Cidadeverde.com

Detentos serram grade com lâmina de barbear e um consegue fugir

A primeira tentativa de fuga da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, foi registrada na madrugada desta quarta-feira (15). Dos cinco detentos que tentavam fugir, apenas Nailton da Costa Siqueira, que cumpre pena por roubo qualificado, conseguiu escapar e está sendo procurado. 

                          Foto: Diáriodolonga

Segundo o diretor da penitenciária, capitão Costa Neto, os presos serraram a grade com uma lâmina de barbear. "Eles estavam na ala D e cavaram o buraco, após serrar a grade com uma gilete. No local tinha muita terra e um policial desconfiou da ação e acionou os agentes que flagrou os presos ainda no pátio", explica Neto.

A ação ocorreu por volta das 3h e os detentos capturados foram levados a uma sala de punição disciplinar. As grades da cela danificada já estão sendo recuperadas e a Polícia Militar realiza diligência para capturar o detento foragido. 


Graciane Sousa 

Eletrobras justifica falta de energia e orienta população a comprar cabos

Cerca de 400 famílias do residencial Alecrim, em Esperantina, convivem com o transtorno causado pela falta de energia. O conjunto de casas populares, do programa Minha Casa Minha Vida, foi entregue no último dia 02, mas os serviços elétricos estão parados e até agora  não foram concluídos. 

Uma comitiva formada pelo prefeito Lourival Bezerra, o vereador João de Deus e o deputado federal Marllos Sampaio, visitaram o escritório da Eletrobras, para cobrar agilidade ao atual gerente da empresa no município, Franciel Alves.


“Aguardamos uma equipe da empresa para realizar a ligação da energia, pois a população está passando por sérios transtornos.Mães de família passam quase que o dia todo aqui, deixando seus lares e filhos em casa. Não podemos aceitar isso de maneira nenhuma” disse o prefeito.

De acordo com a prefeitura, a empresa ainda alegou que o atraso no serviço de ligação domiciliar é devido a falta de material e orientou a própria população a comprar os fios elétricos. 

"A maioria das famílias que aguardam ocupar suas casas são carentes e não podem comprar fios elétricos com recursos próprios,  quando na verdade, a Eletrobras é que deveria fornecer o material", ressalta o Lourival Bezerra. 

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o gerente da Eletrobras em Esperantina explica que houve um equívoco na informação repassada pela prefeitura. Segundo Franciel Alves o estoque de material esgotou devido ao grande número de consumidores, mas cabos, medidores de energia e outros equipamentos já estão sendo providenciados. 

"Já solicitamos o material em Teresina e amanhã (09) retomaremos os serviços. O que houve foi um equívoco, pois estes cabos são de responsabilidade da empresa", finaliza Franciel Alves. 

               
Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Força Estadual da Saúde realiza cirurgia inédita no interior

O município de Esperantina, localizado a 117 km ao norte de Teresina, recebeu no último fim de semana, a equipe da Força Estadual da Saúde (FES). Desta vez os médicos voltaram ao Hospital Regional Dr Júlio Hartman para realizar 28 cirurgias ortopédicas, atendendo o município e mais 14 cidades da região. Um dos procedimentos cirúrgicos realizados é inédito em unidades de saúde do interior: a Artroscopia.


A Artroscopia é utilizada para tratar principalmente doenças articulares. Nela são realizados 2 pequenos "furos" na articulação que será tratada, uma para colocar o endoscópio - um aparelho que tem uma micro câmera na ponta para ver-se dentro da articulação, e o outro para colocar os pequenos instrumentos necessários para reparar a articulação.

A primeira etapa da FES no município de Esperantina aconteceu no final de novembro, onde foram realizadas consultas com 180 pacientes. A equipe, formada pelos ortopedistas Clarindo Veras, Agnelo Medeiros e Almir Filho, coordenador de Ortopedia da FES e, ainda, do enfermeiro Ronaldo José, consolidaram no sábado (28) e domingo (29) as 28 cirurgias ortopédicas.


“Estamos trazendo o diferencial em algumas cirurgias, cuja burocracia retarda o tempo para realização destas operações. A FES trouxe a Esperantina todo o suporte tecnológico, com equipamentos de alta-tecnologia para nos auxiliar nos procedimentos cirúrgicos, onde, pela primeira vez, a população do município teve a oportunidade de receber cirurgia de artroscopia. São pacientes que já estavam esperando por algum tempo e agora foram beneficiados com a nossa Ação”, avalia o ortopedista Almir Filho.

