Cidadeverde.com

B-R-O-BRÓ Cultural vai qualificar espaço do centro de Teresina

Imprimir

As altas temperaturas caracterizam Teresina de forma particular. Mas, ao mesmo tempo em que esse aspecto diferencia a cidade, também ocasiona desconfortos aos seus habitantes e visitantes. Essa intensidade é ainda mais agravada nos últimos meses do ano, quando acontece o conhecido B-R-O-BRÓ. Inspirado nessa temporada será lançado hoje (04), às 17h, o projeto B-R-O-BRÓ Cultural, que alia qualificação do espaço urbano e intervenções culturais. O evento acontecerá no trecho da Rua Simplício Mendes, entre as ruas Coelho Rodrigues e Álvaro Mendes, centro da capital.

O B-R-O-BRÓ Cultural é um projeto realizado pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas/PI), em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina, através do Grupo de Projetos Estruturantes (GPE) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEMDUH; e com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). A iniciativa também conta com o apoio de empresas privadas, artistas plásticos e movimentos sociais como a CUFA e Salve Rainha.
 
Para Luiz Antônio Veloso, presidente do Sindilojas/PI, o projeto vai unir itens considerados fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da cidade. “A ação vai gerar mais conforto e comodidade para quem passar pela área. Nosso objetivo é fazer com que o consumidor saiba da importância do papel que exerce para nós enquanto cidadão”, pontua. 

 
 
A ideia do projeto é conduzir soluções inteligentes que amenizem as incidências solares, provocando um impacto socioeducativo, por meio de espaços de interação para o público. Para tanto, a rua, escolhida pelo grande fluxo comercial e de visitações, recebeu uma colorida cobertura de tecidos leves e convidativos, trabalhando conceitos arquitetônicos de luz, sombreamento e controle de ventilação. Tudo visando um conforto térmico dos consumidores.
 
A rua possui espaços de vivência e atividades culturais, com uma área reservada para realização de oficinas e exposições de reciclagem; um espaço verde, de estar agradável e contemplação; uma praça de alimentação e ainda um palco para apresentação de bandas, grupos musicais e performances artísticas. 
 
A essência do B-R-O-BRÓ Cultural é voltada para a necessidade de um processo de ocupação do espaço urbano de Teresina, lacuna que vem sendo discutida pelos lojistas e que consiste em tornar os habitantes em protagonistas, proporcionando novas vivências e transmitindo uma mensagem de identidade cultural para a cidade.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais