de aliança oposicionista forte e competitiva. Os rumos da oposição podem tirar o ex-senador da disputa eleitoral deste ano, situação de pavimenta o caminho dos petebistas que defendem apoio à reeleição do governador Wellington Dias.

PRB filia Silas Freire

O presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, abonou, em Brasília, ficha de filiação do deputado federal Silas Freire, agora ex-Podemos. O parlamentar será o candidato do PRB à deputado federal com a missão de ampliar a bancada da legenda no Congresso Nacional e cumprir o que determina a legislação para a sobrevivência dos partidos. A filiação de Silas Freire resolve situação política do deputado estadual Gessivaldo Isaias, que sempre resisitiu a possível candidatura à Câmara Federal e também registra vitória dos setores do PRB que defendem a sigla na base governista. Na foto, Silas, Marcos Pereira e Gessivaldo Isaias, presidente do PRB no Piauí e candidato à reeleição na Assembleia Legislativa.

Progressistas lidera filiações na Assembleia Legislativa

O Progressistas é a sigla que mais atrai parlamentares na Assembleia Legislativa. Saltou de um deputado eleito em 2014 para quatro, no fechamento da janela que permite trocas de partidos - a partir da próxima semana, será a segunda maior bancada no parlamento estadual, só perdendo para o MDB, com seis deputados. Júlio Arcoverde, Hélio Isaias, Wilson Brandão e Firmino Paulo formam a representação do Progressistas na Alepi. Na foto, os deputados Júlio Arcoverde e José Maia Filho,  presidentes dos diretórios estadual e de Teresina, respectivamente.

Lobão mantém pré-candidatura

O vereador emedebista da capital já informou à direção do partido que seu projeto de candidatura à Assembleia Legislativa segue firme, principalmente após a pacificação do partido com o fim dos conflitos que separavam aliados e adversários do governo estadual. Luiz Lobão já conta com apoios importantes na capital e interior, sobretudo na região de Campo Maior. Mesmo admitindo exigência de boa densidade eleitoral em razão da musculatura política da chapa emedebista, Luiz Lobão, se confirmar candidatura, será postulante competitivo a uma vaga na Assembleia Legislativa.

Novo presidente promete fortalecer ninho tucano

O deputado estadual Luciano Nunes destacou que continua trabalhando para fortalecer o PSDB no Piauí. “Voltei a assumir a presidência do partido e temos a missão de fortalecê-lo. Continuamos realizando os nossos seminários “O Piauí pode dar certo” pelos municípios para que possamos formatar o nosso plano de governo com a participação da população e, assim, termos a chance de tirarmos o Estado desse caos. O nosso projeto político é justamente para se contrapor a esse desgoverno que temos hoje. O nosso Estado precisa de uma gestão participativa, inclusiva e com perspectivas de futuro para as gerações futuras”, ressaltou o deputado e pré-candidato a governador.

Luciano afirma que Zé Filho retorna ao PSDB para somar

O deputado estadual Luciano Nunes, pré-candidato ao governo do Estado, conduz nesta quinta-feira,05, o ato de filiações partidárias ao PSDB. Entre os nomes que assinam ficha de filiação está o ex-governador Zé Filho, que retorna ao partido. O evento acontece às 11h, na nova sede do PSDB, que fica localizada na Rua Mato Grosso, Nº 230, bairro Cabral.

Segundo o deputado Luciano, presidente do diretório estadual do PSDB, o ex-governador Zé Filho chega para somar e engrandecer o partido. “Iremos receber com festa e muita alegria o ex-governador Zé Filho, que já foi deputado estadual pelo PSDB, já foi prefeito, e agora retorna para a nossa sigla para fortalecer o nosso projeto político para este ano e que busca o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.

 

 

Júlio César atua na renegociação das dívidas rurais

O coordenador da bancada do Nordeste no Congresso Nacional, deputado federal Júlio César (PSD), conseguiu junto ao presidente da República, Michel Temer (MDB), um acordo entre Planalto e Congresso para derrubar os vetos da lei 13.606, que trata da renegociação das dívidas dos produtores rurais. O próprio presidente, em reunião realizada  no Palácio do Planalto com deputados da Bancada Nordestina, liberou os vetos do artigo 3, que tratava da prorrogação dos prazos. 

Segundo Júlio César, os agricultores com débitos até R$ 200 mil poderão renegociar com os bancos. “Propusemos que seja reeditada uma nova resolução com a retirada da palavra facultada, porque aí o banco só renegocia se quiser”.

Na sessão do Congresso Nacional, deputados e senadores derrubaram os principais vetos e mantiveram o Refis Rural. Os vetos foram rejeitados por 360 votos a 2 na Câmara, e 50 votos a 1 no Senado. Eram necessários 257 votos na Câmara e 41 no Senado para o veto cair. Ao todo, o presidente Michel Temer havia vetado 105 dispositivos do texto aprovado em dezembro de 2017 pelo Congresso Nacional.

Agricultura familiar

Os descontos e prolongamento dos prazos para pagamento e descontos em renegociações das dívidas de produtores rurais familiares com bancos vetados pelo presidente Temer também foram derrubados na sessão do Congresso desta terça-feira ,03. Com a derrubada dos vetos, os agricultores familiares poderão repactuar suas dívidas com o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.

Eles também terão maiores prazos para liquidarem débitos, por exemplo, com as superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Amazônia (Sudam). Ao defenderem a manutenção do projeto original, os ruralistas argumentaram que os benefícios buscam tratar os agricultores familiares de forma igualitária com medidas de baixo impacto orçamentário.

Confirmado:Firmino Paulo vai para o Progressistas

O Progressistas será o destino partidário do ex-tucano Firmino Paulo. A filiação ocorrerá na sexta-feira, 06, em ato político na APPM (Associação Piauiense de Municípios). Firmino Paulo é o quarto tucano ligado ao Palácio da Cidade que migra para o Progressistas. O deputado seguiu o ex-prefeito Silvio Mendes, a primeira dama Luci Soares e o ex-secretário de Planejamento, Washington Bonfim. O próximo poderá ser o prefeito Firmino Filho. Com a filiação ao Progressistas, Firmino Paulo também migra da oposição para o bloco governista.

APPM investe no cofinanciamento da saúde

Tratando da liberação de recursos referentes ao cofinanciamento da saúde, o presidente da APPM, Gil Carlos, esteve  reunido com o secretário  da Saúde, Florentino Neto, e equipe gestora do órgão. Na ocasião, Florentino reafirmou o cumprimento do compromisso acordado com os prefeitos, e já nas próximas quinta-feira (05) e sexta-feira (06), será creditado o cofinanciamento referente ao repasse do mês de março.
 
“Estamos aqui para restabelecer o cronograma e ratificar a garantia dos pagamentos referentes ao cofinanciamento dos municípios. Os gestores precisam ter um planejamento orçamentário efetivo para conduzirem os serviços de saúde em cada cidade”, destaca o presidente da APPM, Gil Carlos.
 
 
 

Posts anteriores