Davi Oliveira, carpinteiro, conta que saiu de Teresina após esperar 4 anos para poder realizar sua cirurgia. “Atendimento excelente. Antes da Força tive que esperar apenas com minha fé em Deus. Hoje, me sinto realizado e feliz, finalmente deu certo”, disse.


Quem também estava de animo renovado era a dona de casa Maria do Socorro, mãe da pequena Maria Aline, de 9 anos, que esperou 8 meses para realização da cirurgia da filha. “É muito importante e gratificante este trabalho, pois nossa família é pobre, não temos condição de pagar 8 mil reais em uma cirurgia, agradeço toda a equipe pelo carinho e trabalho”, comemora a mãe ao ver sua filha receber alta.

Foram realizadas 5 cirurgias de artroscopia de um total de 28 cirurgias ortopédicas. De acordo com Almir Filho, o Hospital Dr. Júlio Hartmann está trabalhando da melhor forma possível para receber todos os pacientes e garantir atendimento diferenciado e com qualidade para o município e região.

Da Editoria de Cidades

Força Estadual da Saúde realiza cirurgias em Esperantina

A equipe da Força Estadual da Saúde da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) estará em Esperantina nos dias 29 e 30 dezembro para realizar 20 cirurgias ortopédicas. A equipe, formada por três médicos, esteve no município no final de novembro realizando a triagem dos pacientes no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann.


O município de Esperantina, Norte do Estado, é o segundo a receber a equipe de profissionais para a realização de cirurgias. O primeiro foi Floriano, onde mais de 70 crianças foram operadas.

De acordo com o coordenador da FES em Esperantina, o médico Almir Filho, o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann, desde o início do ano, reativou os serviços de cirurgia-geral, eletivas e ortopédicas. Para ele, a diminuição da burocracia tem sido um fator primordial para a satisfação dos pacientes de toda aquela região.

“Somente no mês de outubro, exatos 368 procedimentos ortopédicos e tudo graças ao empenho de nossos servidores. Agora, com a FES, daremos um salto maior nos atendimentos, já que o reforço e o empenho em trazer materiais de primeira possibilitou esse avanço”, avaliou o ortopedista.

Da Editoria de Cidades

Segurança de agência bancária morre em acidente de trânsito

Uma colisão entre duas motocicletas acabou com um morto e outro gravemente ferido na zona rural de Esperantina. As causas do acidente, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (25), ainda serão apuradas. 

                                    Foto: Jornalesp

De acordo com populares, Joniel Alves da Costa, 27 anos, estava comemorando o Natal, quando resolveu sair e pilotar a motocicleta de um amigo.

"Ele estava na companhia de alguns amigos no povoado Lagoa Seca, quando pediu uma moto emprestada para dar uma volta. De repente, soubemos da notícia que ele se chocou de forma violenta contra um outro motociclista e morreu na hora", relatam populares. 

De acordo co informações da Polícia Civil, Joniel Alves era segurança de uma agência bancária, casado e pai de dois filhos. O velório acontece na residência de familiares, no bairro Nova Esperança. O sepultamento está previsto para as 16h, desta quinta-feira (26),no cemitério do bairro Batista de Amorim.

O outro motociclista, que não teve a identidade revelada, foi levado ao Hospital Regional Julio Hartman e transferido, em estado grave, para Teresina. A vítima teria sofrido traumatismo craniano e fraturas expostas nos membros superiores.


Com informações Jornalesp

Homem é executado a tiros dentro da própria residência

O homem identificado como Dário Luis de Aguiar, 44 anos, foi executado a tiros dentro da própria residência, na noite desta sexta-feira (20), no centro de Esperantina. Informações preliminares apontam que o autor dos disparos teria sido um antigo rival da vítima. 

                               Foto: Jornalesp

Segundo o comandante da 4ª Companhia do 12º Batalhão da Policia Militar, capitão Luis Gonzaga Albuquerque, a polícia já tem nome de dois suspeitos de participação no crime.

“Sabemos que os dois suspeitos chegaram em uma moto e um deles entrou no interior da casa do Darinho e deu os três tiros, enquanto, o outro, ficou aguardando  em cima da moto preparando a fuga. Um dos suspeitos já tinha uma rixa antiga com a vítima”, declarou o comandante.

Ainda Luis Gonzaga Albuquerque, ao lado do corpo da vítima foi encontrado uma arma de fogo. Dário Luis de Aguiar foi preso em 2012 acusado tráfico de drogas, durante Operação “Taboca”. Nenhum  dos suspeitos foi preso e a Polícia Civil apura o caso. 


Com informações Jornalesp

Após denúncia de propina, Câmara decide pela permanência do prefeito

Os vereadores de Esperantina resolveram não afastar o prefeito da cidade, Lourival Bezerra Freitas (PSDB) após denúncia de recebimento de propina do ex-assessor Edimilson Portela, conhecido como Didi do Açougue. A votação ocorreu na sessão ordinária realizada na noite desta sexta-feira(20) na Câmara Municipal e encerrou por volta das 22h30. 

Foto: JornalEsp

O município possui 13 vereadores, seis parlamentares da oposição foram a favor do afastamento e seis contra a saída do gestor, porém o presidente da Casa, Raimundo Rodrigues (PSDB) decidiu pelo voto de minerva e conservou o prefeito no cargo durante as investigações.   


O pedido de afastamento do prefeito foi protocolado pelo ex-secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Queiroz, após ser divulgada uma gravação onde o prefeito estaria cobrando R$ 24 mil de Didi do Açougue para supostamente garantir a licitação de alimentos que seriam usados na merenda escolar do município.


Vereadores que votaram a favor do Prefeito abaixo:

1-Raimundo Rodrigues Fontinele – PSDB;
2-João De Deus Correia – PMDB;
3-José Pereira De Carvalho – Kelio – PRTB;
4-Antonio Aristide De Carvalho – Tote Arisitde – PMDB;
5-Regys Carvalho Sampaio – PMDB;
6-Adalberto Alves De Aguiar – Bebetinho – DEM;
7-Antonio José De Paiva Costa – Bebé Vitória – PRTB;

Vereadores que votaram contra o Prefeito abaixo:

1-José Claudio Pereira Da Silva – Zé Claudio Da Borracharia – PSB;
2-Jânio Ferreira De Aguiar – PSB;
3-José De Ribamar De Sousa – Zé Germano – PT;
4-Domingas Maria Santana Da Silva – PRB;
5-Luis Ferreira – Luis Ana – PT;
6-Antonio Marcos Teles – Marquinhos Geronço – PRB.


Da Redação
Com informações Jornal Esp

Câmara de Esperantina votará pedido de fastamento do prefeito

A Câmara de Vereadores da cidade de Esperantina, votará na sessão de hoje (20), no plenário Vereador Gilberto Aguiar Chaves, o pedido de afastamento ou não do Prefeito Lourival Bezerra Freitas (PSDB) de suas funções a frente do poder público municipal.


Vale ressaltar que o pedido de afastamento e cassação do chefe do executivo municipal, foi protocolado na última quinta-feira (19/12), pelo seu ex-Secretário de Meio Ambiente e amigo, Marcos Queiroz.

No referido requerimento protocolado na Câmara Municipal,  o denunciante acusa o gestor de ter extorquido o empresário Edimilson Portela, o popular  e conhecido “Didi do Açougue”. Segundo o ex-Secretário, o Prefeito pediu ao empresário uma verba para garantir a licitação de alimentos que seriam usados na merenda escolar do município.

Com informações de Jornalesp

Esperantina comemora melhorias no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vem priorizando investimentos importantes na saúde pública, sobretudo, no interior piauiense, levando melhorias aos principais hospitais estaduais. No último sábado (30), quem comemorou o projeto da Força Estadual da Saúde (FES) foi a população de Esperantina e microrregião.


Além da FES, a população de Esperantina já pode desfrutar das melhorias instaladas no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann. Os últimos investimentos priorizaram áreas como geriatria, pediatria, oftalmologia, serviço social e fisioterapia, além das enfermarias climatizadas e da aquisição de equipamentos novos nos diversos setores do hospital.

A FES se utilizou de toda essa estrutura e realizou 180 atendimentos na área de ortopedia. Durante os atendimentos, além dos três médicos ortopedistas da FES, os profissionais do Hospital de Esperantina também auxiliaram nos trabalhos de consultas e monitoramento dos agendamentos.

Para o ortopedista Clarindo Nascimento, um dos médicos da Força Estadual da Saúde, a qualidade dos equipamentos e da estrutura do Júlio Hartmann contribuiu bastante para a realização dos atendimentos. “O potencial de equipamentos e dos materiais aqui encontrados não deixa a desejar a nenhum hospital público de Teresina. As cirurgias que sejam necessárias serão feitas com o que há de mais moderno e isso facilita muito o nosso trabalho”, avaliou o médico.

Esperantina é uma cidade estratégica que recebe pacientes de outros 14 municípios circunvizinhos e, por conta disso, sempre teve uma sobrecarga nos atendimentos. Mas, agora, os novos serviços vêm agradando a população. As duas futuras mamães, Carla Soares e Maria da Conceição, elogiaram o atendimento dos enfermeiros e médicos do local. “Estão nos dando toda a atenção e graças a Deus meu filho vai nascer em um lugar onde tem estrutura e profissionais atenciosos”, disse Carla.

Da Editoria de Cidades

Força Estadual da Saúde atende pacientes de Esperantina e região

O município de Esperantina, Norte do Estado, é o segundo a receber a equipe de profissionais que compõem a Força Estadual da Saúde (FES). Nessa sexta-feira (29) e neste sábado (30), a equipe realizou os primeiros atendimentos no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann, como o procedimento inicial de triagem para a realização das cirurgias eletivas. Esperantina responde por outros 14 municípios, somando uma população de, aproximadamente, 300 mil habitantes.


Nesse primeiro momento, foram contabilizados 180 atendimentos. A cidade de Esperantina é a segunda a receber a nova ação de saúde pública promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Floriano havia sido o primeiro município, contemplando a área da cirurgia pediátrica. Já em Esperantina, a demanda local pediu um atendimento direcionado para a área da ortopedia.

Os três médicos ortopedistas, Almir Filho, Agnelo Medeiros e Clementino Nascimento, que formam a equipe ortopédica da FES, se dividiram em três consultórios, cada um, para realizarem os primeiros atendimentos e monitorarem aqueles que, posteriormente, precisarão realizar algum tipo de cirurgia.

De acordo com o coordenador da FES em Esperantina, o médico Almir Filho, o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann, desde o início do ano, reativou os serviços de cirurgia-geral, eletivas e ortopédicas. Para ele, a diminuição da burocracia tem sido um fator primordial para a satisfação dos pacientes de toda aquela região.

“Aqui realizamos, somente no mês de outubro, exatos 368 procedimentos ortopédicos e tudo graças ao empenho de nossos servidores. Optamos por uma estratégia de marcação de consultas desburocratizada para atendermos nossos pacientes de forma rápida e precisa. Agora, com a FES, daremos um salto maior nos atendimentos, já que o reforço e o empenho em trazer materiais de primeira qualidade possibilitou esse avanço”, avaliou o ortopedista.

Francisca do Nascimento, aposentada, saiu da cidade de Matias Olímpio para agendar atendimento com os médicos da FES em Esperantina. Satisfeita com a rapidez e com a boa recepção dos profissionais, Francisca era só alegria. "Não demorei nem 10 minutos para ser atendida e gostei do médico que foi bem atencioso ao falar quais os exames eu devo fazer para resolver a dor na minha coluna”, disse.

Quem também se surpreendeu com a eficiência da equipe da Força Estadual de Saúde foi o carpinteiro Francisco Rodrigues. Assim que soube que a equipe médica estaria em Esperantina, imediatamente veio da cidade vizinha de Morro do Chapéu para fazer a consulta do seu braço direito. “Por conta dos esforços que realizo na minha atividade, sinto fortes dores no braço e o médico conseguiu que me encaminhassem para uma cirurgia, o que vai aliviar esse meu sofrimento”, comemorou.

A intenção dos médicos da Força Estadual da Saúde é realizar todos os atendimentos agendados e, em seguida, avaliar quais os casos serão cirúrgicos. “Imagine que num hospital do interior você encontra os melhores equipamentos e toda a estrutura que nem mesmo em muitos hospitais particulares da capital a gente costuma ver. Isso facilita nosso trabalho e nos faz acreditar que o Governo do Estado, realmente, investiu bem nesse programa, que é permanente, visando um atendimento mais qualitativo ao povo do interior piauiense", finalizou Clementino Nascimento, ortopedista.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores